Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TAUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
II Celebração dos projetos integradores do IFCE Campus Tauá
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
19/02/2025
Previsão de Fim:
25/02/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Carga Horária de Execução do Evento:
25
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Programa de Acompanhamento ao Egresso - PROAE
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Arneiroz
Parambu
Tauá
Formas de Avaliação:
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Reunião
Seminário
Trabalho em grupo
Debate
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Rádio
Atividades Realizadas:
Exposição
Feira
Espetáculo
Apresentação
Nome do Responsável:
Willame de Araujo Cavalcante
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alan Delbertt Dias Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 25 19/02/2025 25/02/2025
Allana Souza Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Amanda Souza Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Amanda Vitória Pedroza Vieira IFCE Integrante Discente IFCE Não 25 19/02/2025 25/02/2025
Ana Clara Araújo Andrade IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Ana Clara Ferreira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Ana Flávia Noronha Cordeiro do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Ana Luisa Cavalcante Farias IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Anelise Daniela Schinaider IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 19/02/2025 25/02/2025
David Kaylton da Silva Teixeira IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Emanuela Bastos Cavalcante de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 25 19/02/2025 25/02/2025
Emanuel Noronha Morais da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Emilly Dimas Fernandes IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Eyshila Alves dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Felipe Gabriel Izidorio dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Fernanda de Sousa França IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Francisca Isabelly Pereira de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Gabriel Fernando dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Gabriel Ribeiro Fernandes IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 19/02/2025 25/02/2025
Iasmim Aparecida Oliveira Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Isabele do Carmo Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 19/02/2025 25/02/2025
Isaias Ferreira de Medeiros IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Ivna Chaves Jorge IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 24/02/2025
João Gabriel Freitas Bonfim Leite IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
João Paulo Soares Belizário IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
John Weber Andrade Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
José Leandro Andrade Loiola IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
José Orlando Lima de Medeiros IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Julio Serafim Martins IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 19/02/2025 25/02/2025
Karen Vitória Tomé Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 25 05/02/2025 25/02/2025
Letícia Pamela Clarentino de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 25 19/02/2025 25/02/2025
Lívia Lima Borges IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 24/02/2025
Lívia Maria Sobreira de Alencar IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Lorrami Gonçalves de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 05/02/2025 25/02/2025
Lucas Eduardo Alves Morais IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 19/02/2025 25/02/2025
Luis Henrique Loiola Caracas IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Luiz Guilherme Alves da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Marcos Vinicius Sousa Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 24/02/2025
Margarida Maria Xavier da Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Maria Anally Pereira Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Maria Beatriz Brandão da Silva Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 24/02/2025
Maria Clara de Sousa Fernandes IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Maria Edilany Sales Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Maria Elizabeth Fernandes Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Maria Estéfany Sousa Furtado IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 19/02/2025 25/02/2025
Maria Ester Munda de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 19/02/2025 25/02/2025
Maria Geovane Rodrigues do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Maria Jordane Rodrigues do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Matheus Gonçalves de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Micaelle de Oliveira Vieira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 20 19/02/2025 24/02/2025
Moisés Cristian Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Myrela Mendonça Pontes IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Noemia Beatriz Gomes Bezerra Amorim IFCE Integrante Discente IFCE Não 25 19/02/2025 25/02/2025
Paolla Setúbal da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 19/02/2025 25/02/2025
Rai Oliveira Matos IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Rone Alan Evangelista Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Sabino Henryque Melo Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Sharlene Pereira Alves IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Tiago de Sousa Leite IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 19/02/2025 25/02/2025
Victor Emanoel de Sena Lacerda IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Viviane Alves de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Vivian Maria Fernandes de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Wesley dos Santos Evangelista IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 24/02/2025
Willame de Araujo Cavalcante IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 19/02/2025 25/02/2025
Yanna Gabriela Moreira Noronha IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 19/02/2025 25/02/2025
Yuri Ribeiro da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 25 19/02/2025 25/02/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
aprendizagem orientada por projetos é um dos modelos centrais da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Esta estratégia pedagógica tem como objetivo proporcionar ganhos em termos de aplicação de conhecimentos transversais nas mais diversas áreas de conhecimento por meio do desenvolvimento de projetos multidisciplinares. O ensino por meio dos projetos integradores no ensino médio estimula a escrita, a organização de ideias, o planejamento em forma de fluxograma, o entendimento de áreas diversas em um mesmo trabalho e a maturidade do que é pesquisa e extensão.
Justificativa
A BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica (BRASIL, 1996), baseando-se nos princípios pedagógicos essenciais ao bom desenvolvimento do ensino. Isso pois, o papel pedagógico em sala de aula e de fora dela consiste no processo de construção e reconstrução da aprendizagem a partir da dialética da intenção da tarefa partilhada, em que todas/os são sujeitos do conhecer e aprender (SANTOS et al., 2018). O conjunto destas ações visam a construção do conhecimento pautado na reflexão, no debate, na crítica, na perspectiva criativa e principalmente na interdisciplinaridade (TORRES et al., 2011; VIEIRA, 2023). Para isso, é necessário entender que a formação vai além das atividades convencionais da sala de aula, pois consiste em tudo que afeta direta ou indiretamente o processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, atividades complementares, tais como projetos integradores interdisciplinares podem estimular a solução de problemas e a formação de novas competências interdisciplinares que promovam alicerces para a prática científica, extensionista e pedagógica (VIEIRA, 2023). Tal articulação deve ser uma preocupação constante do professor como ferramenta essencial para o ensino dinâmico. Assumindo todas as premissas acima, cabe a instituição de ensino dar protagonismo aos discentes na condução de projetos e ações de pesquisa e extensão. Isso pode ser porta de entrada para uma séria de amadurecimento por parte dos envolvidos. Além disso, a divulgação desses projetos para o público turma o papel da disciplina de projetos integradores algo realístico e satisfatório.
Público Alvo
Alunos e professores das redes de ensino público da região, bem como civis interessados.
Objetivo Geral
Promover a celebração dos projetos integradores como etapa de conclusão da disciplina.
Objetivo Específico
Promover o amadurecimento em torno da celebração dos projetos; Estimular o contato entre discente e o público externo interessado; Vislumbrar a importância das ações estudantis na região;
Metodologia
O evento será realizado nas dependências do campus IFCE Tauá dentro das mais diversas modalidades de apresentações de projetos, como: Produção de hortaliças em aquaponia; Oficinas de construção de composteiras; Uso de papel reciclável (papel semente); Uso de materiais recicláveis para criação de objetos artísticos para designer de ambientes; Produção e apresentação sobre insetos benéficos; Produção de cosméticos e alimentos a partir de sobras alimentares; O cultivo de plantas como viés terapêutico (fitoterapia humana); Cuidados com animais abandonados e suas orientações; Exposição de fotos sobre cultura e arte; O evento será difulgado por meio dos canais de internet oficiais do campus, rádios locais e convite direto às escolas locais por meio de ofício.