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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Programa
Título:
CIARTEC- Oficinas de Matematica e Física , Arte e tecnologia
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
17/04/2025
Previsão de Fim:
05/01/2028
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
400
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Matriz Orçamentária do Campus
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Caucaia
Fortaleza
Horizonte
Maracanaú
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Trabalho em grupo
Testes Subjetivos
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
E-mail
Redes sociais
Convite
Articulações institucionais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Mucio Costa Campos Filho
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Camile Leal de Medeiros IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 17/04/2025 04/01/2028
Cristianne Sousa Bezerra IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 18/04/2025 02/01/2026
Francisca Enilda de Matos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 17/04/2025 04/01/2028
Francisco Lucas de Vasconcelos Ilario IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 17/04/2025 05/01/2028
Laura Kida Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 17/04/2025 05/01/2028
Letícia Santos Germano IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 17/04/2025 05/01/2028
Maria Yasmin Araujo Hilario IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 17/04/2025 05/01/2028
Mucio Costa Campos Filho IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 17/04/2025 05/01/2028
Nizomar de Sousa Goncalves IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 17/04/2025 05/01/2028
Renato Oliveira Targino IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 18/04/2025 02/02/2026
Ticianna Cardoso Marques Alexandre IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 17/04/2025 04/01/2028
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 19149.6
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
XI Mostra Interdisciplinar Juventude Arte e Ciência do IFCE- JAC Projeto
POTIFCE Projeto
InterAção Projeto
Apresentação
Programa em andamento com ações predefinidas de oficinas em sala de aula no Campus Fortaleza e em escolas da rede de ensino básico conforme agendamento, participação em eventos científicos (universo IFCE) ; participação em evento de divulgação (feira de ciências, olimpíadas e feira de profissões), eventos culturais e científicos de escolas do ensino básico e acompanhamento de grupo de alunos externos que queiram visitar o campos . O CIARTEC tem por objetivo desmitificar o ensino de Ciências Matemática e física apontar para um caminho lúdico e prazeroso, reduzir a dicotomia teoria-prática e explorar uma ciência fenomenológica, contextualizada e interdisciplinar ao utilizar materiais concretos de fácil aquisição e conduzir à confecção de modelos experimentais que facilitem o entendimento dos fenômenos e modelos físico-matemáticos que se desejam estudar. Temos atendido escolas e eventos com apresentações de oficinas , feira de profissões, olimpíadas e eventos culturais . Em todos estes anos estiveram envolvidos alunos de licenciaturas de Física, computação e Matemática do Campus Fortaleza, possibilitando uma formação complementar a estes alunos. Isto é o CIARTEC, ensino e aprendizagem e formação de professores. Este programa é uma ação curricularizada conforme nova matriz da licenciatura em física que entrou em vigor em 2024/1(documento SEI 23256.017845/2023-32)
Justificativa
A Base Nacional curricular (BNCC) prevê as diretrizes para o currículo do ensino médio de forma a estar presente a interdisciplinaridade, as metodologias ativas associadas a formação de habilidades e competências. Com enfoque na perspectiva interdisciplinar e contextualizada, de maneira a organizar os currículos, moldados em competências e habilidades, que apontem para uma aprendizagem significativa que gere um protagonismo do discente,onde o mesmo é responsável ativamente pelo processo de construção do saber e o professor o mediador deste processo. Reforça-se a necessidade de considerar o mundo vivencial em que o jovem está inserido, sua concepção de mundo e modelos intuitivos que ele traz em sua bagagem cultural. Também reforça-se o uso e sentido da experimentação: “É indispensável que a experimentação esteja sempre presente ao longo de todo o processo de desenvolvimento das competências em Física, privilegiando-se o fazer, manusear, operar, agir, em diferentes formas e níveis” (BRASIL, 2002 p.84). As Oficinas de Física podem contribuir para esta estratégica de formação de uma nova fase de ensino, que apontam para um conhecimento com significado no momento mesmo de seu aprendizado, não valorizando “o que ensinar”, cuja preocupação central está nos conteúdos, mas sim “para que ensinar”, o que levará o aluno a adquirir competências para lidar com situações reais contextualizadas que esteja vivenciando ou que venha a vivenciar no futuro. A prática pedagógica deve procurar adaptar-se aos novos tempos das tecnologias digitais de informação e comunicação ( TIDIC) e aos desafios cada vez maiores e mais complexos da sociedade contemporânea, que têm influenciado de alguma maneira no desenvolvimento cognitivo dos alunos. É mister, pois, que se busque moldar a uma nova postura e forma de ser professor. Os professores devem ser antes de tudo mediadores e, sobretudo motivadores daquilo que se quer