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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
PROGRAMA RESTIC-20 CAPACITA BRASIL
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Tecnologia da Informação
Data de Início:
30/04/2025
Previsão de Fim:
31/12/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1000
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
3000
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Antonio de Barros Serra
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Aline da Silva Pereira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Sim 12 30/04/2025 31/12/2025
Antonio de Barros Serra IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 6 30/04/2025 31/12/2025
Armenia Chaves Fernandes Vieira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Sim 12 30/04/2025 31/12/2025
Clauson Sales do Nascimento Rios IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 30/04/2025 31/12/2025
Hobson Almeida Cruz IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Sim 12 30/04/2025 31/12/2025
Janaina de Vasconcelos Cruz IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 30/04/2025 31/12/2025
Jarbas Rocha Martins IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 30/04/2025 31/12/2025
Jose Roberto Bezerra IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 30/04/2025 31/12/2025
Moacyr Regys Simoes Moreira IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 30/04/2025 31/12/2025
Paulo Renato Xavier da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 30/04/2025 31/12/2025
Regis Cristiano Pinheiro Marques IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 30/04/2025 31/12/2025
Rodrigo Carvalho Souza Costa IFCE Integrante Docente IFCE Sim 3 30/04/2025 31/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Softex Sim Convênio 23486.000229/2022-58
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 3058240.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 805280.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 216896.68
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Programa RESTIC-20 CAPACITA BRASIL prevê a capacitação de 3.000 (três mil) alunos de diferentes graus de formação em trilhas de capacitação técnicas e de habilidades sociais, atendendo a demanda do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de empresas que possam futuramente contratar esses profissionais, impactando sua qualidade de vida e gerando novas oportunidades para jovens que estejam cursando Ensino Médio na rede pública ou privada do Ceará ou recém egressos. A capacitação faz parte do Programa Capacita Brasil, iniciativa de um grupo de instituições presentes no Ceará para atender a demanda de profissionais e gerar oportunidades de emprego e empreendedorismo para jovens no Ceará. Dessa forma, o diferencial do programa é apresentado pelo público-alvo mais jovem que os programas recorrentes, preparando e fomentando mais profissionais a integrarem a área de tecnologia, e também a integração e padronização da formação técnica e social de jovens através das principais instituições de ensino superior presentes no Ceará.
Justificativa
A formação propõe a aplicabilidade de metodologias ativas de aprendizagem que estimulam o protagonismo e o desenvolvimento de competências do século XXI. Baseia-se na identificação de problemas em situações complexas, embasadas na vida real e no mercado de trabalho, buscando possíveis soluções. As formações disponibilizadas em Infraestrutura de Redes 5G, Provimento de Serviços Computacionais, Programação IOS, Ciência de Dados, Desenvolvimento Fullstack, Java, Desenvolvimento de Aplicativos para a plataforma Android e Computação em Nuvem, procuram habilitar profissionais no domínio de tecnologias disruptivas em larga escala, para que possam atuar em áreas estratégicas, alavancando a economia e suprindo necessidades do mercado. Adicionalmente, o programa proposto deverá ajudar a resolver ou mitigar os seguintes pontos: 1. Criação de um ambiente de aprendizagem orientado ao pensamento e a pesquisa, abrindo espaço para o desenvolvimento de soluções inovadoras; 2. Contribuição no desenvolvimento de habilidades e competências ligadas às novas formas de trabalho e suas tecnologias; 3. Criação de uma situação favorável que aproxima alunos de cursos de Tecnologia como parte interessada em uma situação problema; 4. Contribuição para a organização curricular das formações ligadas às TICs, de forma articulada e significativa; 5. Promoção do aperfeiçoamento de profissionais de tecnologia na Região Nordeste e no país como um todo; 6. Expansão do número de profissionais habilitados na criação e oferta de novos produtos e serviços de tecnologia, incluindo a exportação de software. Abrangência A proposta apresenta uma abrangência completa do estado do Ceará, dado a capilaridade das instituições propositoras e pelo perfil do curso proposto - proposta híbrida entre aulas síncronas e assíncronas, porém todas em formato digital, salvo exceções específicas de aulas práticas que necessitem de utilização de laboratórios e ferramentas. Aderência da Proposta do Plano de Utilização A presente proposta de Plano de Utilização (PU) está em conformidade com os critérios e diretrizes estabelecidos no Art. 15 da Portaria MCTI nº 5.275 de 05.11.2021 por estar aderente ao termo de referência aprovado pelo CATI como PPI-Softex, conforme Resolução CATI n° 28, de 11 de setembro de 2006, por prever atividades de PD&I em TICs pelas linhas temáticas prioritárias estabelecidas na Resolução CATI nº 1, de 07.12.2015, referenciadas no item “Descrição sintética do objeto” deste documento, por não contemplar atuação da coordenadora do PPI na execução de atividades de PD&I, por atender às demandas tecnológicas dos setores, usuário e produtivo, representados no CATI; por buscar alcançar os seguintes objetivos, a seguir: a)contribuição para o fortalecimento da capacidade de inovação tecnológica do ecossistema nacional de TICs: o programa contribui a essa alínea por meio do alinhamento estratégico entre a formação profissional das instituições de ensino cearenses com a demanda atualizada do mercado, garantindo o acesso dos jovens cearenses a conhecimentos técnicos e comportamentais atualizados conforme a necessidade de mercado. Dessa forma, a atualização das formações, em consonância com a formação de uma rede de alunos engajados na área desde o ensino médio e com a utilização coletiva dos espaços de formação e laboratórios fortalece a capacidade de inovação tecnológica do Ceará, reduzindo o gargalo na criação e oferta de novos produtos e serviços de tecnologia, incluindo a exportação de software. b)formação da base de conhecimento científico e tecnológico: o público-alvo do programa é focado prioritariamente em jovens do ensino médio, técnico e profissional, assim como os recém-formados na terceira série do ensino médio. Esse público se diferencia da grande maioria dos projetos de desenvolvimento científico e tecnológico e a razão está em grande parte fundamentada em trabalhar a consolidação da base de conhecimento científico e tecnológico desde o início da adolescência, fomentando o aumento do engajamento e do interesse de jovens na área. c) estímulo à formação ou fortalecimento de redes de pesquisadores: o programa é estruturado de forma a atender todo o Estado do Ceará