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Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Vem Dançar IFCE Sobral: 2025.1
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Dança
Data de Início:
14/02/2025
Previsão de Fim:
25/06/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
70
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Forquilha
Massapê
Meruoca
Sobral
Uruoca
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
Cartaz
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Maria Clara de Melo Ferro
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Eduardo Pereira de Souza Júnior Membro da Comunidade Integrante Sem vínculo Não 4 14/02/2025 25/06/2025
Francisco Wagner Cruz de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/02/2025 25/06/2025
José Aureliano Amancio Feijão Membro da Comunidade Integrante Sem vínculo Não 4 14/02/2025 25/06/2025
Maria Carliane Ferreira Coelho Membro da Comunidade Integrante Sem vínculo Não 4 14/02/2025 25/06/2025
Maria Clara de Melo Ferro IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 14/02/2025 25/06/2025
Nahiara Albuquerque do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/04/2025 25/06/2025
Paulo Henrique Borges Vieira Membro da Comunidade Integrante Sem vínculo Não 4 14/02/2025 25/06/2025
Roberta Irana Mendes do Nascimento Membro da Comunidade Integrante Sem vínculo Não 4 14/02/2025 25/06/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
UVA Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O “Vem Dançar” é um projeto de extensão que tem o objetivo de oferecer aulas de dança gratuitas, na modalidade Forró, o qual é considerado uma expressão artística genuinamente nordestina, sendo, portanto, uma propagação das riquezas culturais da região, além de desenvolver habilidades e competências, promove o fortalecimento de vínculos e a autoconfiança, a fim de contribuir com o aprimoramento do ser humano em sociedade. O projeto visa resgatar, preservar e divulgar essa importante manifestação cultural, ao mesmo tempo em que oferece uma oportunidade de lazer e desenvolvimento pessoal para a comunidade. O projeto nasceu no IFCE, campus Sobral, em 2019 pelo docente Felipe Araújo, se destacando pela alta procura de membros externos ao Campus. Em 2020 houve a paralisação do projeto, devido a pandemia. Após a pandemia, em 2021 o projeto retornou com forca total para mais uma turma, persistindo nos anos de 2022, 2023 e 2024. Atualmente o projeto acontece em parceria de voluntários da comunidade externa em parceria com o IFCE, estando sob a coordenação da docente Maria Clara de Melo Ferro e para a efetivação de sua continuidade no semestre de 2024.2 o projeto contará com os colaboradores da comunidade externa e do próprio IFCE, os monitores Carliane, Paulo Henrique e Wagner e Aureliano e Roberta na condição de professores, eles foram alunos do projeto e continuaram frequentando assiduamente as aulas ministradas pelo professor Felipe nas demais turmas, onde adquiriram desenvoltura tanto na dança como na pratica de ensinar, desse modo o professor Felipe os promoveram a professores, respectivamente. Dessa forma, as aulas serão conduzidas presencialmente por instrutores qualificados, em 2 dias da semana, que proporcionarão um ambiente acolhedor e inclusivo, onde os participantes poderão aprender e aprimorar suas habilidades de dança, além de conhecer mais sobre a história e a cultura do forró. O projeto vem ganhando cada dia mais visibilidade, tendo um bom alcance a população sobralense e nas redes sociais. Em 2024, o projeto foi notícia no CETV.
