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Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Oficina de Musicalização Infantil
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
17/02/2025
Previsão de Fim:
21/02/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
45
Carga Horária de Execução do Evento:
6
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Limoeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Convite
Atividades Realizadas:
Oficina
Nome do Responsável:
Marcio de Albuquerque Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Fagner Araujo Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 17/02/2025 21/02/2025
Kézia Rute Moura Barboza IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 17/02/2025 21/02/2025
Marcio de Albuquerque Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 17/02/2025 21/02/2025
Naelli Alcina Pinheiro de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 17/02/2025 21/02/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto "Oficina de Musicalização Infantil" tem como objetivo proporcionar às crianças uma experiência musical enriquecedora que priorize o desenvolvimento de habilidades musicais básicas, como ritmo, timbre, e exploração sonora. Alinhado às habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o projeto utiliza a música como uma atividade autônoma e prática, que busca o desenvolvimento musical das crianças sem a necessidade de teoria musical. As atividades planejadas incentivam a exploração de sons, ritmos e fontes sonoras de maneira espontânea e lúdica, introduzindo as crianças ao universo da música por meio de práticas que fortalecem a criatividade, o senso de ritmo e a expressão musical.
Justificativa
A musicalização infantil é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, pois promove habilidades auditivas, motoras e criativas que impactam positivamente diversas áreas de aprendizado. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a educação musical é obrigatória na educação básica; contudo, a Escola Ester Guimarães Malveira atualmente não oferece musicalização infantil em seu currículo. Esse projeto se justifica, portanto, pela necessidade de introduzir a prática musical às crianças e pela carência de musicalização na escola, ainda que de forma temporária, pois o projeto tem curta duração. Embora não substitua totalmente a oferta contínua da disciplina, o projeto proporciona um primeiro contato enriquecedor com o universo musical, alinhado às habilidades propostas pela BNCC, auxiliando no desenvolvimento integral dos alunos. Além disso, o projeto fortalece o papel do IFCE na extensão universitária, promovendo a interação com a comunidade local e respondendo às suas necessidades educacionais. Ao proporcionar acesso à educação musical, o projeto contribui para a inclusão social, a formação integral dos alunos e a promoção de uma educação mais equitativa e acessível.
Público Alvo
O projeto será destinado a duas turmas de Pré II, com aproximadamente 20 alunos em cada, da Escola Ester Guimarães Malveira, abrangendo crianças de 5 a 6 anos de idade.
Objetivo Geral
Oportunizar o desenvolvimento de habilidades musicais básicas nas crianças do Pré II da Escola E.E.I.F Ester Guimarães Malveira, promovendo exploração sonora e vivência musical por meio de atividades práticas e lúdicas que estimulem a criatividade e a percepção rítmica.
Objetivo Específico
- Incentivar a exploração de diferentes fontes sonoras para acompanhar brincadeiras cantadas, canções e melodias; - Introduzir noções de ritmo e timbre; - Estimular a percepção auditiva e a expressividade das crianças.
Metodologia
O projeto "Oficina de Musicalização Infantil" será desenvolvido com base em uma abordagem prática e interativa, priorizando o envolvimento direto das crianças no processo de aprendizagem musical. O planejamento foi organizado em etapas que incluem a elaboração das atividades, definição de objetivos e estruturação das oficinas. As atividades serão realizadas em parceria com a gestão escolar, que também ficará responsável por divulgar o projeto aos pais e responsáveis, garantindo o engajamento da comunidade escolar. A execução ocorrerá na terceira semana de fevereiro de 2025, entre os dias 17 e 21, e será destinada às turmas de Pré-II da Escola Ester Guimarães Malveira. Cada oficina terá duração de 40 minutos, divididos em três momentos: 5 minutos para acolhimento, 30 minutos para a atividade principal e 5 minutos para relaxamento e despedida. Durante esses encontros, as crianças participarão de práticas progressivas que explorarão diferentes aspectos musicais, conforme os objetivos específicos do projeto. No primeiro encontro, a atividade será focada na exploração livre de sons, onde as crianças terão acesso a materiais como instrumentos de percussão e objetos do cotidiano (copos, tampas, caixas) para criar timbres e ritmos de forma espontânea. No segundo encontro, serão realizadas atividades de acompanhamento e ritmo, nas quais as crianças utilizarão palmas, pés e instrumentos para acompanhar músicas e brincadeiras cantadas, experimentando diferentes intensidades e velocidades. No terceiro e último encontro, a proposta será a improvisação e expressão livre, incentivando as crianças a criar sons e ritmos de maneira criativa e autônoma, fortalecendo sua expressividade musical. A avaliação será formativa, baseada na observação da participação, interação e frequência das crianças durante as oficinas. Além disso, será feito um levantamento final com a gestão escolar para verificar os impactos das atividades e discutir possibilidades futuras de implementação da musicalização infantil na escola. Um relatório com os resultados será apresentado, destacando os avanços observados no desenvolvimento musical das crianças e os benefícios proporcionados pela oficina.