Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Bootcamp iOS – Apple Developer Academy
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Tecnologia da Informação
Data de Início:
10/03/2025
Previsão de Fim:
14/03/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Carga Horária de Execução do Evento:
40
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
E-mail
Folder
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Carlos Hairon Ribeiro Goncalves
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Carlos Hairon Ribeiro Goncalves IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 10/03/2025 14/03/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Bootcamp iOS é uma experiência de aprendizado prática em desenvolvimento para plataformas Apple que busca introduzir designers e programadores iniciantes à experiência do usuário no ecossistema Apple e à linguagem de programação Swift por meio do framework SwiftUI. As ações de formação do bootcamp serão voltadas para estudantes ou iniciantes nas áreas de programação e de design que já possuem conhecimento básico em suas respectivas áreas e buscam expandir seus conhecimentos em plataformas Apple.
Justificativa
A prática de extensão no IFCE, especialmente por meio de iniciativas como o Bootcamp iOS, tem uma relevância social profunda que vai muito além do ensino técnico. Como mentor do programa, acredito que nossa missão vai além de capacitar designers e programadores em desenvolvimento para plataformas Apple; trata-se de criar pontes entre o conhecimento acadêmico, o mercado de trabalho e as demandas reais da sociedade. Ressalto que a prática de extensão reafirma o papel do IFCE como um agente transformador na sociedade. Capacitar profissionais para inovar no ecossistema Apple é um passo importante para colocar o Brasil como protagonista no mercado global de tecnologia. E, ao mesmo tempo, oferecer aos participantes ferramentas e habilidades que podem ser aplicadas localmente, contribuímos para o fortalecimento da economia regional e o estímulo ao empreendedorismo. O Bootcamp iOS não é apenas uma oportunidade de aprendizado técnico, mas uma experiência que une a formação de profissionais altamente capacitados à promoção de impacto social real. É por isso que acredito tanto na relevância desta prática de extensão e na transformação que ela pode proporcionar.
Público Alvo
O público-alvo do Bootcamp iOS são designers e programadores iniciantes que já possuem algum conhecimento teórico em suas áreas de atuação e desejam expandir seus conhecimentos práticos para o ecossistema Apple. Isso inclui estudantes de graduação, profissionais em início de carreira ou até mesmo autônomos que buscam se especializar.
Objetivo Geral
Capacitar designers e programadores com conhecimento inicial em suas áreas para desenvolver aplicações inovadoras para plataformas Apple, utilizando a linguagem Swift e o framework SwiftUI, enquanto promovem a criatividade, a colaboração interdisciplinar e a resolução de problemas reais por meio da metodologia Challenge Based Learning (CBL).
Objetivo Específico
Criar um ambiente de trabalho colaborativo que una diferentes áreas de conhecimento, como programação, design e experiência do usuário (UX); Capacitar os participantes no uso da linguagem Swift e do framework SwiftUI para o desenvolvimento de interfaces intuitivas e funcionais; Proporcionar aos participantes a vivência prática da metodologia Challenge Based Learning (CBL), incentivando a criação de soluções inovadoras para desafios contemporâneos; Permitir que os projetos desenvolvidos possam ser utilizados como portfólio ou base para startups, promovendo o crescimento profissional dos participantes e gerando impacto positivo na sociedade.
Metodologia
Ao adotar a metodologia Challenge Based Learning (CBL), integramos as necessidades sociais diretamente no processo de aprendizado. Os desafios e exemplos apresentados durante o Bootcamp não serão apenas exercícios técnicos; eles refletirão demandas sociais, econômicas e culturais do nosso entorno. Isso permite que os participantes desenvolvam projetos que não apenas têm valor de mercado, mas também um impacto social significativo para eles e sua comunidade. Para guiar esse processo, os mentores desempenham o papel de facilitadores, fortalecendo o aprendizado colaborativo e horizontal. Por isso, eles ministrarão aulas e workshops para melhorar e exercitar as habilidades desses alunos, serão esses: 10/02 – Introdução a metodologia Challenge Based Learning (CBL) – (2h30m) A atividade de introdução a metodologia CBL é um workshop que incentiva a participação ativa dos participantes no seu processo de aprendizagem por meio de situações lúdicas para o entendimento dos conceitos da metodologia para, então, ele ser aplicado em situações práticas do mundo real. Ele inicia-se com uma situação-problema proposta pelo mentor responsável pela atividade em que os participantes em equipes devem, por meio de perguntas, entender o contexto e o problema chave da situação apresentada. Em seguida, munidos de materiais de desenho, os participantes devem apresentar uma solução de acordo com as hipóteses levantadas pela equipe. Ao final, a lógica de pensamento das equipes é comparada com o processo previsto pela metodologia, conectando as fases do CBL com as etapas do workshop. 