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Campus:
CAMPUS BATURITE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Sociedade de Debates Competitivos IFCE Baturité
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
17/01/2025
Previsão de Fim:
23/12/2027
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acarape
Aracoiaba
Aratuba
Barreira
Baturité
Capistrano
Guaramiranga
Itapiúna
Mulungu
Ocara
Pacoti
Palmácia
Redenção
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Reunião
Seminário
Debate
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Sistema acadêmico
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Vladia da Silva Souza
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Carlos Henrique Moura Barbosa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 17/01/2025 23/12/2027
Cicero Waldemir Vital da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 17/01/2025 23/12/2027
Paulo Massey Saraiva Nogueira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 17/01/2025 23/12/2027
Vladia da Silva Souza IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 17/01/2025 23/12/2027
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto Sociedade de Debates Competitivos IFCE Baturité é uma ação que visa criar uma sociedade de Debates Competitivos no IFCE campus Baturité. A intensão é preparar alunos da instituição e comunidade externa para participar das competições de debates. Embora ainda não haja parcerias estabelecidas, buscaremos o apoio da Sociedade de Debates do Curso de Direito da UFC, a fim de contribuir com a realização de palestras, seminários e compartilhamento de experiências que mostrem ao publico alvo desta ação o que é um debate competitivo, porque é importante participar desse tipo de atividade e quais habilidades precisamos desenvolver para participar de um. As palestras com a Sociedade de Debates da UFC servirão como uma estratégia para estimular os estudantes do Maciço de Baturité a participar das competições de debates.
Justificativa
Os debates competitivos são práticas muito comuns em instituições de ensino renomadas, tais como a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Estadual de São Paulo (USP) e com a criação do Instituto Brasileiro de Debates (IDB) que é uma organização sem fins lucrativos, a prática de competição em debates vem se fortalecendo no Brasil. Estudantes que participam de ações como essa conseguem destaque no currículo para concorrer a universidade internacionais. Diante disso, torna-se muito relevante desenvolver esse tipo de ação dentro do IFCE, visando tanto criar oportunidade para os estudantes concorrerem a vagas em universidades internacionais, como desenvolver as habilidades de oratória e comportamental diante de grandes públicos. A formação da Sociedade de Debates Competitivos no IFCE Baturité terá ainda uma missão de auxiliar e ampliar o público de debatedores, a partir da realização de ciclos de debates que ocorrerão em cada semestre até a conclusão do projeto. A depender do sucesso das ações, almejamos ampliar a realização dos debates em escala inter campi e com o fortalecimento dessa ação, esperamos levar a sociedade de debates a participar de competições de níveis nacionais e internacionais.
Público Alvo
Alunos da rede pública e privada de ensino do Maciço de Baturité, considerando os níveis de ensino médio e superior
Objetivo Geral
Promover uma cultura de realização e participação em debates competitivos no IFCE campus Baturité, visando fortalecer oratória e comportamentos éticos diante de grandes públicos.
Objetivo Específico
Estimular a capacidade de decisão, diante das mais variadas temáticas, considerando a razão, a ciência e o pensamento crítico independente de emoções e opiniões pessoais; Instigar a leitura crítica, responsável e ética de temáticas variadas, a partir do conhecimento e da ciência de todas as possibilidades de interpretação; Preparar os debatedores para fazer a defesa ou oposição de temas com postura ética, respeitosa, sabendo argumentar e contra-argumentar.
Metodologia
O primeiro passo para pôr esse projeto em prática é apresentar à comunidade de estudantes do Maciço de Baturité a realidade dos debates competitivos. Considerando a realidade de comunidades interioranas, muitos estudantes nunca ouviram falar em debates competitivos. Nessa lógica, pensamos em contactar a sociedade de debates da UFC que já tem metodologias para apresentar o mundo dos debates aos estudantes. Essa sociedade dispõe de materiais organizados em módulos voltados a preparação de estudantes para participar de debates competitivos. Assim, para o primeiro semestre de vigência do projeto, pensamos em organizar os ciclos de palestras, seminários e minicurso, voltado a apresentar o mundo dos debates competitivos a comunidades de estudantes do Maciço de Baturité. A priori, pensamos na sociedade de debates da UFC para realizar essa capacitação, mas caso não seja possível, os membros desse projeto farão. Para mobilizar a comunidade do Maciço de Baturité a participar das palestras e motivá-la a compor a sociedade de debates, buscaremos estabelecer parcerias com as escolas (públicas e privadas) da região. Realizaremos ações nessas instituições divulgando a sociedade de debates e convidando os estudantes para participar dela. Utilizaremos as redes sociais, como o Instagram, para realizar lives com conteúdo sobre o mundo dos debates competitivos. Acreditamos que as redes sociais são atrativas para os jovens e tem uma escala de alcance macro. Assim o primeiro de vigência desse projeto se destina ao planejamento de ações como: fazer contato com as instituições que já trabalham com os debates competitivos, tais como a UFC, UNIFOR e até mesmo o Instituto Brasileiro de Debates (IBD) na busca de materiais e estratégias didáticas para apresentar o universo das competições de debates. Buscar ampliar a equipe de membros do projeto, convidando TAES, professor dos demais campi do IFCE. Buscar estabelecer parcerias Inter campi para que essa ação possa atingir o maior número de participantes possível. Divulgar, a partir de visitas as instituições da região, e notificação em redes sociais com o fim de convidar a comunidade a participar das ações. Após a etapa de ampliação da equipe de membros participantes, busca de parcerias e organização das palestras do ciclo formativos, a comunidades de estudantes do Maciço de Baturité será convidada a compor a Sociedade de Debates do IFCE Baturité e a depender do número de participantes, serão criado os grupos de estudos. Nesses grupos, os estudantes criarão a estrutura de debates competitivos do IFCE, desenvolvendo o próprio guia e manual de orientação. Os grupos de estudos também serão responsáveis por escolher os temas a serem debatidos e organizar os debates competitivos. Após a formação dos grupos de estudos, a próxima etapa será a realização dos ciclos de debates competitivos que deverão ocorrer ao fim de cada semestre durante a vigência do projeto. Assim as principais atividades desse projeto serão: execução dos ciclos formativos capacitando os estudantes à prática dos torneios competitivos, formação da sociedade de debates que se organizará em grupo de estudos, planejamento e organização dos debates competitivos que deverão ocorrer ao final de cada semestre de vigência do projeto. Cada membro do projeto caberá acompanhar a organização dos grupos e auxiliar na estrutura e planejamento das ações, caberá também a orientação dos materiais de estudos e pesquisa. A avaliação será contínua, conforme a participação nas ações, engajamento nos grupos de estudos. A própria execução dos debates competitivos se caracterizará como uma forma de avaliação, onde se observará a desenvoltura da oratória, capacidade crítica de argumentar e o comportamento e postura ética em relação aos grupos e plateias debatedoras.