Exibir Ação

Campus:
CAMPUS UMIRIM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Projeto ENEM
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
10/03/2025
Previsão de Fim:
27/02/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Croatá
São Gonçalo do Amarante
Umirim
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Testes Objetivos
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Felipe Alves de Brito Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alexsandra Sombra Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/03/2025 27/02/2026
Cassia Alves da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/03/2025 27/02/2026
Enos Feitosa de Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/03/2025 27/02/2026
Erika Assuncao dos Santos Cavalcante IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/03/2025 27/02/2026
Felipe Alves de Brito Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 10/03/2025 27/02/2026
Kael Max Duarte Quinto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/03/2025 27/02/2026
Monique Rafaela Monteiro Marinho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/03/2025 27/02/2026
Nadya Brito Gurgel Correia Dutra IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/03/2025 27/02/2026
Rodrigo Cavalcante de Almeida IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/03/2025 27/02/2026
Sameque do Nascimento Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/03/2025 27/02/2026
Viviane Costa Vilella IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/03/2025 27/02/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
EEM Maria Iracema Uchôa Sales (LICEU) Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto de extensão "Preparação para o ENEM 2024" surge como uma iniciativa do IFCE campus Umirim em resposta à demanda social por acesso democrático à educação de qualidade e à necessidade de desenvolvimento integral dos estudantes. Reconhecendo a importância do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como porta de entrada para o ensino superior e como ferramenta de promoção da equidade educacional, este projeto visa contribuir para a formação dos estudantes, fortalecendo suas habilidades e competências necessárias para enfrentar os desafios da prova. Por meio de atividades diversificadas e metodologias participativas, o projeto busca não apenas preparar os participantes para o exame, mas também promover uma educação contextualizada, crítica e inclusiva assim como em Nobrega et al. (2016), de Paula et al. (2020) e de Farias et al. (2024) desenvolveram na Paraíba, em Tocantins e no Acre, respectivamente.
Justificativa
O acesso à educação superior ainda é um desafio para muitos jovens brasileiros, especialmente aqueles provenientes de grupos sociais vulnerabilizados. Nesse contexto, o ENEM desempenha um papel crucial na democratização do acesso ao ensino superior. No entanto, muitos estudantes enfrentam dificuldades na preparação para o exame devido a desigualdades estruturais e carências na formação escolar. Assim, este projeto se justifica como uma forma de contribuir para a redução das disparidades educacionais, promovendo a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento integral dos estudantes.
Público Alvo
Alunos do 3º ano do ensino médio da EEM Maria Iracema Ucho Sales, aproximadamente, 100 alunos, além de ex-alunos do campus Umirim Profissionais que atuam na área de produção e correção de textos
Objetivo Geral
O objetivo geral do projeto é oferecer suporte e orientação para estudantes que irão prestar o ENEM em 2024, promovendo a sua preparação de forma integral e contextualizada, visando o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para o sucesso na prova e para a sua formação educacional e cidadã.
Objetivo Específico
Oferecer ciclos de debates periódicos sobre temas relevantes das áreas do conhecimento avaliadas no ENEM, promovendo a discussão crítica e aprofundada dos conteúdos. Realizar oficinas práticas para orientação na elaboração de redações, resolução de questões e técnicas de estudo eficazes. Promover palestras informativas sobre o formato e conteúdo da prova do ENEM, bem como estratégias de preparação e orientações práticas para o dia do exame. Disponibilizar materiais de estudo, simulados e acompanhamento psicopedagógico individualizado para os participantes.
Metodologia
1. (março a setembro) Planejamento e Organização das Atividades: Com base nos principais conteúdos e nas dificuldades comuns dos estudantes em relação ao ENEM, serão definidos os temas para as oficinas e as palestras. O planejamento detalhado incluirá a seleção de conteúdos relevantes para cada atividade, considerando as áreas de conhecimento avaliadas no exame, como redação, linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. As datas e horários das atividades serão programadas de forma a garantir a participação dos estudantes de forma periódica ao longo do projeto. Ademais, alguns alunos integrantes serão selecionados e estimulados a se tornarem monitores nas áreas em que se destacarem, promovendo assim a troca de saberes e o desenvolvimento de habilidades e competências relevantes. 2. (maio a outubro) Ciclos de debates e palestras: serão realizados de forma periódica e integrada, com especialistas conduzindo as atividades em cada área específica. As atividades serão projetadas para promover a interação, o engajamento e a participação dos estudantes. 3. (maio a outubro) Oficinas: serão realizadas oficinas de redação e de análise do edital/prova com especialistas conduzindo as atividades em cada área específica. Essas atividades visam tornar o estudante apto a enfrentar os desafios mais recorrentes da prova do ENEM. 4. (junho e setembro) Simulado: Serão realizados dois simulados que proporcionarão uma oportunidade para os participantes aplicarem os conhecimentos adquiridos e avaliarem seu próprio desempenho, identificando áreas adicionais de foco para estudos individuais.