Justificativa
A justificativa para este para este projeto extensionista se dá pelo fato de que fazer aulas de forró pode ser benéfico de várias maneiras para o participante, esses benefícios se estendem ao bem-estar de trabalhadores e estudantes, que a partir prática de forró encontram uma ferramenta para melhoria da qualidade de vida. Aqui estão algumas razões pelas quais as aulas de forró são importantes e como elas podem melhorar a vida das pessoas envolvidas: 1) Promoção da Cultura: O forró é considerado patrimônio cultural nordestino, o qual reflete as tradições, histórias e identidade do povo nordestino, sendo uma expressão artística valiosa que é apreciada tanto localmente quanto globalmente. Para não perder seu espaço, é de grande importância que seja transmitido para as pessoas, para que seja possível manter viva a identidade cultural ao longo das gerações, preservando-a, criando conexões intergeracionais e comunitárias, valorizando os artistas locais e promovendo a diversidade cultural. É uma maneira de compartilhar a beleza da cultura nordestina com o mundo e garantir que ela continue sendo difundida e apreciada. 2) Atividade Física: A dança é uma forma divertida de atividade física. Durante as aulas de forró os participantes se movem, giram e mantem o ritmo, o que contribui para a melhoria da aptidão física, aumento da resistência e fortalecimento dos músculos. 3) Liberador de Endorfinas: A dança, incluindo o forró, é conhecida por liberar endorfinas, os "hormônios do bem-estar". Isso pode ajudar a aliviar o estresse, reduzir a ansiedade, aumentar os níveis de energia e melhor o humor. Para trabalhadores e estudantes que enfrentam pressão e estresse, as aulas de forró podem ser uma maneira eficaz de aliviar essas tensões. 4) Socialização: As aulas de forró são realizadas em grupo, o que proporciona uma oportunidade valiosa para socializar. Isso é importante para o bem-estar, pois a interação social pode melhorar o estado de espírito, criar conexões sociais e reduzir a sensação de isolamento, o que pode ser particularmente relevante para estudantes e trabalhadores que passam muito tempo focados em suas tarefas. 5) Alívio do Tédio e Rotina: Tanto estudantes como trabalhadores podem sentir-se presos em rotinas monótonas. Aulas de forró oferecem uma pausa na rotina e uma atividade empolgante e diferente para experimentar. Isso pode ajudar a quebrar a monotonia e aumentar o entusiasmo pela vida cotidiana. 6) Desenvolvimento de Habilidades: Aprender a dançar o forró envolve a aquisição de novas habilidades e a superação de desafios. Isso pode aumentar a autoconfiança, a autoestima e a sensação de realização. 7) Expressão Criativa: A dança é uma forma de expressão criativa, permitindo que as pessoas expressem suas emoções e sentimentos de maneira não verbal. Isso pode ser terapêutico e oferecer um escape saudável para o estresse e as preocupações. 8) Diversão e Lazer: Por fim, a modalidade de dança oferecida pelo projeto é divertida. Participar de atividades que você gosta e que lhe trazem alegria é essencial para o bem-estar emocional. Trabalhadores e estudantes podem se beneficiar de uma pausa da rotina diária para se divertir e relaxar. Vale ressaltar que a grande maioria dos participantes do projeto são trabalhadores, a prática da atividade física tem se mostrado essencial para promover bem-estar, sendo essencial o incentivo para que eles se exercitem e relaxem a mente, quando o trabalhador chega no trabalho relaxado. Essas práticas não apenas beneficiam os trabalhadores individualmente, mas também contribuem para um ambiente organizacional mais saudável e produtivo como um todo. Sendo assim, observa-se uma melhoria do bem-estar desses trabalhadores e melhoria de suas relações familiares, promovidos pelo bem-estar que o forró oferece.
Público Alvo
População geral com 18 anos de idade ou mais e aptas a prática da dança.
Objetivo Geral
Promover a integração social e cultural por meio do ensino e prática do forró, valorizando as tradições culturais regionais e proporcionando um espaço de lazer, convivência e aprendizado para alunos, servidores e comunidade externa.
Objetivo Específico
Preservar e difundir a cultura nordestina, especialmente o forró, como manifestação artística e cultural significativa. Ampliar o impacto social do IFCE, demonstrando seu compromisso com a comunidade e a difusão de conhecimento além do ambiente acadêmico. Oferecer uma atividade acessível e gratuita, possibilitando a participação de pessoas de diferentes faixas etárias e contextos socioeconômicos. Proporcionar um espaço de lazer e descontração, contribuindo para o bem-estar físico e mental a trabalhadores, estudantes e comunidade em geral. Desenvolver habilidades de coordenação motora, ritmo e musicalidade através da dança, ensinando as bases da dança de forró para que os alunos dancem a 3 (Dama, cavalheiro e música). Promover interação social entre alunos, servidores do IFCE e membros da comunidade externa, fortalecendo os laços institucionais e comunitários.
