Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Book Club
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Línguas Estrangeiras
Data de Início:
23/12/2024
Previsão de Fim:
29/12/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Canindé
Caridade
Formas de Avaliação:
Participação
Pesquisa de Satisfação
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Rachel Uchoa Batista
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Maria Marcia Silva Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 23/12/2024 29/12/2025
Rachel Uchoa Batista IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 23/12/2024 29/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE busca, em suas ações, promover a integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Nesta perspectiva, o projeto aqui apresentado trata-se de uma proposta para tentar contribuir com esta integração, ao mesmo tempo que contribui também com a formação da comunidade interna e externa quanto ao desenvolvimento da habilidade de leitura em língua estrangeira, mais precisamente, em Língua Inglesa. O projeto Book Club oferecerá oportunidades significativas de contato com aspectos linguísticos, textuais, literários e culturais por meio da leitura de obras literárias em Língua Inglesa. No campus Canindé, alguns cursos possuem, em sua matriz curricular, disciplinas de Língua Inglesa. Contudo, muitas vezes, não é possível contemplarmos a leitura de obras literárias ao longo destas disciplinas, por elas não fazerem parte dos Programas de Unidade Didática (PUD), e também devido à própria natureza dos cursos, que precisam de disciplinas mais instrumentais quanto à língua estrangeira. Nesta perspectiva, o Book Club, é uma forma de proporcionar, para a comunidade interna e externa, a expansão dos conhecimentos linguísticos e culturais em Língua Inglesa. Para a comunidade externa, é, também, uma forma de estar em contato com o IFCE campus Canindé.
Justificativa
Dado o engajamento dos estudantes do campus Canindé nas disciplinas obrigatórias e, notoriamente, em disciplinas extracurriculares em língua inglesa este projeto se justifica pelo potencial linguístico, literário e cultural a ser atingido pela comunidade externa e interna. Justifica-se, também, por promover com regularidade um espaço para o desenvolvimento de atividades de interpretação, compreensão e debate das obras trabalhadas e de temáticas inerentes a elas e que dialoguem com elas. Nesta perspectiva, o Book Club justifica-se, ainda, por promover oportunidade de enfrentamento e superação das dificuldades dos aprendizes quanto às suas competências de leitura e expressão. Além disso, aqueles que se dispuserem a participar do projeto, terão a possibilidade de entrar em contato com a pesquisa, visto que antes dos encontros há um momento de leitura, pesquisa, organização e estruturação para debates. Em uma última instância, o projeto contribui também para a divulgação e maior visibilidade do IFCE campus Canindé, assim como para um espaço de diálogo entre comunidade interna e externa.
Público Alvo
Pessoas com o Ensino Médio completo e conhecimento prévio do idioma.
Objetivo Geral
Promover leitura e debates sobre obras literárias em Língua Inglesa.
Objetivo Específico
1) Promover a leitura de obras literárias em Língua Inglesa; 2) Desenvolver a habilidade de leitura e compreensão de textos em Língua Inglesa; 3) Aprimorar a proficiência leitora; 4) Debater temáticas inerentes às obras lidas ou temáticas que dialoguem com a obra lida; 5) Apreender aspectos linguísticos, textuais, literários e culturais que permeiam a obra literária em questão.