por meio de diferentes instituições de ensino. Essa capilaridade, somada a formação profissional dos professores, fomenta a criação de uma rede de pesquisadores – professores e alunos – por todo o estado, integrando professores da rede pública estadual, professores das instituições de ensino superior e pesquisadores interessados nas temáticas. Além disso, a própria estrutura de formação do programa cria uma rede de interação entre diferentes níveis de formação – alunos, mentores e professores. Essa estrutura de formação também aumenta a qualidade e o nível das interações da rede. A plataforma que será criada atenderá a todo esse ecossistema criado, integrando todos os atores e instituições envolvidos, se tornando o principal meio de relacionamento dessa rede, junto às redes sociais. d) estímulo ao surgimento ou consolidação de empresas de base tecnológica: o programa consiste não apenas na formação profissional de jovens como também na garantia de imersão em empresas parceiras e no casamento com outras diversas iniciativas de desenvolvimento de empresas de base tecnológica já presentes no estado. Dessa forma, além de ter experiências práticas em empresas e de poder apoiar empresas e startups já consolidadas, o jovem também será estimulado, tanto a nível de conteúdo quanto de acompanhamento pós formação, a participar de projetos de desenvolvimento e consolidação de startups, podendo ter diferenciais competitivos em projetos dos próprios parceiros propositores do programa. e) estímulo às cooperações tecnológicas entre empresas e universidades: o programa tem como pilares estruturais o relacionamento com empresas em duas frentes. A primeira é o relacionamento com empresas para identificação e oferta de conteúdos de formação profissional alinhados com a demanda do mercado. A segunda é o relacionamento com empresas locais, nacionais e internacionais para a imersão e alocação dos profissionais qualificados nas empresas, garantindo a finalidade do programa de gerar mais e melhores oportunidades de trabalho para jovens cearenses. Dessa forma, a cooperação entre a tríplice hélice se consolida no programa, se utilizando também do apoio institucional de órgãos públicos para fomentar e aproximar as instituições de ensino às empresas que têm atuação no estado. Alinhamento com políticas, programas e ações priorizadas pelo MCTI Os Programas Capacita Brasil e "MCTI Futuro do Trabalho, Trabalho do Futuro" encontram-se perfeitamente alinhados, uma vez que a proposta do Programa Capacita Brasil visa ampliar o contingente de profissionais para atuar em ecossistemas digitais; capacitar jovens para atuar em projetos de transformação digital com objetivo de aumento da empregabilidade, inserção no mercado de trabalho, ampliação das oportunidades profissionais e o empreendedorismo de base tecnológica. As áreas de capacitação previstas pelo programa Capacita Brasil estão em sintonia as áreas apoiadas pelo "MCTI Futuro", definido no Art. 3º da Portaria MCTI Nº 5156 DE 30/08/2021, conforme destacado a seguir: 1. Computação em Nuvem, Provimento de Serviços Computacionais; 2. Infraestrutura de Redes 5G (Comunicações Avançadas); 3. Desenvolvimento iOS/Android, Desenvolvimento Full Stack (Outras Áreas Relevantes para a transformação digital ou Internet das Coisas); 4. Inteligência Artificial, Manufatura Avançada com ênfase em Inteligência Artificial (Inteligência Artificial, Robótica e Aprendizado de Máquina; 5. Ciência de Dados. O Programa Capacita Brasil é voltado, preferencialmente, para a formação de jovens do ensino médio ou técnico em sintonia com o Artigo 4o da Portaria MCTI Nº 5.156 DE 30/08/2021, que institui o "MCTI Futuro". Qualificação das executoras A Universidade Federal do Ceará, por meio do Instituto Universidade Virtual, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, capacitou mais de 1.000 servidores (oficiais de chancelaria) lotados em todo o mundo. A ação proporcionou a inédita situação em que os oficiais de chancelaria puderam ter acesso aos cursos necessários à progressão funcional de suas carreiras, sem precisarem se ausentar de seus postos de trabalho distribuídos mundo afora. Este fato, inclusive, foi o grande elemento inovador trazido pelo novo processo. Muitos perdiam essa oportunidade, pois não poderiam na época da ocorrência dos cursos presenciais, virem ao Brasil para se submeterem às capacitações. Com a oferta via educação a distância, todos os oficiais de chancelaria puderam realizar o curso, promovendo uma ampla democratização na ascensão funcional, algo pleiteado há tempos pela categoria. O Instituto Universidade Virtual desenvolveu 14 disciplinas que constituíam quatro cursos da carreira chancelar. Os cursos foram realizados dentro da plataforma Solar, Ambiente Virtual de Aprendizagem desenvolvido pelo Instituto Universidade Virtual, que foi personalizado para atender aos requisitos de segurança da informação exigidos pelo Ministério das Relações Exteriores brasileiro. O Instituto Atlântico é um instituto de ciência e tecnologia, privado, sem fins lucrativos, voltado para a promoção de inovação através da pesquisa e desenvolvimento em tecnologia da informação e comunicação. Com sede em Fortaleza e atuando no mercado há mais de 21 anos, já desenvolveu mais de 1300 projetos, submeteu 48 patentes e teve 28 aprovadas, gerou mais de 80 artigos científicos, 2 spinoffs, ganhou 3 premiações como uma das melhores instituições de pesquisa do Nordeste, além de ser certificado ISO há mais de 16 anos e ter sido eleito pelo GPTW a melhor instituição do terceiro setor para se trabalhar. Atualmente conta com mais 700 profissionais (doutores, mestres, especialistas, desenvolvedores, gestores, bolsistas, etc) com diferentes conhecimentos, permitindo entregar resultados com excelência para os nossos clientes (NPS 83%). Atualmente a estratégia de inovação do Atlântico é pautada em 6 diferentes plataformas tecnológicas: Ciência de Dados, Computação Cognitiva, Segurança da Informação, 3D, Redes e Sistemas Distribuídos e Sistemas Ciberfísicos. Cada plataforma possui um time de especialistas com a missão de desenvolver projetos de pesquisa, difundir o conhecimento, gerar publicações e provas de conceito, assim como orientar os times dos projetos de desenvolvimento. Além dos projetos de pesquisa e desenvolvimento, o Atlântico vem desenvolvendo no último ano o viés de formação de profissionais, visto a crescente demanda por profissionais especializados. Dentro da experiência em realização de programas de qualificação em tecnologias, o Atlântico realizou o Programa de Capacitação Tecnológica em Software, que teve 2.345 inscritos e formou até o momento em dois ciclos, 228 alunos nos 4 cursos: Computação Cognitiva, Ciência de Dados, Desenvolvimento Full Stack e Experiência do Usuário. Importante ressaltar que o PRAIA (Programa em Rede de Apoio à Incubação e Aceleração) foi recentemente credenciado no CATI. Segundo dados dos Relatórios Demonstrativos dos anos base de 2006 a 2019 da Lei de Informática - Lei nº 8.248/91, a Universidade Estadual do Ceará (UECE) recebeu investimentos financiados em convênio pelas empresas habilitadas na ordem de R$ 122.000.000,00 (cento e vinte e dois milhões de reais). Demonstrando assim, sua qualificação em executar projetos similares de desenvolvimento técnico científico, resultados de P,D&I. Além disso, atualmente, a Uece é uma das maiores ofertantes no Brasil em cursos do programa Qualifica Mais. Hoje, estão em andamento no Ceará 81 turmas do Qualifica Mais, Emprega Mais, beneficiando 2.025 jovens em 43 municípios cearenses. Já para o segundo semestre deste ano, a Uece está ofertando 5.500 vagas para Microempreendedor Individual (MEI) no âmbito do programa federal Qualifica Mais Progredir. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) pertence à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, composta por 654 escolas e institutos federais e que agrega 1,5 milhão de alunos. O IFCE atua em EaD e tecnologias digitais desde 1994, com a realização de pesquisas e experimentações tecnopedagógicas. Em 2006, foi criado o Núcleo de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (NTEAD) e, por seguinte, fundou-se uma Diretoria de Educação a Distância, a DEaD, vinculada à Pró-Reitoria de Ensino. Através da adesão ao sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) do governo federal, a DEaD foi ampliando o número de cursos, a quantidade de vagas e incluindo polos no interior do Estado. Além do programa UAB, Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec, que depois se tornou a Rede e-Tec Brasil) e Mediotec são alguns dos projetos de sucesso. No final de 2020, a educação a distância (EaD) do IFCE passou por mudanças significativas, e uma delas foi a promoção da DEaD em Centro de Referência em Educação a Distância (CREaD), tendo como principais objetivos o fomento e o apoio à modalidade de ensino a distância, além do desenvolvimento do uso de tecnologias educacionais de forma sistêmica na instituição. Desde 2007, já foram ofertadas 2.820 vagas para graduações, 5.710 vagas para cursos técnicos e 1.148 vagas para especializações. Se considerarmos formações e capacitações, somam-se 12.459 vagas ofertadas. A demonstração dos avanços obtidos com a digitalização das atividades rotineiras encontrou, por causa da pandemia do Covid-19, um significativo exemplo de como superar obstáculos utilizando as ferramentas tecnológicas. Na perspectiva do ensino remoto, o IFCE experimentou desafios, superou limites e consolidou a importância da educação na modalidade a distância, mantendo sua qualidade e eficiência. Especificamente na área de TIC, o IFCE também possui larga experiência – 20 anos – na execução de dezenas de Projetos de P&D no âmbito da “Lei de TICs (ou Lei de Informática)”, em parceria com dezenas de empresas beneficiárias. Entre os vários projetos executados no âmbito da “Lei de Informática”, é válido destacar duas experiências bem-sucedidas, que representam a integração em um mesmo projeto de ações de desenvolvimento tecnológico e capacitação. São frutos de parcerias com as empresas APPLE e HUAWEI. A Apple DeveloperAcademy oferece desde 2014 um programa de educação, inovação e desenvolvimento, com a finalidade de capacitar alunos do IFCE das mais diversas áreas para o desenvolvimento de produtos nas plataformas Apple, através de uma metodologia proprietária baseada em desafios (CBL), que traz problemas do mundo real para o laboratório, no intuito de estimular a capacidade criativa e inovadora. Em 2019, foi criado o IFCE Huawei Academy para capacitação tecnológica, certificação profissional, programas de intercâmbio (Seeds for The Future) e competição de conhecimento, em diversas tecnologias: Roteamento, 5G, FTTH (Fiber-to-the-Home), Cloud Computing, Inteligência Artificial e IoT (Internet das Coisas). Por conta da expertise e bons resultados do IFCE em projetos inovadores que envolvam capacitação e empreendedorismo, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC firmou parceria em 2022 com o IFCE para a realização de um curso de extensão em desenvolvimento de novos negócios em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), especificamente nas tecnologias Android e iOS. O programa pretende compartilhar a experiência de 8 anos do IFCE Apple DeveloperAcademy com todos os estados do Brasil. A iniciativa visa estimular o engajamento dos estudantes da Rede Federal no empreendedorismo, design, inovação e desenvolvimento de soluções tecnológicas, criando um ambiente de aproximação e colaboração entre estudantes, investidores e setores produtivos. O projeto já ofertou 440 vagas para alunos de nível técnico e superior matriculados em Institutos Federais de todo Brasil ainda no primeiro ano. Através dos cursos nDroid e nOS, respectivamente, Novos Negócios em Android e Novos Negócios em iOS, tem o intuito de capacitar os alunos em empreendedorismo, design e programação. Cada curso possui a carga-horária de 400 horas no modelo de Educação a Distância e aplica a metodologia ativa Challenge Base Learning (CBL). O projeto Novos Negócios em TIC é uma ação inédita à nível Federal e democratiza para alunos de todo Brasil o knowhow adquirido no Apple DeveloperAcademy, parceria de mais de 8 anos entre o IFCE e a Apple Inc, pois disponibiliza acesso remoto à infraestrutura computacional de ponta (MACs Mini com chip M1), para que os alunos desenvolvam os aplicativos sem que necessitem adquirir tais equipamentos. O projeto tem previsão de recursos ao longo de 5 anos, através de Termo de Descentralização (TED) da SETEC/MEC no valor total previsto de aproximadamente 7 milhões de reais. Para fomentar e abrigar resultados de ações de empreendedorismo, o IFCE possui uma incubadora credenciada junto ao CATI/MCTI, através da Resolução CATI nº 337/2022, de 15 de março de 2022, com startups incubadas aptas a executar projetos em parceria com recursos de empresas beneficiárias da Lei de TICs. O indutor para as políticas de inovação do IFCE é o “Polo de Inovação IFCE”. Inaugurado em 2015, tem por objetivo atender às demandas das cadeias produtivas por atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, bem como formação profissional para o setor produtivo, agregando as ações para o fomento da cultura da inovação junto à instituição. O Polo de Inovação IFCE é credenciado como Unidade Embrapii por meio da Chamada Pública nº 02/2014, para atuar nas áreas de competência de Mobilidade Digital e Sistemas Embarcados, sendo um dos destaques nacionais dentre as unidades credenciadas. O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do IFCE, gerir a aplicação da Política de Inovação do IFCE no que tange ao fomento e gestão da propriedade intelectual produzido no IFCE ou com participação deste, passou a partir de 2021 a fazer parte da estrutura do Polo de Inovação IFCE com a finalidade de potencializar a atuação, de referida estrutura, no tripé principal de atuação de nossa instituição: Ensino, Pesquisa e Extensão. Dessa forma, os esforços para viabilizar o atendimento da sociedade por meio das ações desenvolvidas pelo IFCE – na forma de novos produtos, processos e serviços – são resultado da atuação do Polo de Inovação IFCE. A referida atuação exprime o compromisso e a responsabilidade do Instituto com a sociedade, com foco no fortalecimento da inovação e nos seus impactos no nosso país. Disponibilidade de recursos Os recursos financeiros captados na indústria ainda não são suficientes para a execução do projeto, firmado o termo compromisso de captação de recursos necessários em conformidade com o inciso II do § 1º do Art. 17 da Portaria MCTI nº 5.275, 5 de novembro de 2021.