10/02 – Introdução ao MacOS e Xcode; (1h30m) A atividade é uma iniciativa dos participantes a plataforma usada no Apple Developer Academy. Os participantes terão uma introdução das principais funcionalidades do sistema operacional MacOS para facilitar o fluxo de trabalho dos dias seguintes. Entendimentos de gerenciamentos de aplicações, navegação entre janelas, organização de arquivos. Em seguida, é apresentado a principal ferramenta de desenvolvimento para plataformas Apple, o Xcode. Será apresentada sua interface, funcionalidades e recursos. 11/02 – Princípios de prototipagem para iOS (2h); O workshop de Princípios de Prototipagem para iOS tem como objetivo introduzir os participantes de design às melhores práticas de prototipagem de interfaces dentro do ecossistema Apple. Será abordado como os conceitos essenciais de design de interfaces como hierarquia visual, navegação, tipografia e acessibilidade são aplicados as orientações da Human Interface Guidelines (HIG), guia de interfaces da Apple. Os participantes terão uma base sólida para criar protótipos eficazes para iOS, facilitando a transição para a implementação real no SwiftUI. 11/02 – Engajar-se com o problema (2h); O workshop de engajamento é uma introdução à primeira fase da metodologia Challenge Based Learning (CBL). Nele, os participantes terão oportunidade de compartilhar com as equipes suas ideias de como causar impacto social por meio de um aplicativo. As etapas do workshop são pensadas para que haja um brainstorm (ou tempestade de ideias) individual e, em seguida, elas serem compartilhadas com o grupo para que, então, elas sejam agrupadas e refinadas. 11/02 – Introdução ao Swift (2h); A aula de Introdução ao Swift apresenta aos participantes de programação os fundamentos da linguagem utilizada no desenvolvimento para plataformas Apple, abordando sua sintaxe, tipos de dados, controle de fluxo e funções. Os participantes aprenderão na prática, escrevendo seus primeiros códigos e entendendo como Swift se diferencia de outras linguagens, preparando-se para o desenvolvimento iOS com SwiftUI. 12/02 – Workshop de UX Research + MVP (2h); Uma das práticas fundamentais no desenvolvimento de aplicativos é planejar e executar uma pesquisa com o usuário. Essa etapa é importante para prever o real impacto e viabilidade da ideia. Durante a atividade, os participantes terão orientações de como planejar uma pesquisa e, em seguida, transformar os dados obtidos nela em um MVP (Produto viável mínimo), uma versão reduzida da aplicação para que ela possa ser testada. 12 e 13/02 – Introdução ao SwiftUI (4h); O workshop de introdução ao SwiftUI é um dos principais do Bootcamp. Aqui, os alunos serão apresentados as diferenças entre a Swift e as outras linguagens de programação mais comumente trabalhadas, além da introdução ao SwiftUI, framework declarativo da Apple para a criação de interfaces. O workshop será conduzido de forma interativa, com demonstrações ao vivo e rápidos desafios práticos que permitirão aos participantes aplicarem os conhecimentos adquiridos sobre estrutura de views, modificadores e abordagem declarativa. Ao final, os alunos terão desenvolvido suas primeiras interfaces utilizando SwiftUI e estarão preparados para avançar no desenvolvimento de seus projetos ao longo do Bootcamp. 14/02 – Princípios da metodologia SCRUM (2h); O workshop introduzirá a metodologia SCRUM aos participantes do Bootcamp iOS. É entendimento que trabalhar em equipes é essencial para o desenvolvimento de projetos, mas elas precisam ser bem geridas para oferecer resultados. Dentre os frameworks ágeis existentes, o SCRUM foi escolhido pois é um dos mais utilizados no desenvolvimento de software. Durante essa atividade, os participantes entenderão como o SCRUM pode ser aplicado no desenvolvimento de aplicativos, promovendo colaboração, organização e entregas contínuas. Serão apresentados conceitos essenciais, como papéis dentro do SCRUM (Product Owner, Scrum Master e Time de Desenvolvimento), cerimônias (Daily, Sprint Planning, Sprint Review e Retrospectiva) e artefatos (Backlog, Sprint Backlog e Incremento). Assim, os participantes terão um entendimento sólido da metodologia e estarão aptos a utilizá-la para organizar e gerenciar suas equipes durante o desenvolvimento dos projetos do Bootcamp iOS. Ao final, os projetos desenvolvidos serão apresentados em uma avaliação com feedbacks construtivos aos mentores do Apple Developer Academy. 2. Divulgação A promoção do Bootcamp iOS será realizada virtualmente, nas redes sociais do Apple Developer Academy que alcança a comunidade interna e externa, dentro do público alvo do evento. Em adição, será enviado e-mails às coordenações IFCE e instituições parceiras de cursos relacionados à área do desenvolvimento, convidando os alunos para o evento; e divulgados nos sites do Apple Developer Academy e será solicitada a divulgação no site do IFCE Fortaleza. Na promoção, será divulgado o período de inscrição, junto aos requisitos dos participantes. O período de inscrição será de dois dias (17 e 18 de fevereiro) e coletará nome e histórico escolar dos candidatos. Em seguida, será realizado um sorteio (21 de fevereiro) que selecionará 20 programadores e 10 designers. Dentro de cada papel, 30% serão da comunidade interna e 70% serão da comunidade externa.