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Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Rindo se castigam os costumes: o teatro de Gil Vicente em cena
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Literatura
Data de Início:
03/02/2025
Previsão de Fim:
04/02/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Carga Horária de Execução do Evento:
12
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Reunião
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
Convite
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Apresentação
Nome do Responsável:
Camila Pereira de Sousa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Carine do Nascimento Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 03/02/2025 04/02/2025
Camila Pereira de Sousa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 03/02/2025 04/02/2025
Davi Alves de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 03/02/2025 04/02/2025
Davi Alves dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 03/02/2025 04/02/2025
Francisca Tayna de Araújo da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 03/02/2025 04/02/2025
Gabriela Costa de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 03/02/2025 04/02/2025
Gonçalo Soares de Almeida Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 03/02/2025 04/02/2025
Ian Martins Cavalheiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 03/02/2025 04/02/2025
Jorge Silva do Amaral IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 03/02/2025 04/02/2025
Karina de Sousa Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 03/02/2025 04/02/2025
Letícia Thaís Claudino Martins IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 03/02/2025 04/02/2025
Luisa Eduarda de Oliveira Teles IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 03/02/2025 04/02/2025
Marcos Gabriel de Sousa Teixeira IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 03/02/2025 04/02/2025
Maria Dilma Marques Penha IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 03/02/2025 04/02/2025
Maria Kelly Pereira Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 03/02/2025 04/02/2025
Raira Evelly Bomfim dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 03/02/2025 04/02/2025
Tainara Melo Araujo IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 03/02/2025 04/02/2025
Zannone Gomes Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 03/02/2025 04/02/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente evento de extensão decorre de discussões iniciadas na disciplina Panoramas de Literatura em Língua Portuguesa, com os alunos do segundo semestre do curso de Letras, do IFCE, campus Crateús. Trata-se, em específico, da leitura/releitura do teatro de costumes de Gil Vicente. O autor é amplamente reconhecido por sua importância para o teatro português, sendo produtor de uma vasta produção artística que mescla comédia, crítica social e elementos religiosos. Dessa forma, nosso projeto visa, por meio de encenação teatral, promover apresentar o teatro de costumes, bem como dialogar com temas contemporâneos. Inspirado na obra de Gil Vicente, as peças encenadas serão: O Auto da Barca do Inferno e a Farsa de Inês Pereira, que utilizam humor para fazer crítica social e reflexão moral, abordando questões éticas e sociais do mundo atual.
Justificativa
Ao abordar questões universais, como a luta entre virtudes e vícios, as peças teatrais de Gil Vicente promovem reflexões sobre temas sociais e éticos que afetam diretamente a sociedade. Além da abordagem destas questões, a encenação de peças teatrais é de grande importância, uma vez que proporciona o contato com uma arte múltipla, a qual integra diversas formas de expressão. Isso porque o teatro mescla linguagens verbais e não verbais, como texto, gestos, música, dança, imagens, cenário, figurino e maquiagem. Tal junção de elementos envolve o indivíduo de maneira mais completa, estimulando a criatividade, a sensibilidade e a capacidade de interpretação. No que tange à interpretação, o Ensino de Literatura e de Língua Portuguesa, observa-se que são muitos os desafios de promoção da leitura entre os adolescentes, portanto, adotar estas múltiplas linguagens, é uma boa estratégia de tornar a experiência com o texto literário ( sobretudo textos canônicos) mais instigante. A importância do trabalho com este gênero está presente em documentos que norteiam as práticas de ensino, como o Parâmetro Curricular Nacional de Arte (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) , os quais orientam integrar a dimensão artística por meio da leitura, criação, expressão, produção e reflexão, incentivando o aluno a manifestar seu pensamento, sensibilidade, intuição, emoções e subjetividades ao longo de sua trajetória de aprendizagem. Nesse sentido, com a adaptação de Gil Vicente para o teatro promove a valorização da tradição literária e também contribui um aprendizado dinâmico e significativo.
Público Alvo
Interessados pela temática, apreciadores do teatro português e estudantes da educação básica.
Objetivo Geral
Realizar adaptações das peças teatrais A farsa de Inês Pereira e O Auto da Barca do Inferno, do escritor português Gil Vicente.
Objetivo Específico
Adaptar a linguagem e a estrutura das peças para uma versão acessível ao público escolar, mantendo a essência crítica e humorística do autor. Recriar personagens simbólicos e universais que representem virtudes, vícios e conflitos modernos. Promover o trabalho em equipe, por meio da colaboração entre os estudantes e comunidade na elaboração de roteiro, cenários, figurinos e atuação.
Metodologia
As atividades desenvolvidas/realizadas no decorrer do evento consistem em: ‒ Seleção prévia dos textos e peças a serem trabalhados;- Planejamento de Direção: com Ensaios práticos e escolha de cenografia e figurino; Gravação da encenação ( para aqueles que optarem por exibi-la em formato de vídeo).