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Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Democratizando os Jogos Eletrônicos
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
11/01/2025
Previsão de Fim:
11/01/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Russas
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Festival
Nome do Responsável:
Juscelino de Souza Borges Neto
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Davi Lohan Lima Batista IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 11/01/2025 11/01/2025
Emanuel Ailis Lima de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 11/01/2025 11/01/2025
Francisca Natalia Goncalves da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 11/01/2025 11/01/2025
Jezreel Talia da Silva Furtado IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 11/01/2025 11/01/2025
Juscelino de Souza Borges Neto IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 11/01/2025 11/01/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A história dos jogos eletrônicos começou por volta de 1958, onde o físico William Higinbotham preparou uma adaptação no software de um osciloscópio que demonstrou a trajetória de uma bola e outras pessoas interagiam, ele chamou sua invenção de “Tennis for Two” (BATISTA, Mônica de Lourdes Souza et al. 2018). Esse foi considerado o primeiro jogo eletrônico e desencadeou uma cultura que se transforma e evolui a cada geração. Embora essa evolução aconteça é um fato que ao longo dos anos as sociedades capitalistas se apropriaram dessa descoberta e trouxeram para o mercado e dinâmica capitalista, essas ações acarretaram em uma movimentação dos recursos culturais envolvendo a pirataria. A pirataria pode ser tratada como um marco de resistência social dentro dessas ações do capitalismo cognitivo (MESSIAS, José Carlos, 2015), a pirataria pode ser tratada como uma forma de resistência e ajude a democratizar a cultura dos games, mas com o tempo a pirataria dos games sofreu uma diminuição, onde um estudo aponta apenas 20% das receitas são retiradas da pirataria (ORLAND, Kyle, 2024). Com isso, possuímos a pretensão de apresentar diferentes jogos eletrônicos para pessoas das comunidades Várzea Alegre e Timbaúba com o objetivo de democratizar a prática dos jogos eletrônicos. O evento irá organizar-se em três (3) etapas, a primeira etapa será a de captação dos indivíduos utilizando ferramentas como o questionário a fim de descobrir se o indivíduo possui algum repertório envolvendo os jogos eletrônicos, se não possui um repertório e os motivos de não ter vivenciado a prática. A segunda etapa irá se concentrar na aplicação da prática dos jogos eletrônicos em meio às comunidades. Por fim, a terceira etapa será a análise dos resultados obtidos que foram contextualizados e aplicados nas duas etapas anteriores.
Justificativa
O evento justifica-se pela necessidade de democratizar as vivências das práticas envolvendo jogos eletrônicos, tendo em vista que essa prática não possui um fácil acesso a populações localizadas em zonas periféricas.
Público Alvo
A comunidade atendida será Bairro Várzea Alegre e Distrito de Timbaúba em Russas - CE. A participação não terá restrição. Espera-se que 20 pessoas participem do evento.
Objetivo Geral
Promover a democratização da vivência da prática dos jogos eletrônicos nas comunidades de Timbaúba e Várzea Alegre localizadas no município de Russas.
Objetivo Específico
Propiciar a experiência da prática dos jogos eletrônicos; Promover a socialização e a integração dos participantes.
Metodologia
O evento será realizado no dia 11/01/2025, às 9:30 horas da manhã, de forma presencial, na locadora Alex Games em Russas. As inscrições serão realizadas por ordem de chegada, 30 minutos antes do início (9:00h), no local do evento. Os participantes vivenciarão jogos cooperativos e competitivos Off-line como: bomber-man, valorant, PES, clash royale. Esses jogos são compostos por fases a serem vencidas, que exigem raciocínio e estratégia dos participantes. Com isso, a principal competição é dos participantes consigo mesmo. Estima-se que o evnto aconteça de 9:30 às 13:30 horas.