Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JAGUARIBE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Física para Olimpíadas
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
02/04/2025
Previsão de Fim:
05/12/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
15
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Jaguaribe
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Testes Subjetivos
Testes Objetivos
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Convite
Articulações institucionais
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Edney Melo Rodrigues
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Edney Melo Rodrigues IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 02/04/2025 05/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto "Física para OLimpíadas" tem como objetivo promover a formação de alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental da região de Jaguaribe, Ceará, para participação em Olimpíadas de Física. A iniciativa busca despertar o interesse por essa grande ciência natural , fortalecer competências fundamentais para o futuro acadêmico e profissional, e estimular o protagonismo juvenil por meio de desafios intelectuais.
Justificativa
Para Jaguaribe, a iniciativa é particularmente relevante, pois fortalece a rede de ensino municipal, capacita estudantes para competições de alto nível e ajuda a projetar a região no cenário educacional estadual e nacional. Além disso, ao conectar o IFCE à comunidade, o projeto promove inclusão social e estimula o desenvolvimento de soluções locais para desafios globais, preparando os jovens para atuarem como agentes de transformação em suas comunidades.
Público Alvo
Estudantes do Ensino Fundamental: Alunos do 8º e 9º anos de escolas públicas do município de Jaguaribe, com idades entre 13 e 15 anos. Estudantes interessados ou com potencial para desenvolver habilidades em raciocínio lógico, matemática e ciências, independentemente do nível de conhecimento prévio. Jovens que apresentam interesse em participar de competições acadêmicas, mas que enfrentam limitações de acesso a recursos ou suporte pedagógico especializado
Objetivo Geral
Capacitar alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental das escolas públicas de Jaguaribe para participarem de olimpíadas do conhecimento na área da física, promovendo o desenvolvimento de competências essenciais para a formação acadêmica e cidadã.
Objetivo Específico
Promover o interesse por ciências exatas: realizar oficinas e atividades práticas que estimulem a curiosidade e o gosto por matemática e física entre os alunos. Preparar os estudantes para olimpíadas do conhecimento: desenvolver habilidades específicas por meio de minicursos, simulados e treinamentos direcionados aos conteúdos abordados nas olimpíadas de física. Fortalecer a relação entre IFCE e a comunidade local: integrar alunos e professores do IFCE na criação e execução de atividades educacionais, consolidando o papel da instituição como agente transformador na região.
Metodologia
1. Promover o interesse pela física. Oficinas interativas: aulas dinâmicas abordando temas da física com resolução de problemas e realização de experimentos e/ou simulações. 2. Preparar os estudantes para olimpíadas de física. Treinamentos: realização de simulados baseados em provas de olimpíadas anteriores, com foco na resolução de questões desafiadoras. 3. Fortalecer a relação entre IFCE e a comunidade local Parcerias com escolas locais: articulação com a gestão escolar para planejar cronogramas de atividades e identificar estudantes com potencial para as olimpíadas. Divulgação do projeto juntos às escolas do municópio para que haja uma seleção de alunos de acordo com as suas habiliddes e potencialidades Acompanhamento e avaliação: realização de encontros periódicos para monitorar o progresso dos alunos e avaliar os impactos do projeto na preparação para as competições. Etapas de Implementação: Planejamento inicial: seleção das escolas participantes e definição do cronograma. Execução das atividades: realização das oficinas, minicursos e simulados, de forma presencial ou híbrida, dependendo das condições locais. Avaliação e melhoria: aplicação de questionários de feedback com alunos e professores para identificar pontos de melhoria e ajustar as próximas etapas. Divulgação de resultados: acompanhamento das participações em olimpíadas e compartilhamento de boas práticas com a comunidade acadêmica e escolar. Com essa abordagem, o projeto busca não apenas preparar os alunos para as competições, mas também fomentar uma cultura de valorização das ciências no município de Jaguaribe além da conexão entre o IFCE e a sociedade Jaguaribana. A avaliação dos alunos será feita por pequenos simulados à medida em que o processo de ensino-aprendizagem for se desenvolvendo ao longo das aulas. O resultado fases nas olimpíadas também poderá ser considerada uma avaliação.