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Campus:
CAMPUS CAMOCIM
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Gestão de Resíduos Sólidos em Instituições Educacionais
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Resíduos Sólidos
Data de Início:
13/02/2025
Previsão de Fim:
13/02/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
80
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Camocim
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Articulações institucionais
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Izabela Cristiane de Lima Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Carlos Eduardo dos Santos da Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 27/01/2025 13/02/2025
Gardênia Sousa de Almeida IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 27/01/2025 13/02/2025
Izabela Cristiane de Lima Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 13/02/2025 13/02/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Escola e Creche Pequenos Brilhantes Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A relação entre saneamento e saúde é comprovadamente significativa, tanto que o saneamento pode ser considerado a base de todo o sistema de saúde pública de um país. Quanto menor o índice de saneamento em uma região, maior será a difusão de doenças infecciosas e contagiosas. O termo saneamento básico compreende o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais que abrangem o abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais (BRASIL, 2007). Dada a essencialidade da prestação desses serviços e sua importância para respaldo da saúde pública, sua promoção ininterrupta, com qualidade satisfatória e universal é um requisito relevante para promover a saúde pública, a preservação ambiental, o equilíbrio dos ecossistemas e o desenvolvimento econômico. Conscientes desses aspectos, é essencial promover a educação da população, usuários contínuos desses sistemas, e fator de grande impacto para garantia da operação adequada dos mesmos. Deste modo, é preciso identificar mecanismos eficazes para informar e direcionar as pessoas quanto a importância de contribuírem com a sustentabilidade dos sistemas de saneamento, em meio ao turbilhão de informações que vêm sendo disseminadas pelos inúmeros canais de comunicação. O Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), tem um papel de grande relevância na vida da população do estado, alcançando-as em toda a extensão territorial representando um papel de referência quanto a qualidade do conteúdo que entrega, seja na formação dos discentes, ou até nas ações de extensão que alcança de inúmeras maneiras a comunidade externa como um todo. Deste modo, identificou-se a demanda de promover a propagação do senso das instituições educacionais em implementar planos de gerenciamento de resíduos sólidos como instrumento de não apenas gerenciar adequadamente os resíduos gerados nesta atividade, como desenvolver a partir das mudanças estruturais um exemplo contínuo de educação ambiental entre seus educandos e colaboradores.
Justificativa
Considerando a necessidade eminente de educar a comunidade interna e externa quanto às melhores práticas a serem aplicadas em seu dia a dia, para contribuir com a redução dos impactos ao meio ambiente, à saúde pública, e ainda, colaborar com a sustentabilidade dos sistemas de saneamento. Considerando ainda a relevância do IFCE como instituição de referência na entrega de conteúdo de alta qualidade e confiabilidade no estado do Ceará, da mesma forma que, percebe-se a potencialidade da educação ambiental, como recurso pedagógico capaz de prender a atenção do expectador, instigar o potencial de reflexão e consolidar a compreensão de um novo conhecimento, e sua mudança de perspectiva sobre temas relevantes. A Escola e Creche Pequenos Brilhantes é uma organização de educação do município de Camocim, que já realiza ações em suas práticas diárias em prol da melhor gestão de seus resíduos sólidos com o objetivo de desenvolver uma maturação organizacional com vistas à sustentabilidade. Considerando as ações de sustentabilidade implementadas no empreendimento, iniciou-se a aproximação da coordenação do Curso Tecnologia em Gestão Ambiental e o empreendimento, que passou a ser parceiro para desenvolvimento de atividade prática para os alunos do curso, e seguiu a partir destas ações uma parceria engrandecedora com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Camocim. A partir da deste trabalho desenvolvido no âmbito da disciplina Gestão de Resíduos Sólidos, identificou-se a oportunidade de executar um evento de extensão envolvendo representantes do corpo docente e discente da instituição com fins de consolidar o conhecimento científico sobre o tema, e a partir disto, produzir uma palestra, para apresentar os resultados obtidos e contribuir com a propagação destas informações relevantes e consequentemente impactar positivamente a vida da população do estado do Ceará e difundir ainda mais o peso do IFCE como instituição de ensino, comprometida com a ciência e o bem de todos.
Público Alvo
Colaboradores da Escola e Creche Pequenos Brilhantes do Bairro Cruzeiro do Município de Camocim, Gestores de Instituições de educação e sociedade civil interessada no tema
Objetivo Geral
Apresentar os benefícios da implementação de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Instituições de Educação
Objetivo Específico
1. Desenvolver habilidades comportamentais e técnicas nos estudantes envolvidos 2. Alcançar maior visibilidade para a relevância da atuação do Gestor Ambiental.
Metodologia
1. Elaboração Prévia do PGRS 2. Elaboração de apresentação 3. Divulgação do Evento 4. Organização do Evento 5. Execução do Evento