Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
« Atelier FLE de lecture express.com-en ligne » : les nuits de la lecture 2025 et les patrimoines...
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Línguas Estrangeiras
Data de Início:
25/01/2025
Previsão de Fim:
26/01/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Atividades Realizadas:
Oficina
Nome do Responsável:
Cristiene Ferreira da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cristiene Ferreira da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 25/01/2025 26/01/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Les Nuits de la lecture - Centre National du Livre - Ministère de la Culture - France Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Participação no Evento : Nuits de la lecture 2025 et les patrimoines... Título da Oficina a ser apresentada/ofertada no evento: Projet « Atelier FLE de lecture express.com-en ligne » : les nuits de la lecture 2025 et les patrimoines... Realização da oficina/atelier de leitura virtual, no evento Nuits de la Lecture: nos dias 25 e 26 de janeiro de 2025 • entre 10 et 12 heures du Brésil (via GoogleMeet) Fuso horário: America/Fortaleza/Ceará/Brasil Link accès/google meet : https://tel.meet/vnb-shjd-bus?pin=3777862010640 *Profa Cristiene Ferreira. Profa de Língua Francesa – Depart. de Turismo, Hospitalidade e Lazer (DTUHL) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE-Campus Fortaleza (Ceará/Brasil).
Justificativa
A prática da leitura por meio de um espaço virtual, auxilia e estimula o participante a observar e verificar a existência ou não de progressão e aprimoramento de suas habilidades de leitura e/ou produção oral em francês como língua estrangeira (FLE). E nesse sentido, esta oficina responde às solicitações comuns dos alunos, oferecendo apoio prático para superar suas necessidades, suas dificuldades ...
Público Alvo
Comunidade externa: pessoas que tenham conhecimento prévio do idioma. Na aplicação de suas atividades em sala de aula virtual, o público externo pode ter sua abrangência para além dos estados da federação brasileira, uma vez que a internet possibilita o acesso a todo público externo (sempre dentro do limite do número de 20 vagas/dia ofertadas e/ou disponíveis).
Objetivo Geral
Desenvolver a prática do exercício regular/constante das habilidades de leitura e oferecer ao aprendiz oportunidade singular à superação das dificuldades inerentes à aprendizagem de leitura e a comunicação no idioma.
Objetivo Específico
• promover a exposição dos participantes à diversidade de textos escritos, orais, imagéticos, autênticos (...), visando a compreensão e expressão oral e escrita da língua e usando variados instrumentos/ferramentas e registros: (re)produções de CDs, MP3, MP4, audiovisuais, internet, dentre outros ; • motivar os participantes ao enriquecimento lexical, às melhorias na pronuncia, no ritmo, na entonação, na articulação dos sons, das palavras, na percepção das estruturas da língua..., dentre outros aspectos ; • orientar, aplicar, corrigir, sanar dúvidas, resolver e/ou realizar exercícios orais
Metodologia
As atividades desenvolvidas/realizadas no decorrer do evento consistem em: ‒ seleção prévia dos textos e atividades/exercícios a serem trabalhos; ‒ elaboração dos dossiers a serem exibidos em sala virtual; ‒ realização da atividade de leitura prévia em sala virtual ; ‒ correção da atividade de leitura individual dos participantes em sala virtual ;