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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Projeto de Circulação Interestadual - GEPI: Grupo de Estudos em Práticas de Interpretação
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Teatro
Data de Início:
31/12/2024
Previsão de Fim:
01/07/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
500
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Programa Proext/PG
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crato
Fortaleza
Maracanaú
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Trabalho em grupo
Debate
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
E-mail
Folder
Mala direta
Site institucional
Redes sociais
Rádio
Folheto
Convite
Jornal e TV
Articulações institucionais
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Thiago Arrais Pereira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Anabel Lessa de Araujo IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 31/12/2024 01/07/2025
Erick Bittencourt da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 31/12/2024 01/07/2025
Isabela Menezes Barbosa Constantino IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 31/12/2024 01/07/2025
Rebeca Lemos Carvalho IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 31/12/2024 01/07/2025
Rhyan Araujo Chaves IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 31/12/2024 01/07/2025
Thiago Arrais Pereira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 31/12/2024 01/06/2025
Vitor Almeida de Medeiros IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 31/12/2024 01/07/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto Projeto de Circulação Interestadual - GEPI: Grupo de Estudos em Práticas de Interpretação e promovidos pelos discentes e docentes que integram o O GEPI – Grupo de Estudos em Práticas de Interpretação – é um grupo de pesquisa e extensão surgido no curso de Licenciatura em Teatro, em atividade desde setembro de 2023, coordenado pelo professor doutor Thiago Arrais, com a participação de seis discentes do curso e a colaboração de membros da comunidade externa, como a professora da Escola de Música da UFRN, Heather Dea Jennings, e a artista visual e cientista social Emily Landunic. O grupo pesquisa, principalmente, poéticas de interpretação fundamentadas nos estudos do pesquisador teatral russo Constantin Stanislavski, mas também estende suas investigações para dramaturgia e encenação e, através das colaboradoras, para desenho sonoro e de imagem. É um grupo, portanto, de valorização de pesquisa nas práticas interpretativas, de refinamento das poétias teatrais, e assimilação de conhecimentos teatrais e parateatrais, e no limite de invistigação sobre a natureza humana e sua relação criativa com as artes, partilhadas com o ambiente intra e extramuros. Este projeto requisita meios de fomentar o desenvolvimento das pesquisas do GEPI e a promoção de atividades externsionistas, tanto no campus Fortaleza, quanto nas cidades cearenses de Maracanaú e Cratos, bem como em cidades fora do Estado, como Natal, João Pessoa e Recife, atuando sempre em parceria com os IFs, seja quanto a apoio logístico, hospedagem, transporte do grupo, e, como contrapartida, com o desenvolvimento de atividades formativas para sua comunidade acadêmica, com foco em atuação, dramaturgia e atuação, e no acesso à apresentação do espetáculo teatral "Meus Três Irmãos Mortos", produzido pelo GEPI. O presente projeto concorre ao Edital No 37/2024 - EDITAL DE SELEÇÃO DE PROJETOS PARA BOLSAS DA DIRETORIA DE EXTENSÃO, com o qual visa a obtenção de bolsas de pesquisa e extensão para os seis discentes e professor responsável, no valor 398,95 cada, durante 6 meses, conforme descrito em calendário.
Justificativa
O projeto de extensão do GEPI visa não apenas consolidar sua presença no cenário teatral e acadêmico de Fortaleza, mas também criar oportunidades de aprendizado e troca entre estudantes e profissionais da área. A continuidade do trabalho iniciado com o espetáculo inaugural permitirá ao grupo explorar novos contextos interpretativos, promovendo um ambiente de constante investigação e desenvolvimento. Essa iniciativa fortalece o intercâmbio entre o IFCE e a comunidade cultural local, assim como de outros estados nordestinos, contribuindo para o crescimento artístico e para a valorização das práticas teatrais. Ao mesmo tempo, o projeto prevê o desafio de sustentar e expandir essas articulações, enfatizando a importância do suporte contínuo para o êxito das ações.
Público Alvo
Este projeto busca apresentar os resultados das pesquisas do GEPI, sejam eles, apresentação de espetáculos, bem como realização de oficinas em atuação, encenação e dramaturgia; em diferentes equipamentos educativos e culturais. Objetivamos nos apresentar, em parceria com os IFs das respetivas cidades mencionadas, nos teatros municipais de Maracanaú e Crato, no Ceará; assim como em teatros e/ou espaços culturais em Natal, João Pessoa e Recife, durante o primeiro semestre de 2025.
Objetivo Geral
Realizar duas temporadas do espetáculo teatral “Meus Três Irmãos Mortos”, desenvolvido pelo GEPI, em Fortaleza e em outras cidades do Nordeste, promovendo o intercâmbio cultural e científico, além de consolidar o impacto artístico e acadêmico do grupo por meio de apresentações e parcerias com instituições culturais e educacionais.
