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Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Podcast diálogos virtuais: EaD é suficiente, completa e satisfatória?
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
26/02/2025
Previsão de Fim:
26/02/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
Sistema acadêmico
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Ciclo de Debates
Nome do Responsável:
Herlene Greyce da Silveira Queiroz
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Arthur anthunes Rangel da Silva UFC Integrante Sem vínculo Não 4 04/02/2025 26/02/2025
Felipe Bastos Nunes IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 04/02/2025 26/02/2025
Herlene Greyce da Silveira Queiroz IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 04/02/2025 26/02/2025
Leane de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 04/02/2025 26/02/2025
Rafaela Celi de Lima Figueredo IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 04/02/2025 26/02/2025
Sinara Socorro Duarte Rocha IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 04/02/2025 26/02/2025
Tamar Couto Parentes Fortes IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 04/02/2025 26/02/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A ação vem para discutir assuntos voltados a educação a distância, na forma de entrevista estilo Podcast com membro convidado de um dos NTEaD ou do CREaD que discuta estratégias de aprendizagem no EaD.
Justificativa
Muito do que impacta a opinião pública sobre Ensino a Distância tem a ver com um preconceito similar a quando surgem novas tecnologias disruptivas. Correa e Santos (2009) pesquisaram sobre as possíveis causas deste preconceito. Um dos fatores apontados diz respeito à percepção de que o ensino a distância é insuficiente, incompleto ou insatisfatório. Já Pareschi e Mill (2024) em sua pesquisa evidenciaram que ainda há necessidade de aprofundamento de pesquisa e publicação de resultados sobre a institucionalização do EaD. Em seu levantamento, o número de trabalhos publicados entre 2019 e 2023 tem se mantido constante, o que pode indicar margem para mais discussão e pesquisa que eleve a adoção e se vençam preconceitos a respeito do tema. Com fins de auxiliar o público em geral a vencer preconceitos ou superar desafios, a criação e divulgação de matéria que apresente e discuta EaD, em linguagem acessível, pode auxiliar instituições, seus corpos docentes e discentes, bem como o potencial público futuro a enxergar o ensino a distância e as tecnologias educacionais com outros olhares, enquanto desenvolvem e internalizam competências basilares necessárias ao processo de ensino e aprendizagem
Público Alvo
Potenciais atores do ensino a distância das Instituições de ensino, sendo estes possíveis docentes ou discentes, quer estejam ligados a uma instituição no momento ou não, bem como toda a comunidade que atua ou pretende atuar na modalidade ou que possui interesse em adquirir conhecimentos sobre EaD.
Objetivo Geral
Abordar estratégias de aprendizagem que são vistas como vantajosas para vencer os preconceitos apontados na literatura quanto ao ensino a distância no formato de podcast.
Objetivo Específico
Realizar uma entrevista com pessoas que atuam na modalidade em que se discute o preconceito ao ensino a distância e publicar em formato de áudio em plataformas de streaming de vídeo (sem imagem) e áudio. Disseminar conhecimento sobre Educação a distância de forma acessível e didática. Ampliar o alcance das ações do projeto de extensão Cultura EaD para além da Instituição. Estimular o pensamento crítico e reflexivo nos ouvintes, incentivando a participação social. Fomentar o diálogo entre especialistas, acadêmicos e a comunidade. Utilizar mídias digitais para aproximar a ciência e a prática cotidiana.
Metodologia
O evento será coordenado por dois membros dos NTEaD, de Aracati e de Paracuru, em parceria com a coordenação geral dos NTEaD eo CREaD. Um episódio será gravado com a temática proposta no formato de podcast. A infraestrutura de gravação será definida em parceria com o CREaD. Espera-se divulgar o resultado da entrevista em pelo menos duas mídias populares, sendo uma o canal institucional do CREaD no Youtube e outra em streaming de áudio a definir. Como meio de avaliar o alcance e impacto da discussão no público, pretende-se aplicar, em conjunto à divulgação dos episódios, um formulário de avaliação, devidamente preparado para não identificar inequivocamente os participantes, para identificar o perfil geral do público atingido, sua percepção da qualidade do material. Como possível resultado, a partir da análise e validação dos resultados, este evento pode ser tornado em ação contínua na forma de projeto de extensão.