Público Alvo
Estudantes do ensino médio ou que tenham concluído o ensino médio há 3 anos
Objetivo Geral
Capacitar pelo menos 3.000 alunos que estejam concluindo o Ensino Médio na Rede Pública e concludentes, há no máximo três anos, em diferentes graus de formação em trilhas de capacitação técnica e habilidades sociais, lógica, inglês, empreendedorismo e inovação e projeto de vida, comunicação e relacionamento interpessoal, visando atender a demanda do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e imersão em empresas parceiras, a fim de atender ao Programa RESTIC-20 Capacita Brasil.
Objetivo Específico
Promover capacitação a pelo menos 3.000 alunos que estejam concluindo o Ensino Médio na Rede Pública e concludentes, há no máximo três anos, em diferentes graus de formação em trilhas de capacitação técnica e habilidades sociais, lógica, inglês, empreendedorismo e inovação e projeto de vida, comunicação e relacionamento interpessoal. - Ofertar 3 cursos FIC, conforme programação IOS: 480h Computação em Nuvem: 480h Infraestrutura de Redes 5G: 480h, a partir de 40h, seguindo os ditames da Resolução 015 de 2019 do IFCE, etc.
Metodologia
A metodologia de desenvolvimento do projeto será constituída, de forma macro, em 5 etapas que envolvem tanto atividades de gestão, estruturação, planejamento, execução e validação. As etapas descritas a seguir não representam uma execução linear, podem ocorrer simultaneamente, relacionando-se entre si e ocorrendo em ciclos de desenvolvimento. 1. Gestão do Programa: Esta etapa ocorre durante todo o período de execução do projeto e consiste em atividades de planejamento e acompanhamento da execução física do objeto visando a obtenção dos resultados previstos no projeto. O acompanhamento da execução física do objeto será realizado por meio da apresentação de relatórios periódicos de cumprimento do objeto, que poderão ser subsidiados por um ou alguns dos seguintes instrumentos, conforme o objeto do convênio exigir: realização de visitas in loco, relatórios de execução físico financeiro, relatórios fotográficos, relação de treinados ou capacitados, relação de bens e serviços adquiridos ou produzidos. Vale salientar que também estão inclusos nesta etapa a coleta e análise dos indicadores de performance, os quais serão listados posteriormente. Esta será executada pela equipe de gestores das instituições e através do uso de ferramentas e técnicas de gestão de projetos baseados em metodologias ágeis. 2. Estruturação Geral: Nesta etapa, que ocorre nos meses iniciais do projeto, serão implantadas todas as ferramentas necessárias para a execução das atividades dos cursos, serão selecionados e contratados os profissionais das equipes previstas no item 8, assim como será definida a metodologia de acompanhamento da imersão nas empresas parceiras. Ao final desta etapa, toda a equipe de apoio ao aluno e professor e infraestrutura necessária para a execução dos cursos estará contratada e implantada. 3. Comunicação e Divulgação: A execução das atividades previstas nesta etapa será iniciada assim que a equipe de comunicação e marketing for selecionada e contratada e perdurará até o final do projeto. Inicialmente será realizado um planejamento das atividades de comunicação para em seguida começar a divulgação dos cursos, a qual ocorrerá continuamente. Serão identificados os perfis dos alunos procurados e analisados diferentes formas e canais de comunicação para determinar a estratégia de comunicação mais eficiente para atrair a atenção e interesse do público-alvo. 4. Preparação e Execução dos Cursos: Nesta etapa serão executadas as atividades inerentes à execução das duas formações propostas. Esta é iniciada com a elaboração das aulas pelos professores conteudistas e designers instrucionais, os quais em seguida, com os mentores, realizam o planejamento das aulas, assim como as atividades e dinâmicas de cada curso. Em paralelo é realizada a seleção e matrícula dos alunos, assim como a seleção das empresas com vagas para a imersão através das parceiras. Ao término do curso, os alunos são encaminhados para as respectivas empresas. Durante a fase de imersão, os coordenadores das células e mentores acompanham e orientam os alunos e as empresas. Ao final do curso será realizada uma retrospectiva sobre a metodologia e execução do curso para que ajustes possam ser feitos e a metodologia seja aperfeiçoada para a execução do segundo ciclo de cursos. 5. Validação da Sustentabilidade Comercial: Esta etapa visa a definição e validação dos modelos de negócio que proporcionarão a sustentabilidade do projeto a partir do término da vigência do Acordo de Cooperação. Esta etapa será iniciada com a realização de um estudo e definição dos modelos de sustentabilidade do Programa e que terá como resultado um plano de negócios visando não só a sustentabilidade, mas também a expansão do programa de capacitação. Esta atividade será realizada simultaneamente à ocorrência do primeiro ciclo de cursos. Ao final desta atividade inicial será iniciado a divulgação de um novo ciclo de cursos, assim como o processo de seleção e matrícula dos novos alunos. Serão realizados ciclos de 12 meses. Após o término desta fase, uma nova retrospectiva será realizada e, para concluir a etapa, uma análise da sustentabilidade do Programa será realizada procurando lidar ou não hipóteses consideradas no plano de negócio anterior e determinar necessidades de ajustes e investimentos para a continuidade e expansão do Programa para outras regiões do país. A fim de evitar a evasão e buscar a permanência dos alunos nos cursos, serão tomadas as seguintes medidas: - Acompanhamento de professores e mentores - Acompanhamento por equipe pedagógica - Acompanhamento por coordenadores de células (regiões do Estado do Ceará) - Aplicação de atividades de recuperação - Uso de ferramentas interativas como Discord e WhatsApp para facilitar a comunicação - Uso de ferramentas de análise de evasão e retenção para aplicação de medidas