Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TABULEIRO
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Tenho um aluno com TDAH, e agora?
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
30/04/2025
Previsão de Fim:
30/04/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tabuleiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
E-mail
Mala direta
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Carlos Eduardo Ferreira da Cruz
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Cristina Silva Freire IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 30/04/2025 30/04/2025
Anne Stefany da Silva Freire IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 30/04/2025 30/04/2025
Carlos Eduardo Ferreira da Cruz IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 06/03/2025 23/04/2025
Francisca Adriana Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 30/04/2025 30/04/2025
Gessileudo Henrique Chaves IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 30/04/2025 30/04/2025
Iara Jéssica Maia de Aquino IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 30/04/2025 30/04/2025
Júlia Almeida de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 30/04/2025 30/04/2025
Laisa Giovana Gomes Miranda IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 30/04/2025 30/04/2025
Larissa Araújo Nobre IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 30/04/2025 30/04/2025
Leiliana Reboucas Freire IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 30/04/2025 30/04/2025
Luis Fernando Gomes Fernandes IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 30/04/2025 30/04/2025
Maria da Conceicao da Silva Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 30/04/2025 30/04/2025
Maria Dilciane de Lima Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 30/04/2025 30/04/2025
Maria Edilene Raulino Batista IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 30/04/2025 30/04/2025
Maria Irani Mendes Maia IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 30/04/2025 30/04/2025
Persia Regilda Maia Reboucas IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 30/04/2025 30/04/2025
Rodolfo Anderson Damasceno Gois IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 30/04/2025 30/04/2025
Talita Ferreira da Silva de Brito Arruda IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 30/04/2025 30/04/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A palestra "Tenho um aluno TDAH, e agora?" visa orientar educadores, familiares e profissionais da educação sobre estratégias pedagógicas e psicopedagógicas para acolher e promover o desenvolvimento integral de estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O evento abordará desde a compreensão do diagnóstico até práticas inclusivas, alinhadas às diretrizes da educação especial e à neurociência aplicada à educação.
Justificativa
O TDAH é um transtorno neurobiológico que exige abordagens multidisciplinares. Professores, muitas vezes, sentem-se despreparados para mediar conflitos, planejar aulas diferenciadas ou interpretar comportamentos associados ao transtorno. A palestra justifica-se pela urgência em: reduzir estigmas e promover inclusão; oferecer ferramentas práticas para adaptação pedagógica; alinhar-se à Lei Brasileira de Inclusão (LBI/2015) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que defendem equidade no ensino.
Público Alvo
Professores da rede pública e privada (estimativa: 100 participantes); Familiares de estudantes com TDAH; Profissionais de psicologia, assistência social e saúde.
Objetivo Geral
Capacitar educadores e comunidade escolar para implementar estratégias pedagógicas inclusivas e neurocientíficas que favoreçam o desenvolvimento acadêmico, social e emocional de estudantes com TDAH.
Objetivo Específico
Disseminar conhecimentos sobre o TDAH (etiologia, sintomas e impacto na aprendizagem); Apresentar técnicas de manejo de sala de aula, como organização espacial, comunicação não violenta e flexibilização curricular; Estimular a criação de redes de apoio entre escolas, famílias e serviços de saúde; Promover a reflexão sobre práticas avaliativas adaptadas às necessidades neurodiversas.
Metodologia
Planejamento Participativo: parceria com secretarias municipais de educação e associações de pais para identificar demandas reais. Elaboração de material didático com linguagem acessível (cartilhas, infográficos). Divulgação: campanhas em redes sociais, rádios locais e sites escolares; Execução da Palestra: Formato: Presencial (auditório do IFCE) Oficina prática: simulação de atividades adaptadas (ex.: uso de recursos visuais, intervalos breves entre tarefas); espaço para relatos de experiências e troca de saberes. Avaliação: formulários online (Google Forms) para retorno imediato.