ensinar. Para ensinar algo a um aluno, este deve ter qualquer motivo para aprender. Antes mesmo de se estudar em eletrostática os conceitos de carga elétrica e suas interações, pode-se fazer alguns experimentos simples com canudos de refrigerantes, bolas de aniversário ou atritar uma caneta em um pedaço de tecido ou monitores de computadores atraírem os pelos dos braços. Dessa maneira, o aluno atribui significado ao objeto da aprendizagem e desperta maior motivação. É preciso que os professores trabalhem nesta motivação, com a finalidade de reduzir a dicotomia teoria – prática, e até mesmo de desafiar a lógica positivista de organização da ciência, em que a teoria precede a prática. A Escola, como espaço de transformação e formação integral de um ser crítico e contemporâneo, deve garantir o acesso aos saberes, bem como conduzir o aluno ao “domínio dos princípios científicos e tecnológicos que presidem a produção moderna” e ao “conhecimento das formas contemporâneas de linguagem” (LDB, 1996). Defende-se o uso de tecnologias digitais como vetores de facilitação da aprendizagem e como forma de alocar o aluno noque há de mais moderno em termos de tecnologias educacionais, a fim de garantir-lhe acesso ao mundo contemporâneo. Assim como é colocado na terceira competência especifica das ciências da natureza. “Investigar situações-problema e avaliar aplicações do conhecimento científico e tecnológico e suas implicações no mundo, utilizando procedimentos e linguagens próprios das Ciências da Natureza, para propor soluções que considerem demandas locais, regionais e/ou globais, e comunicar suas descobertas e conclusões a públicos variados, em diversos contextos e por meio de diferentes mídias e tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)” (BRASIL, 2018, p. 553) “ Ressalta-se a interação com a arte e cultura como forma de formação integral de um futuro profissional que lidará com alunos numa sociedade pós-moderna e relacional. Outro aspecto a se destacar reside na capacitação e instrumentação de nossos alunos para participarem das provas práticas das olimpíadas de Física das Escolas Públicas (OBFEP). As oficinas devem conduzir o aluno para uma aprendizagem significativa, podendo ser aplicadas mesmo antes da teoria.
Público Alvo
Professores e alunos da rede pública em geral.
Objetivo Geral
Desenvolver metodologias de ensino e aprendizagem de Ciências e Matemática para aplicação na rede pública de ensino que envolva a construção do conhecimento por meio de oficinas de trabalhos práticos e tecnologias digitais.
Objetivo Específico
Desenvolver oficinas com materiais de baixo custo a serem aplicadas em escolas no ensino fundamental e médio da rede pública e projetos atendidos pela extensão do IFCE, a saber: Associar teoria e prática por meio da construção do conhecimento – buscar aprender aprendendo a fazer; Utilizar materiais manipulativos de fácil aquisição e baixo custo na confecção de modelos experimentais; Desmitificar o ensino de ciências e matemática ao apontar para um caminho lúdico e prazeroso; Dinamizar o ensino na Rede Pública de Ensino por meio da interação com os aparatos construídos pelos alunos nas oficinas práticas; Fazer uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC no processo de aprendizagem, que incluam softwares, objetos de aprendizagem com fins de aliar o virtual aos aparatos construídos; Promover a interação com a arte e cultura.
Metodologia
Programa em andamento com ações predefinidas de oficinas em sala de aula no Campus Fortaleza e em escolas da rede de ensino básico conforme agendamento, participação em eventos científicos (universo IFCE) ; participação em evento de divulgação (feira de ciências, olimpíadas e feira de profissões), eventos culturais e científicos de escolas do ensino básico e acompanhamento de grupo de alunos externos que queiram visitar o campos . O CIARTEC tem por objetivo desmitificar o ensino de Ciências Matemática e física apontar para um caminho lúdico e prazeroso, reduzir a dicotomia teoria-prática e explorar uma ciência fenomenológica, contextualizada e interdisciplinar ao utilizar materiais concretos de fácil aquisição e conduzir à confecção de modelos experimentais que facilitem o entendimento dos fenômenos e modelos físico-matemáticos que se desejam estudar. Temos atendido escolas e eventos com apresentações de oficinas , feira de profissões, olimpíadas e eventos culturais . Em todos estes anos estiveram envolvidos alunos de licenciaturas de Física, computação e Matemática do Campus Fortaleza, possibilitando uma formação complementar a estes alunos. Isto é o CIARTEC, ensino e aprendizagem e formação de professores. Este programa é uma ação curricularizada conforme nova matriz da licenciatura em física que entrou em vigor em 2024/1(documento SEI 23256.017845/2023-32) A intervenção de atividades de ensino e tecnologias que estejam conforme a nova Base Nacional Curricular ( BNCC) com o uso de metodologias ativas , gamificação , experimentação , uso de tecnologias digitais e embarcardas , oficinas e propostas de organização de eventos como olimpiadas e eventos culturais . Metodologia: Para a realização deste programa de extensão será feita uma orientação do uso acerca de experimentos de Física, simulações, aparatos de gamificação, apresentações interativas, eventos de olimpíadas de Física e matemática ( projeto de extensão” POTIFCE”) , atendimento a alunos externos ( Projeto de extensão “ InterAção” )e participação de eventos em geral e se dividirá em etapas : - Planejamento e divulgação; Em uma etapa inicial elaboraremos atividades de montagem de; kits de mecânica, eletricidade, ondas e óptica, construção de um protótipo foguetes (olimpíada de foguetes), o uso de softwares, ambientes virtuais para replicar situações reais ou fenômenos complexos que seriam difíceis de observar diretamente como simulação em física do PHET e Jogos educativos digitais (ex.: Kahoot, Quizizz, e Plicker). Planejamento de aulas específicas e interativas associadas conforme os aparatos experimentais e o as ferramentas online para uso da simulação cada aula e apresentação com duração de 2 horas aula . Estas apresentações são utilizadas também aos alunos do projeto de extensão” interAção” Planejamento de aulas preparatória da Olimpíada Brasileira de Astronomia e oficinas de montagem de foguetes se iniciando em Abril. Planejamento de aula das olimpíadas Nacional de Ciencias (ONC) se iniciando em Maio. Planejamento de aulas da 1 fase e 2 fase das olimpíadas Brasileira de Escolas Publicas (OBFEP) , onde o campus de fortaleza, é um local de aplicação regional da 2 fase e se fazendo necessário a organização deste evento. Planejamento em suporte organizacional e aplicação de provas das olimpíadas da matemática ( projeto de extensão do POTIFCE) Planejamento de aulas e ações em conjunto com os professores vinculados a curricularização. Divulgação se fará através das redes sociais oficiais e agendamentos a colégios vinculados a projetos institucionais como o PIBID e os estágios supervisionados dos alunos da licenciatura. A apresentação externa da equipe nas escolas como também a oferta de vagas destas aulas de olimpíadas e oficina se fará por agendamento e disponibilizaremos o e-mail de contato (mucio@ifce.edu.br) do agendamento conforme divulgação nos sites institucionais e redes sociais do ifce. - Execução -O uso de aparatos experimentais como os kits de experimentos de baixos custos e equipamentos do próprio laboratório de física serão ferramentas didáticas utilizados nas apresentações das visita da equipe aos colégios municipais e estaduais. O período de execução desta atividade serão de 4 horas, correspondente ao um turno com toda equipe incluindo o coordenador . Existindo tambem o objetivo de divulgação do nossos sistema de seleção de ingressos. Esta ação acontecerá no decorrer do ano de 2025 e e se repetirá com os demais anos até 2028. -Atividades de confecção de foguetes, montagem e lançamento será disponível para os alunos discentes e alunos externos no período de abril a maio. Estas oficinas serão acompanhadas pelo coordenador no se refere aos critérios de segurança. - Aulas interativas de preparatório de olimpíadas com o uso de simuladores no espaço LHAMA (Laboratório de Habilidades Computacionais e Cultura Maker) perfazendo um total de 2 horas semanais disponível ao publico externo e interno se repetindo até 2028 - Programação efetiva para o uso do equipamento de observação astronômica no período da noite para os alunos internos e externos no intervalo de abril a maio como componente didático das aulas de olimpíada das astronomia. - Aulas preparatórias para olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2 horas semanais nos meses de maio a agosto até 2028 disponível para o publico interno e externo - Apresentações dos laboratórios de mecânica , ondas e eletricidade com a demonstração de experimentos lúdicos e simuladores físicos com o uso de computadores do LHAMA, ao publico que esteja visitando o IFCE (agendamento conforme o setor de comunicação da instituição- Projeto de extensão “InterAção”) - As disciplinas curricularizadas da extensão; metodologia de ensino de mecânica, metodologia de ensino termodinâmica e metodologia de ensino da eletricidade, projeto social e astronomia serão vinculadas através de projetos conforme forem ofertadas a nova matriz que entrou em vigor em 2024/1(documento SEI 23256.017845/2023-32) - Conforme solicitação e agendamento do setor de comunicação do IFCE a participação de feira de profissões como mostra de experimentos supervisionado pelo coordenadore atividades culturais e científicas da JAC - projeto de Extensão. Avaliações e acompanhamento buscar engajar os estudantes, promover a aprendizagem ativa e facilitar a compreensão de conceitos complexos. Essa combinação de recursos permite que os alunos internos os externos vivenciem o conhecimento de forma prática, visual e lúdica, tornando o processo de aprendizagem mais significativo e eficaz. Serão necessárias reuniões rotineiras com bolsistas selecionados e professores integrantes para se discutir a importância e feedback destas atividades. Estas atividades propõe uma metodologia moderna vai de encontro as velhas técnicas tradicionais, que reduzem o laboratório a execução de uma lista de procedimentos previamente fixados, cujo sentido nem sempre fica claro para o aluno. Para tanto, faz-se necessário ainda a formação e treinamento de Professores iniciantes e externos, mesmo sendo uma proposta de baixo custo e necessária uma sala apropriada em um ambiente amplo para as práticas das oficinas e a aceitação por parte de todos os atores do cenário pedagógico. Os professores integrantes do programa estão vinculados as disciplinas curricularizadas, disciplinas de estagios e projeto de formação inicial de professores (PIBID) ficando a interação e acompanhamento das ações mais sicronizadas e orientadas. O principal formento deste projeto será a Extensão Campus Fortaleza através do edital 37/2024 ( própria matriz orçamentária)