específicas para cada turma - Reuniões periódicas da coordenação, equipe pedagógica, professores e mentores para diagnóstico de problemas, busca de soluções, compartilhamento de lições aprendidas Público-alvo: Alunos de escolas, institutos ou universidades em território cearense, ensino médio (regular, integral e profissionalizante), técnico subsequente, recém-formados no ensino médio (até 3 anos) e alunos do ensino superior. Número de alunos capacitados: 3.000 alunos. Estão previstos dois ciclos de capacitação por instituição, portanto serão dois ciclos de capacitação por trilha de formação. Cada ciclo terá o mesmo número de vagas para alunos por trilha. As metas detalhadas por ciclo e por trilha estão apresentadas no cronograma de metas a frente. Cursos ministrados: capacitação completa (480h) Serão oferecidos 3 cursos FIC, cujos PPCs foram submetidos à PROEXT e aprovados, conforme processo SEI 23256.005559/2024-13 Programação IOS: 480h Este curso propõe a aplicabilidade de metodologias ativas de aprendizagem que estimulam o protagonismo e o desenvolvimento de competências do século XXI. Baseia-se na identificação de problemas em situações complexas, embasadas na vida real e no mercado de trabalho, buscando possíveis soluções. Neste contexto, a metodologia escolhida é o Challenge Based Learning (CBL), ou Aprendizagem Baseada em Desafios, sendo esta uma abordagem educacional que coloca os alunos no centro do processo de aprendizagem, incentivando-os a enfrentar problemas reais e complexos que exigem soluções criativas e colaborativas. Seguindo as orientações do Guia de Sala de Aula da Apple 3 , a CBL é estruturada em torno dos seguintes princípios: 1. Desafios Autênticos: Os alunos são apresentados a desafios do mundo real que são relevantes para suas vidas e comunidades. Esses desafios podem estar relacionados a questões sociais, ambientais, econômicas ou tecnológicas. 2. Investigação Colaborativa: Os alunos trabalham em grupos para investigar o problema, explorar diferentes perspectivas e coletar informações relevantes. Eles são incentivados a utilizar uma variedade de recursos, incluindo tecnologia, para aprofundar sua compreensão do desafio. 3. Design Thinking: Os alunos aplicam princípios de design thinking para entender as necessidades dos usuários, gerar ideias criativas e desenvolver soluções inovadoras para o desafio. Isso envolve fases como empatia, definição do problema, ideação, prototipagem e teste. 4. Ação Significativa: Os alunos são encorajados a implementar suas soluções no mundo real e avaliar seu impacto. Isso pode envolver a criação de projetos tangíveis, campanhas de conscientização, aplicativos, apresentações, entre outros resultados concretos. 5. Reflexão e Avaliação: Os alunos refletem sobre o processo de aprendizagem, identificam suas conquistas e desafios, e avaliam o impacto de suas soluções. Isso promove a metacognição e permite que os alunos desenvolvam habilidades de autoavaliação e autorregulação. Ao adotar a metodologia Challenge Based Learning (CBL), os educadores podem criar experiências de aprendizagem envolventes e significativas que preparam os alunos para enfrentar os desafios do mundo real e se tornarem agentes de mudança em suas comunidades. O curso será desenvolvido por meio da modalidade de ensino a distância, proporcionando maior flexibilidade aos alunos, que podem escolher como e onde participar. As aulas serão conduzidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma de ensino EAD Moodle, exigindo que os alunos tenham acesso a um computador ou notebook para participar das aulas e do fórum, disponibilizado na própria plataforma e onde haverá a interação entre aluno e professor para discutir temas abordados nas aulas. Neste perspectiva, 60% da carga horária da disciplina será de aulas/atividades assíncronas, enquanto 40% será de aulas síncrona, de modo que o estudante estará sendo constantemente acompanhado durante o desenvolvimento do curso. A equipe envolvida no acompanhamento do processo de formação dos alunos será composta por professores, coordenação de turmas, equipe de acompanhamento pedagógico além de mentores. O mentor é um professor responsável pelas seguintes ações: ➢ Elaboração e acompanhamento de atividades para mitigar deficiências individuais de um aluno; ➢ Auxílio na avaliação individual dos alunos; ➢ Interação e engajamento com os alunos fora do horário da aula online, pois a situação de vida de cada aluno é diferente e eles podem ter horários completamente diferentes para trabalhar nas atividades do curso. Este curso será desenvolvido em dois ciclos de oferta. No primeiro ciclo serão ofertadas 1.200 vagas. Para tanto, os candidatos aprovados serão matriculados em 50 turmas, com 24 estudantes matriculados por turma. O segundo ciclo, que será iniciado no final do primeiro ciclo de oferta, também terá o mesmo número de vagas, turmas e de estudantes por turma. Diante do exposto, compreende-se que com a definição dessa metodologia de organização e funcionamento do curso, este será abrangente e ao mesmo tempo flexível, adaptando-se ao cotidiano dos alunos. Por fim, espera-se que a demanda do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), seja atendida, que ocorram novas oportunidades para esse público, de modo que os egressos que concluíram o curso com êxito sejam contratados e por conseguinte, possam melhorar sua qualidade de vida. Computação em Nuvem: 480h Este curso propõe a aplicação de metodologias ativas de aprendizagem que estimulam o protagonismo e o desenvolvimento de competências do século XXI. Baseia-se na identificação de problemas em situações complexas, embasadas na vida real e no mercado de trabalho, buscando possíveis soluções. Neste contexto, a metodologia escolhida é o PBL (Problem Based Learning) 4 , cujo objetivo é desenvolver habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico, colaboração e auto aprendizagem nos alunos através de projetos propostos pelos professores, envolvendo os seguintes elementos: 1. Apresentação do problema: Os alunos são apresentados a um problema complexo e realista que requer investigação e resolução 2. Trabalho em grupo: Os alunos trabalham em grupos pequenos para discutir o problema, compartilhar conhecimento e colaborar na busca por soluções. 