Metodologia
O desenvolvimento das ações deste projeto tem início com a abertura de um formulário de inscrição a fim de que os interessados em participar do projeto se manifestem, nesse formulário consta uma espécie de pesquisa para que seja possível obter mais detalhes das características e dados dos participantes. O público beneficiado pelo projeto é qualquer pessoa que tenha interesse em aprender a dançar forró, que seja maior de 18 anos, o que abrange muitos alunos e professores de diversas instituições de ensino de Sobral, bem como comerciantes e pessoas das diversas áreas do mercado de trabalho. Em cada módulo são abertas cerca de 60 vagas, 30 vagas para condutores e 30 vagas para conduzidos, o número de inscrições é sempre satisfatório, de modo que todas as vagas são preenchidas e sempre fica um bom quantitativo de pessoas na lista de espera. As aulas acontecem em dois módulos, um módulo de xote iniciante e outro módulo de forró estilizado, também para iniciantes. Cada módulo dura em média 2 meses. As aulas acontecem no IFCE, duas vezes na semana, no turno da noite, com duração de 1h30m e será dividida em aquecimento, ensino dos passos e prática em grupo. O projeto também promove ações nas praças e espaços públicos da cidade de Sobral (Praça São João, Arco, Lagoa da fazenda, Alto do Cristo, etc), por meio de práticas de forró abertas ao público, nesses momentos é percebido uma interação com a população que muitas vezes participam da prática junto com o grupo e buscam informações para participarem das próximas turmas. Além disso, o grupo também recebe convites para participar de eventos de instituições da cidade, como da própria prefeitura, do IFCE, da UVA, SESC, entre outros. A UVA é uma grande parceira do projeto, visto que eles também possuem um projeto de extensão com finalidade parecida, desse modo, os dois projetos se juntam em alguns momentos para trocar experiências e confraternizar através das práticas de forró. O IFCE Campus Baturité também é um parceiro, visto que o idealizador do projeto no campus Sobral foi o professor Felipe, o qual atualmente coordena um projeto semelhante no campus Baturité. Os dois projetos compartilham informações, dicas e experiências. E planejam, quando possível, realizar uma atividade intercampi, para que os grupos se reúnam presencialmente para dançar e trocar conhecimento técnico e prático. O cronograma das aulas foi elaborado de maneira a proporcionar um aprendizado progressivo, começando pelos passos básicos e evoluindo para coreografias mais complexas. A execução das aulas será feita pelos membros da equipe com revezamento do protagonismo da fala/condução. Em um determinado momento da aula a turma será dividida entre a equipe executora para uma melhor orientação. Para garantir a participação contínua dos alunos, serão implementadas estratégias motivacionais, como a realização de eventos periódicos, apresentações públicas e a criação de um ambiente acolhedor e colaborativo. A interação social entre os participantes será incentivada, promovendo a formação de redes de apoio e a integração comunitária. A avaliação do projeto será contínua, utilizando instrumentos como feedback dos participantes, observação direta das aulas e análise de indicadores de desempenho, como a frequência e a evolução técnica dos alunos. Os dados coletados serão utilizados para ajustar e aprimorar o projeto, assegurando sua relevância e impacto positivo na comunidade. Desse modo, para controle da frequência é feita a chamada dos participantes em cada aula. Ao final de cada módulo, é feito um baile de formatura e os participantes recebem o certificado de formação. Ao final das aulas, a equipe sempre sai satisfeita com trabalho realizado e os colaboradores ainda se sentem motivados a abrir novas turmas. A prática das aulas de forró realmente está sendo bem aderido pela comunidade sobralense. Aproximadamente 600 pessoas já foram formadas desde que o projeto foi iniciado. Ao final do projeto é feito um baile de forró para encerramento das atividades, sendo um momento de confraternização e fechamento do projeto, os alunos que obtiveram 75% de participação receberão um certificado. A ação é avaliada por todos, alunos e instrutores, durante a realização do projeto através do feedback dos participantes. Para isso temos um grupo no WhatsApp onde existe a comunicação fora do horário das aulas. As declarações dos alunos influenciam nosso plano de ação para as aulas subsequentes. A avaliação é feita a cada aula por meio das apresentações feitas ao final da aula sendo o planejamento das aulas seguintes orientados por essa apresentação. Ao final do curso faremos um novo questionário a fim de que os alunos possam avaliar o desenvolvimento do projeto, opinando e dando sugestões de melhoria.