Objetivo Específico
Confirmar as datas e os locais de apresentação do espetáculo em Fortaleza, Maracanaú, Crato, Natal, João Pessoa e Recides, assegurando a circulação da peça para um público mais amplo; Garantir a logística das apresentações fora de Fortaleza, incluindo a reserva de hospedagem e transporte para os discentes e equipe técnica envolvida nas turnês; Firmar parcerias com instituições culturais e outros IFs em estados como Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba, a fim de viabilizar as apresentações e promover o intercâmbio cultural; Realizar a produção executiva do espetáculo, coordenando as atividades necessárias para a concretização das apresentações, como a gestão de recursos e a organização de ensaios. Promover, nesses espaço educativos e/ou culturais, oficinas de atuação, dramaturgia e encenação, a partir de nossa praxis de pesquisa, bem como o registro de todo o percurso desse projeto.
Metodologia
A metodologia do projeto está estruturada em quatro etapas principais, cada uma com um conjunto de ações voltadas para o fortalecimento do espetáculo "Meus Três Irmãos Mortos", promovendo intercâmbio cultural e acadêmico entre Fortaleza e outras cidades do Nordeste. As etapas são: ensaios e laboratórios, preparação e planejamento, realização das temporadas e avaliação/refinamento. Abaixo, cada etapa é detalhada de forma a garantir a execução eficiente das atividades. Ensaios Esta fase envolve o desenvolvimento contínuo das técnicas interpretativas e de encenação, com encontros semanais de ensaios. ● Ensaios orientados: Serão realizados de forma estruturada, com foco no aprimoramento da expressividade dos atores e na lapidação das cenas, conforme os princípios do teatro psicológico e as poéticas do grupo, fundamentadas nos estudos de Stanislavski, Kusnet, Chubbuck, Meisner, Chekhov, entre outros. Também nos ensaios, desenvolver a exploração de aspectos técnicos do espetáculo, como o desenho sonoro e visual, baseados no feedback obtido em apresentações anteriores, com o objetivo de aprimorar as dimensões cênicas e sensoriais. Preparação e Planejamento Nesta fase, o planejamento logístico e estratégico será detalhado, com foco na organização das apresentações e parcerias necessárias. ● Reserva de locais e organização logística: Serão confirmadas as datas e os locais de apresentação, tanto em Fortaleza quanto nas capitais do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Paraíba. Além disso, serão formalizadas as parcerias com IFs e instituições culturais locais desses outros estados, para viabilizar esse intercâmbio com apoio logístico, como transporte e hospedagem. ● Divulgação: A equipe de comunicação organizará uma campanha de divulgação, utilizando as redes sociais e o site, já existentes, do GEPI, com o intuito de alcançar o público local e regional, como ocorreu durante a temporada inaugural em junho de 2024. Realização das Temporadas de Apresentação A execução das temporadas de exibição será a principal ação do projeto, com apresentações tanto em Fortaleza, Maracanaú e Crato, quanto em turnê pelo Nordeste. Temporada em Fortaleza: Durante os primeiros meses de janeiro de 2024, o GEPI realizará, em Fortaleza, uma série de, pelo menos quatro, apresentações do espetáculo “Meus Três Irmãos Mortos”. ● Turnê pelo Nordeste: Entre fevereiro e maio de 2025, o grupo realizará apresentações em Maracanaú, Crato, Natal, João Pessoa e Recife, promovendo um intercâmbio cultural com públicos de diferentes regiões. Cada cidade visitada contará com oficinas e rodas de conversa, incentivando uma troca de experiências entre o GEPI e o público local. Avaliação e Refinamento A última etapa do projeto envolve a avaliação do impacto das apresentações e o refinamento das práticas artísticas e operacionais do grupo. ● Feedback do público e dos participantes: Durante as apresentações e oficinas, serão coletados feedbacks que irão orientar a avaliação do impacto do projeto. Esses dados serão utilizados para ajustar e aprimorar a pesquisa e as práticas do grupo. ● Produção de relatório final: Será elaborado um relatório final, com a documentação do processo, dados de alcance e impacto. ● Disseminação dos resultados: Os resultados e experiências acumuladas serão compartilhados por meio de publicações acadêmicas e nas redes sociais do GEPI, promovendo o conhecimento produzido e estimulando novas parcerias. No que se refere a orçamento necessário para a realização deste projeto, todos os custos são reduzidos a, praticamente, zero, ao considerar que todo o cenário e figurino da peça já está comprado e toda a questão logística, como transporte e hospedagem pode ser fornecido pelo apoio institucional tanto do IFCE quanto o dos IFs de outros estados. Quaisquer outros gastos com, por exemplo, alimentação podem ser supridos com a concessão de bolsas proposta pelo EDITAL DE SELEÇÃO BOLSAS DIREX, ao qual submetemos este projeto. O Transporte será feito por meio de solicitação à DIFRAN, do IFCE, Fortaleza, que tem se demonstrado sempre parceira em nossos projetos, e a hospedagem do grupo ocorrerá nos alojamentos dos IFs, à excessão de Maracanaú. Cronograma geral do projeto Ensaios e Laboratórios ● Ação: Continuação