3. Pesquisa autônoma: Os alunos são incentivados a realizar pesquisas independentes para coletar informações relevantes sobre o problema. 4. Discussão e debate: Os alunos participam de discussões em sala de aula para compartilhar suas descobertas, explorar diferentes perspectivas e debater possíveis soluções. 5. Apresentação de resultados: Os alunos apresentam suas soluções ou conclusões, geralmente em formato de relatório, apresentação ou outra forma de comunicação. O curso será desenvolvido por meio da modalidade de ensino a distância, proporcionando maior flexibilidade aos alunos, que podem escolher como e onde participar. As aulas serão conduzidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma de ensino EAD Moodle, exigindo que os alunos tenham acesso a um computador ou notebook para participar das aulas e do fórum, disponibilizado na própria plataforma e onde haverá a interação entre aluno e professor para discutir temas abordados nas aulas. Nesta perspectiva, 60% da carga horária da disciplina será de aulas/atividades assíncronas, enquanto 40% será de aulas síncrona, de modo que o estudante estará sendo constantemente acompanhado durante o desenvolvimento do curso. A equipe envolvida no acompanhamento do processo de formação dos alunos será composta por professores, coordenação de turmas, equipe de acompanhamento pedagógico além de mentores. O mentor desenvolverá as seguintes ações: ➢ Orientação e ajuda no esclarecimento de dúvidas fora do horário da aula online; ➢ Elaboração e acompanhamento de atividades para mitigar deficiências individuais de um ➢ aluno; ➢ Auxílio na avaliação individual dos alunos; ➢ Interação e engajamento com os alunos fora do horário da aula online, pois a situação de vida de cada aluno é diferente e eles podem ter horários completamente diferentes para trabalhar nas atividades do curso. É válido destacar que esse curso será desenvolvido em dois ciclos de oferta, totalizando nos ciclos, cada ciclo oferecerá 150 vagas. Para tanto, os candidatos aprovados serão matriculados em 6 turmas, com pelo menos 25 estudantes matriculados em cada turma. O segundo ciclo, que será iniciado no final do primeiro, também terá o mesmo número de vagas, turmas e de estudantes por turma. Diante do exposto, compreende-se que com a definição dessa metodologia de organização e funcionamento do curso, este será abrangente e ao mesmo tempo flexível, adaptando-se ao cotidiano dos alunos. Por fim, espera-se que a demanda do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), seja atendida, que ocorram novas oportunidades para esse público, de modo que os egressos que concluíram o curso com êxito sejam contratados e por conseguinte, possam melhorar sua qualidade de vida. Infraestrutura de Redes 5G: 480h Este curso propõe a aplicação de metodologias ativas de aprendizagem que estimulam o protagonismo e o desenvolvimento de competências do século XXI. Baseia-se na identificação de problemas em situações complexas, embasadas na vida real e no mercado de trabalho, buscando possíveis soluções. Neste contexto, a metodologia escolhida é o PBL (Problem Based Learning), cujo objetivo é desenvolver habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico, colaboração e auto aprendizagem nos alunos através de projetos propostos pelos professores, envolvendo os seguintes elementos: 1. Apresentação do problema: Os alunos são apresentados a um problema complexo e realista que requer investigação e resolução. 2. Trabalho em grupo: Os alunos trabalham em grupos pequenos para discutir o problema, compartilhar conhecimento e colaborar na busca por soluções. 3. Pesquisa autônoma: Os alunos são incentivados a realizar pesquisas independentes para coletar informações relevantes sobre o problema. 4. Discussão e debate: Os alunos participam de discussões em sala de aula para compartilhar suas descobertas, explorar diferentes perspectivas e debater possíveis soluções. 5. Apresentação de resultados: Os alunos apresentam suas soluções ou conclusões, geralmente em formato de relatório, apresentação ou outra forma de comunicação. O curso será desenvolvido por meio da modalidade de ensino a distância, proporcionando maior flexibilidade aos alunos, que podem escolher como e onde participar. As aulas serão conduzidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma de ensino EAD Moodle, exigindo que os alunos tenham acesso a um computador ou notebook para participar das aulas e do fórum, disponibilizado na própria plataforma e onde haverá a interação entre aluno e professor para discutir temas abordados nas aulas. Nesta perspectiva, 60% da carga horária da disciplina será de aulas/atividades assíncronas, enquanto 40% será de aulas síncrona, de modo que o estudante estará sendo constantemente acompanhado durante o desenvolvimento do curso. A equipe envolvida no acompanhamento do processo de formação dos alunos será composta por professores, coordenação de turmas, equipe de acompanhamento pedagógico além de mentores. O mentor desenvolverá as seguintes ações: ➢ Orientação e ajuda no esclarecimento de dúvidas fora do horário da aula online; ➢ Elaboração e acompanhamento de atividades para mitigar deficiências individuais de um ➢ aluno; ➢ Auxílio na avaliação individual dos alunos; ➢ Interação e engajamento com os alunos fora do horário da aula online, pois a situação de vida de cada aluno é diferente e eles podem ter horários completamente diferentes para trabalhar nas atividades do curso. É válido destacar que esse curso será desenvolvido em dois ciclos de oferta, totalizando nos ciclos, cada ciclo ofertará 150 vagas. Para tanto, os candidatos aprovados serão matriculados em 6 turmas, com pelo menos 25 estudantes matriculados em cada turma. O segundo ciclo, que será iniciado no final do primeiro, também terá o mesmo número de vagas, turmas e de estudantes por turma. Diante do exposto, compreende-se que com a definição dessa metodologia de organização e funcionamento do curso, este será abrangente e ao mesmo tempo flexível, adaptando-se ao cotidiano dos alunos. 