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Campus:
CAMPUS TABULEIRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Leitura: processo de construção de sentido
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
19/02/2025
Previsão de Fim:
30/11/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
25
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tabuleiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Midia da Silva Borges Gomes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Brenda Andrade de Freitas IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/02/2025 30/05/2025
Carlos Eduardo Ferreira da Cruz IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/02/2025 30/05/2025
Maria do Socorro Araujo Vale IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 20/02/2025 30/05/2025
Midia da Silva Borges Gomes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 19/02/2025 30/11/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Secretaria Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte-CE Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Bate-papo sobre livros, leitura e ludicidade Evento
Formação para o Profissional Auxiliar de Sala de Aula Evento
Palestra sobre formação de leitores Evento
Apresentação
O projeto visa apresentar propostas didáticas que trabalharem a leitura como um processo interativo de construção de sentido, enfatizando a importância dessa perspectiva na seleção dos textos, atividades de interpretação e produções textuais.
Justificativa
A leitura sempre deve objetivar a compreensão, isto é, a construção do significado daquilo que está escrito. Contudo, muitas vezes esse objetivo não é atingido. Prova disso, são os resultados obtidos pelo Brasil em provas de avaliação do ensino, sejam elas nacionais ou internacionais, nas quais as notas relacionadas à compreensão leitora apresentam índices insatisfatórios. Por isso, faz-se necessário aos professores buscarem estratégias que favoreçam a leitura, no tocante a tornar os alunos capazes não só de decodificar o texto, mas também de compreendê-los. Isso é ainda mais premente entre o alunado da rede pública, entre os quais os índices dessas avaliações são ainda mais preocupantes. Esse trabalho deve ser realizado desde as séries iniciais, quando o aluno está em fase de aquisição da escrita, de forma a torná-lo efetivamente um leitor, ou seja, um construtor de sentido.
Público Alvo
Professores das séries iniciais do ensino básico da rede pública do município de Tabuleiro do Norte.
Objetivo Geral
Apresentar propostas para uma abordagem que favoreça a construção do sentido no processo de leitura.
Objetivo Específico
Suscitar a reflexão sobre a abordagem do texto na sala de aula. Divulgar estratégias didáticas para o desenvolvimento da compreensão leitora.
Metodologia
O projeto será realizado por meio de um ciclo de palestras e oficinas, que totalizará 20h, e contemplará cinco encontros, nos quais serão apresentados diferentes materiais didáticos e estratégias para uma abordagem interacional da leitura com foco na construção de sentido. Além disso, pretende-se fomentar a reflexão acerca da escolha dos textos trabalhados em sala de aula e a importância de se elaborar questões que colaborem para o desenvolvimento da capacidade de interpretação e inferência textuais. O projeto tem uma abordagem interativa e prática, na qual a avaliação ocorrerá mediante frequência e atividades realizadas durante os encontros. Com o intuito de oferecer uma abordagem prática e estimular a aprendizagem, a cada encontro a sala terá uma decoração que estimule e instigue o interesse pelo texto. Essa ação visa utilizar o lúdico e as experiências sensoriais a favor da leitura, mostrando como o ambiente pode ser um elemento auxiliador no processo da formação leitora. Cabe destacar ainda que os materiais didáticos utilizados no projeto são confeccionados com elementos de fácil aquisição, muitos deles já disponíveis nas escolas (cartolinas, caixas, tnt, e.v.a, entre outros). A decoração do espaço utilizará também elementos como tapetes, cortinas, almofadas, varal, pegadores de roupa. Isso visa favorecer a aplicação das estratégias pelos docentes na rede pública. A abordagem programática do projeto será: 1º Encontro: Apresentação do conceito interacional de texto, o papel do professor enquanto mediador, a relevância da escolha do texto, metodologia de apresentação do texto e elaboração de questões a partir do texto. 2º Encontro: Estratégias de leitura e o papel da intertextualidade na construção do sentido. 3º Encontro: O caráter interacional do texto e o texto como ferramenta norteadora da produção textual. 4º Encontro: Os aspectos lúdicos, sensoriais, imagéticos e funcionais do texto. 5º Encontro: Apresentação dos grupos (formados pelos participantes). Exposição de um texto utilizando os recursos e metodologias trabalhados no projeto