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Campus:
CAMPUS UBAJARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
INICIAÇÃO AO VOLEIBOL
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
25/02/2025
Previsão de Fim:
15/12/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
18
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
25
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Guaraciaba do Norte
Ibiapina
Tianguá
Ubajara
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Seminário
Debate
Testes Objetivos
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Sistema acadêmico
Site institucional
Redes sociais
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Maria Erlene Vieira Matos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Maria Erlene Vieira Matos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 25/02/2025 15/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto de extensão é voltado para iniciantes, em voleibol. Acontecerá de forma presencial, voltado para o público externo e interno, sexo masculino e feminino, idade igual ou superior a 14 anos. O candidato menor de idade deverá estar acompanhado de seu responsável, no ato da inscrição, que assinará autorização para participação. Será oferecido pelo IFCE - Campus Ubajara e acontecerá na quadra poliesportiva do campus. Será realizado por Maria Erlene Vieira Matos (docente em Educação Física, lotada no campus Ubajara), podendo ter como membros convidados, participantes discentes ex-aluno da disciplina extracurricular em voleibol que tenha domínio do esporte ou outro participante que manifeste interesse e tenha o perfil . A iniciativa de ofertar o presente projeto, para iniciantes, deu-se devido à grande procura e manifestação de interesse tanto dos alunos externos com do curso técnico subsequente (comunidade interna), além dos benefícios comprovados cientificamente, no que diz respeito a sua contribuição na melhoria das capacidades físicas, motoras, psicológicas e na promoção da saúde através da prática esportiva.
Justificativa
O voleibol é o sexto esporte de preferência mundial, ocupando a nível de Brasil, o segundo esporte de maior preferência entre os brasileiros com 15,3 milhões de praticantes. Os expressivos resultados do voleibol brasileiro vêm incentivando sua prática nas instituições de ensino, tornando-o celeiro de novos talentos esportivos ao promover jogos que desenvolvem o espírito de equipe e estimulam à sua praticidade (ANGELIS et al, 2020). Este projeto é importante para os participantes, por não exigir experiência anterior, ou testes que comprove o domínio do esporte. Pode contribuir para aumento da autoestima, favorecendo o desenvolvimento e o fortalecimento das habilidades motoras . A prática do voleibol, ao longo do projeto, acrescenta e agrega conhecimentos, além de criar no (a) participante (a) o hábito da prática da atividade física, de hábitos saudáveis e da qualidade de vida, que são fundamentais aos seres humanos. Neste contexto, o público externo, os alunos do IFCE e servidores serão estimulados a participar do projeto como forma de promoção à saúde e acontecimentos dos campeonatos promovidos por este projeto, conforme o nível de aprendizagem. O presente projeto também se justifica por sua adesão na comunidade e pelos benefícios proporcionados à saúde física, social e mental
Público Alvo
Comunidade externa de Ubajara e cidades vizinhas com idade igual ou superior a 14 anos, que tenha interesse em aprender o voleibol desde os fundamentos básicos.
Objetivo Geral
Aprender a executar os fundamentos, técnicas e táticos do voleibol e sua aplicação em situação de jogo, promovendo a saúde e melhoria do convívio social dos participantes;
Objetivo Específico
- Praticar os fundamentos básicos do voleibol; - Aprender a controlar a bola dando direcionamento e controle de força durante a execução dos movimentos; - Conhecer a história as regras do voleibol; - Participar de jogos amistosos promovidos pelo IFCE; - Melhorar o convívio social através do esporte; - Melhorar a qualidade de vida e autoestima dos participantes;
Metodologia
O projeto será presencial, com aulas teóricas, práticas, com exposição e demonstração dos movimentos, utilização de vídeos, quando necessário, como forma do aluno visualizá-los, memorizar o movimento e pô-lo em prática; Análise de jogo de voleibol; Análise de jogadas; Trabalhos individuais e coletivos. Os participantes deverão se apresentarem com roupas apropriadas para a prática das atividades (camiseta, short, tênis). No decorrer do curso será utilizado: rede de voleibol, suportes de voleibol, computador, datashow, vídeos, bolas de voleibol, elásticos, cones, coletes, súmulas, fitas adesivas, fita de demarcação de quadra, quadra esportiva. DAS CERTIFICAÇÕES E DECLARAÇÕES Contará como avaliação, o registro das frequências dos alunos (diário pessoal do professor), assiduidade, desempenho e aprendizagem.. O aluno menor de 18 anos, deverá apresentar a autorização dos pais ou responsável, no primeiro dia de aula. As aulas serão ministradas pela profissional de Educação Física, de forma presencial nos dias de segundas- feiras das 16h20min às 18h20min e acontecerão na quadra poliesportiva do IFCE - Campus Ubajara. A divulgação será realizada através de redes sociais como Instagram, e-mails, site institucional, convites, planfetos, além da visita nas escolas próximo ao IFCE. Haverá jogos amistosos entre os participantes do projeto e equipes convidadas das comunidades da serra da Ibiapaba, durante o projeto, como forma de avaliar a evolução do participante e desperte o interesse pela aprendizagem. Contará como processo avaliativo do projeto: a assiduidade, frequência, participação, desenvoltura, avaliações práticas; seminários; trabalhos em equipes. Para o registro da frequência e conteúdo, serão feitos através de um diário Contará como avaliação, o registro das frequências dos alunos (diário pessoal do professor), assiduidade, desempenho e aprendizagem.