Metodologia
Quanto à divulgação, como informado anteriormente na plataforma Sigproext, ocorrerá via site institucional e rede social do campus Canindé, mediante solicitação da coordenadora deste projeto ao setor de Comunicação do campus. Juntamente com a divulgação desta ação será disponibilizado o link de um formulário para a inscrição dos interessados. Neste link, além de dados cadastrais, haverá uma autodeclaração quanto à proficiência leitora. Não haverá prova ou solicitação de certificado para a comprovação de proficiência, visto que isto pode dificultar o acesso ao projeto. As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição. Quanto ao planejamento, haverá reuniões periódicas entre os membros da equipe executora, como pode ser visto no Cronograma de Execução, para que sejam elaborados os formulários com as pesquisas de satisfação. Nestas reuniões também serão deliberadas as possibilidades de livros de cada ciclo do projeto, à medida em que vamos conhecendo os participantes e analisando os dados da pesquisa de satisfação. Para que o projeto seja construído também pelos participantes, antes de iniciarmos cada ciclo, levaremos as opções de livro para todos os participantes e realizaremos uma votação. Ainda quanto aos encontros da equipe executora, serão necessários para que haja um alinhamento sobre temáticas e pontos a serem abordados na obra a ser lida. Quanto ao desenvolvimento do projeto em si, por um olhar mais amplo, podemos pensar em três momentos: i) uma reunião geral com todos os envolvidos, ou seja, equipe executora e participantes, para explicitação da metodologia e do cronograma; ii) três ciclos que ocorrerão ao longo de um ano; e iii) um encontro avaliativo, ao final dos ciclos. Em cada ciclo, ocorrerá uma reunião entre os membros da equipe executora, como já explanado, seguida de quatro encontros quinzenais com todos os membros. Estes quatro encontros quinzenais serão dedicados ao debate de parte da obra trabalhada em cada ciclo. Assim, em cada ciclo, haverá, em um primeiro momento, uma apresentação geral da obra literária a ser trabalhada, por parte da equipe executora. Em seguida, os capítulos do livro serão divididos entre os participantes do projeto, para que todos fiquem responsáveis por uma parte do livro e possam participar ativamente, não só lendo, mas também conduzindo os debates e apresentações que ocorrerão ao longo dos quatro encontros destinados àquele livro. Desta forma, em cada encontro, uma parte da obra será apresentada por um grupo de participantes. Eles deverão apresentar o conteúdo lido (síntese), bem como uma análise literária - uma investigação mais profunda da obra, considerando personagens, narrador, contexto histórico, aspectos culturais, temáticas, simbolismos etc, as relações entre componentes narrativos e os componentes intrínsecos à linguagem artística. Quando pertinente, aspectos linguísticos também deverão ser explicados, pelo grupo ou pela equipe executora. Para que estes elementos sejam contemplados, os integrantes, provavelmente, precisarão de tempo para realizar a leitura dos capítulos de cada encontro, para pesquisar sobre as temáticas, contexto histórico etc, e para se prepararem para conduzirem o debate. Daí a necessidade de os encontros serem quinzenais. Esta participação ativa nas apresentações e nos debates é, inclusive, a forma de acompanhamento desta ação e, também, um indicador para a avaliação por parte da equipe executora. Este procedimento descrito se repetirá ao longo dos quatro encontros destinados à uma obra, mudando-se apenas os capítulos que serão analisados e as temáticas que podem surgir nos debates de cada encontro. Estes debates fornecem, portanto, um espaço de diálogo entre comunidade interna e externa, funcionando como um agente de transformação social, educacional e cultural, e gera benefícios para a instituição e para a sociedade. Por fim, ao encerrarmos cada obra, realizaremos uma pesquisa de opinião por meio de formulário de múltipla escolha. Ao fim do projeto, a equipe executora se reunirá para analisar os resultados coletados ao longo do projeto, divulgar com seus membros e, em seguida, apresentar o relatório final à Proext. Simultaneamente à ocorrência dos ciclos já explicitados, outra atividade a ser realizada ao longo da execução deste projeto, conforme Parágrafo único do Art. 38 da Política de Extensão do IFCE (Resolução 128 de 2023), será a criação de uma página na rede social para que, ao final da análise e debate sobre cada livro, sejam desenvolvidas atividades relacionadas que visam a divulgação e promoção da leitura, podendo ser: arte digital, ou relato dos participantes, ou resumo da obra, ou análise da obra ou de parte dela, ou vídeo de apresentação/recomendação da obra - a ser decidido pelos participantes. Desta forma, ao final de cada ciclo, a equipe executora e os demais participantes irão deliberar sobre i) a atividade a ser desenvolvida para ser postada na rede social; e ii) os participantes que irão executar a atividade. Antes de ser postada na rede social, a equipe executora realizará uma revisão do conteúdo produzido pelos participantes e, em seguida, postará a atividade.