10 Por fim, espera-se que a demanda do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), seja atendida, que ocorram novas oportunidades para esse público, de modo que os egressos que concluíram o curso com êxito sejam contratados e por conseguinte, possam melhorar sua qualidade de vida. Dividida entre as disciplinas de: Raciocínio Lógico (20hrs) Projeto de Vida, Comunicação e Relacionamento Interpessoal (20hrs) Inovação e Empreendedorismo (40hrs) Inglês para Profissional de TI (40hrs) Trilha de TI (240hrs): o aluno escolhe uma das 8 opções de trilha formativa - Ciência de Dados, Fullstack, Provimento de Serviços Computacionais, Computação em Nuvem, 5G, Java, Desenvolvimento Android ou Desenvolvimento IoS. Imersão nas empresas parceiras (120hrs). Especialidades da área de TI abordadas nas capacitações: Ciência de Dados; Desenvolvimento Fullstack; Provimento de Serviços Computacionais; Computação em Nuvem; Infraestrutura 5G; Java; Desenvolvimento Android; e Desenvolvimento IoS. Breve explicação de cada projeto do grupo: todas as instituições de ensino propositoras da iniciativa ofertarão a capacitação do Capacita Brasil por completo, com abertura de processos de seleção de professores, mentores e alunos. O Instituto Atlântico será responsável exclusivamente pela oferta da trilha de fullstack, contando com o apoio da UECE para complementar a oferta do curso. - UECE/IA: a Universidade Estadual do Ceará ofertará duas trilhas de formação no âmbito do Capacita Brasil: Ciência de Dados e Fullstack, sendo que para esse último ela se uniu ao Instituto Atlântico, que já possui experiência comprovada na área. - IFCE: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia ofertará as trilhas de Infraestrutura 5G, Desenvolvimento IOS e Computação em Nuvem. - UFC: a Universidade Federal do Ceará, por sua vez, oferecerá as trilhas de Java, Desenvolvimento Android e Provimento de Serviços Computacionais. Necessidades de cada projeto: - IFCE: O programa Capacita Brasil foi planejado para que o estudante desenvolva as atividades do programa em conjunto com a sua formação de nível médio, ou ainda, com atividades profissionais em tempo parcial, de modo a possibilitar a sua formação continuada e sua inserção no mercado de trabalho e possível migração de área profissional, minimizando o impacto com outras atividades paralelas de ensino. Com foco na empregabilidade, o Capacita Brasil é uma resposta para a escassez de profissionais na área de tecnologia de informação e comunicação (TICs) no Estado do Ceará, o que gera um desafio adicional para as empresas que estão instaladas no estado. Para o cumprimento dos objetivos de formação de jovens no referido contexto do programa, será contratada uma equipe pedagógica, docentes, mentores e pessoal de apoio para realização das ações. Com relação aos equipamentos a serem adquiridos, são necessárias medidas de adequação de infraestrutura, de ambientes virtuais de aprendizagem, laboratórios virtuais e elaboração de material didático. Ementa: A capacitação será dividida em 3 (três) fases totalizando 480 (quatrocentas e oitenta) horas, as quais definem a jornada do aluno dentro do programa: FASE 1: A formação dos alunos se inicia com conteúdos gerais para todos os participantes. São eles: Raciocínio Lógico (20h): o objetivo da disciplina é fornecer aos jovens o primeiro contato com a lógica de programação e com conhecimentos sobre tecnologias. As temáticas abordadas são: Introdução à Lógica; Método lógico-dedutivo; Noção de prova e de algoritmo; Conceitos de computação; Pensamento computacional. Projeto de Vida, Comunicação e Relacionamento Interpessoal (20h): oferecer aos jovens uma trilha para construção do seu projeto de vida e competências socioemocionais. A formação será ofertada diretamente pelos mentores, em grupos de até 25 alunos, com apoio de professores competentes na área. Formação introdutória sobre as competências socioemocionais; Formação sobre a trilha de projeto de vida; Implementação da trilha de projeto de vida em 3 blocos – identidade, autoconhecimento e fazendo acontecer. Empreendedorismo e Inovação (40h): Os estudantes são estimulados a criar empreendimentos pessoais ou produtivos articulados com seus projetos de vida, que fortaleçam a sua atuação como protagonistas da sua própria trajetória. O objetivo é convidar o aluno a conhecer o mundo do empreendedorismo, conhecer seu propósito com informações e dicas para quem quer inovar, quer descobrir uma ideia e começar a transformá-la em negócio. Temas abordados: Jovem empreendedor; Criatividade e inovação; Propósito; Círculo de ouro; Empreendedorismo; Novos negócios; Planejamento; Ideação e protótipos. Inglês para Profissional de TIC (40h): Essa disciplina tem como objetivo de ler, compreender e analisar, de forma crítica, textos de conteúdo geral em inglês usando recursos instrumentais de leitura e compreensão. Ela utilizará como base conteúdos e conceitos necessários para a atuação profissional com tecnologia da informação. FASE 2: Após essa formação, a Formação em TIC prevista no programa de capacitação será dividida em oito trilhas. O aluno irá escolher uma trilha, composta por carga horária de 240h, entre as trilhas a seguir: Trilha 01 - Desenvolvimento Android: formação de profissionais com conhecimento em desenvolvimento de software que os tornarão capazes de implementar soluções e apps nativos para a plataforma Android, com o uso de APIs e bancos de dados, bem como o desenvolvimento de testes automatizados. Serão levantadas as demandas de mercado ligadas à tecnologia ofertada, além de questões voltadas à relação com possíveis