dos ensaios semanais (segundas, quartas e sábados), focando no aprimoramento das cenas, desenho sonoro e visual. Integração das sugestões recebidas nas apresentações anteriores. ● Período: Dezembro 2024 - Março 2025 ● Resultados Esperados: Elevação da qualidade artística do espetáculo e preparação técnica para as apresentações. Planejamento Logístico e Parcerias ● Ação: Confirmação de parcerias com espaços culturais e IFs do Nordeste; definição de datas e locais para a temporada em Fortaleza e turnê regional; organização de transporte e hospedagem, em parceria com o IFCE Campus Fortaleza e IFs locais. ● Período: Dezembro 2024 - Janeiro 2025 ● Resultados Esperados: Garantia de infraestrutura para a temporada e a turnê, fortalecendo colaborações institucionais. Divulgação e Comunicação ● Ação: Desenvolvimento de campanha de divulgação, criação de materiais visuais e posts em redes sociais; contato com a imprensa local. ● Período: Janeiro 2025 - Maio 2025 ● Resultados Esperados: Maior visibilidade do projeto e engajamento do público para a temporada e a turnê. Primeira Temporada em Fortaleza ● Ação: Realização de, pelo menos, quatro apresentações do espetáculo "Meus Três Irmãos Mortos" ● Período: Janeiro 2025 ● Resultados Esperados: Acesso do público local à produção teatral e consolidação do projeto no cenário cultural de Fortaleza. Turnê pelo Ceará ● Ação: Apresentações em Maracanaú e Crato; realização de oficinas e rodas de conversa em parceria com instituições culturais locais e IFs. ● Período: Fevereiro 2025 - Maio 2025 ● Resultados Esperados: Ampliação do alcance do espetáculo, intercâmbio cultural e engajamento com diferentes comunidades. Registro e Documentação Turnê pelo Nordeste : Natal, João Pessoa e Recife Turnê pelo Nordeste: ● Ação: Apresentações em Natal, João Pessoa e Recife; realização de oficinas e rodas de conversa em parceria com instituições culturais locais e IFs. ● Ação: Registro audiovisual dos ensaios, apresentações, bastidores e oficinas; coleta de feedbacks do público e instituições parceiras. ● Período: Dezembro 2024 - junho 2025 ● Resultados Esperados: Criação de material para memória do projeto e para futuras análises acadêmicas e artísticas. Avaliação e Refinamento ● Ação: Reunião de avaliação com o grupo, análise de feedbacks e identificação de aspectos a serem aprimorados. ● Período: Março 2025 - junho 2025 ● Resultados Esperados: Refinamento do processo criativo e organizacional, com vistas a futuras iniciativas. Produção de Relatório Final ● Ação: Compilação de registros e dados sobre o impacto do projeto, desafios enfrentados e planejamento de continuidade. ● Período: Março 2025 - Junho 2025 ● Resultados Esperados: Documento consolidado para prestação de contas e futuras referências do projeto. Publicação e Compartilhamento dos Resultados ● Ação: Divulgação dos resultados em redes sociais e publicações acadêmicas, promovendo intercâmbio com a comunidade teatral e acadêmica. ● Período: Abril 2025 - Julho 2025 ● Resultados Esperados: Ampliação do impacto cultural e acadêmico do GEPI, fortalecendo sua presença no cenário cultural. Plano de trabalho Carga Horária Semanal: 12 horas (incluindo orientação com o professor) Ensaios Orientados (10 horas semanais) ● Atores: Participação intensiva nos ensaios coordenados pelo professor Thiago Arrais, com foco em construção de personagens, expressão vocal e corporal, e desenvolvimento das cenas. Os ensaios, realizados três vezes por semana, incluirão experimentação prática e ajustes sob orientação do professor, permitindo uma evolução constante nas interpretações e dinâmicas de cena, orientadas pelos estudos dos autores adotados pela linha de pesquisa. ● Dramaturga: Presença nos ensaios para registrar, revisar e adaptar o texto conforme as propostas cênicas e o processo de experimentação dos atores. ● Iluminadora: Ensaio e criação do design de iluminação junto ao professor, focando na elaboração de atmosferas que complementam as cenas e explorando efeitos de luz conforme o feedback recebido nos ensaios, visando coesão estética. ● Desenhista: Participação nos ensaios para capturar visualmente a evolução das cenas e criar esboços da animação. Em colaboração com o professor, a desenhista desenvolverá elementos visuais em consonância com a iluminação e a dramaturgia, adaptando suas propostas com base no processo cênico e nas necessidades das cenas. Reuniões de Orientação com o Professor Thiago Arrais (1 hora semanal) ● Encontros semanais destinados à orientação direta, com análise de texto, discussão sobre estratégias de divulgação e ajustes necessários na interpretação, iluminação e encenação. Também são nessas reuniões que serão dados os encaminhamentos necessários para os processos de produção necessários para a execução do projeto. Documentação e Registro do Processo (1 hora semanal) ● Todos os estudantes participarão do registro audiovisual e textual dos ensaios e apresentações, organizando uma documentação abrangente do processo criativo. A documentação será supervisionada pelo professor, que guiará os estudantes na seleção e edição dos materiais para divulgar o processo e contribuir com os estudos e a publicação das pesquisas do grupo.