desafios. O curso de capacitação e seus respectivos módulos serão os seguintes: Módulo Inicial (80h) Unidade 1: Introdução e histórico de sistemas operacionais móveis (5 horas); Unidade 2: Ferramenta de desenvolvimento Android Studio (5 horas); Unidade 3: Linguagens de programação Java e Kotlin, módulo I (20 horas); Unidade 4: Estruturas fundamentais e ciclo de vida de uma aplicação. (10 horas) Unidade 5: Construção e programação de telas e componentes de interface. (10 horas); Unidade 6: Desenvolvimento de projeto (30 horas); Módulo Intermediário (80h) Unidade 1: Linguagens de programação Java e Kotlin, módulo II (20 horas); Unidade 2: Navegação (Activities e Fragments) (10 horas); Unidade 3: Manipulação de Mídias (sons, imagens, etc.) (10 horas); Unidade 4: Uso de recursos e hardwares específicos do dispositivo (câmeras, GPS, acelerômetros, etc.) (10 horas); Unidade 5: Desenvolvimento de projeto (30 horas); Módulo Avançado (80h) Unidade 1: XML, JSON e webservices (10 horas); Unidade 2: Persistência de dados (10 horas); Unidade 3: Notificações. (10 horas); Unidade 4: Geolocalização (10 horas); Unidade 5: Publicação na Google Play (10 horas); Unidade 6: Desenvolvimento de projeto (30 horas); Trilha Infraestrutura de Redes 5G: Formação profissional para elaboração, implantação e gerenciamento de redes 5G, com foco nas temáticas de Introdução a Redes, FiberTo The Home (FTTH), Tecnologia 5G e Projeto Integrador. Unidade 1: Introdução à Redes (80h) Fundamentos de Comunicação de Dados (8h) Comunicação e Redes Tipos de Redes e Topologias Profissionais de rede Introdução aos Modelos de Referência em Redes (8h) Meios Físicos de Transmissão em Redes de Computadores (4h) Fundamentos do Protocolo Ethernet (20h) Camada de Enlace e Ethernet Fundamentos de Switching VLAN SpanningThree Link Agregation Fundamentos da Camada de Rede (20h) Tipos de Rede Endereçamento IPv4 Princípios de Roteamento NAT Introdução ao IPv6 Configuração de Redes Corporativas (20h) Configuração básica do Huawei VRP Configuração VLAN Configuração SpanningThree Configuração de roteamento intra VLAN Configuração de Link Agregation Unidade 2: Tecnologia 5G (80h) Evolução do Desenvolvimento 5G (10h) Arquitetura de Rede 5G e principais Tecnologias (20h) 5G+ Novas Tecnologias Convergidas e Aplicações Inovadoras (15h) Recursos e Aplicações básicas de serviço 5G (20h) Solução de Aplicação da Indústria 5G (15h) Unidade 3: FTTH (40h) Introdução à Tecnologia de Fibra Óptica (6h) Funcionamento da Fibra e suas características Perdas na fibra e Cálculo de Perdas Tipos de Fibra Óptica Cabo de Fibra óptica, suas finalidades, nomenclatura e conectores (6h) Estrutura de Uma Rede de distribuição óptica (8h) Redes GPON e Solução FTTx Componentes de uma Rede FTTx Multiplexação em Redes GPON Trabalho com Transmissão de Sinais Ópticos (8h) Segurança ao manipular transmissores Laser Medidor de potência óptica (OPM) e suas especificações Balanço de potência Introdução ao OTDR Solução FTTH Huawei (12h) Unidade 4: Projeto Integrador (40h) Trilha Computação em Nuvem: Formar profissionais capazes de analisar, projetar, implementar e integrar serviços através de plataformas em nuvem alinhadas com as ferramentas utilizadas pelo mercado. Unidade 1: Introdução à computação em nuvem Adotando a nuvem. Unidade 3: Explorando Software como Serviço (SaaS) Unidade 4: Fornecendo Plataforma como Serviço (PaaS) Unidade 5: Implantação de infraestrutura como serviço (IaaS) Unidade 6: Projeto Integrador Trilha Programação iOS: Formação profissional com foco no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis que operam com o sistema operacional iOS da Apple, através de uma metodologia de Aprendizagem Baseada em Desafio. Unidade 1: Protótipo de Software (120h) Unidade 2: Produto de Software (60h) Unidade 3: Projeto Integrador (60h) FASE 3:Imersão na Empresa Parceira: após a formação em uma das trilhas acima descritas, o aluno irá colocar em prática a formação obtida em uma empresa parceira, durante até três meses, perfazendo carga horária total de 120 horas. Para a formalização, o programa se utilizará de um modelo de Termo de Concessão de Estágio já utilizado pelo Governo do Estado do Ceará para as Escolas Estaduais de Educação Profissional, no qual em formato similar, a instituição ofertante do curso oferta o pagamento das bolsas para os alunos e demais custos complementares, a empresa disponibiliza um profissional supervisor para acompanhar o aluno em imersão e o aluno concorda com sua dedicação de 120 horas na implementação de iniciativas e soluções relacionadas aos conteúdos aprendidos nas aulas técnicas. Critérios de seleção dos participantes: para participar do Programa Capacita Brasil, o aluno deverá: Residir no Ceará; e Estar cursando o Ensino Médio ou cursando Ensino Técnico em nível médio; ou Ter concluído o Ensino Médio e ter até 20 anos OU ter até 3 anos de conclusão. Processo seletivo: o modelo de seleção dos alunos será via editais de seleção, os quais serão publicados por cada uma das universidades propositoras, conforme os cursos ofertados. O Instituto Atlântico terá sua oferta de vagas disponibilizadas via edital da UECE. Avaliação do curso: o curso em geral será avaliado por meio dos indicadores elencados neste plano de utilização. Os alunos capacitados no programa serão avaliados especialmente por duas frentes. Para conseguir a certificação final, o aluno deve garantir: 1. ao menos 75% de presença nas aulas síncronas; 2. realização de ao menos 80% tarefas e entregas previstas nos cursos; 3. conclusão do período de imersão na empresa parceira com satisfação da empresa de ao menos 70%. As disciplinas ofertadas no curso terão flexibilidade de avaliação, prezando por métodos inovadores e motivacionais, além de prezar pela integração do aluno ao curso, reduzindo as taxas de evasão por desconexão da realidade vivenciada pelo jovem atendido. Durante os três meses todos os alunos que participarão da imersão na empresa irão receber uma bolsa de R$ 200,00.