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Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Som e Silêncio
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
06/03/2025
Previsão de Fim:
06/03/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
90
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
120
Carga Horária de Execução do Evento:
8
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tabuleiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Testes Objetivos
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Oficina
Nome do Responsável:
Marcio de Albuquerque Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Marcio de Albuquerque Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 19/02/2025 21/02/2025
Reginaldo Avelino Maia IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 19/02/2025 21/02/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Trata-se de realização de duas oficinas, em dois dias distintos. O trabalho objetiva apresentar noções básicas do conteúdo musical; porque não dizer musicalização. Iniciando com a leitura do livro “O sumiço da nota sol”; depois executar experiência com garrafas, água e pigmentos de tinta, para mostrar como o som é propagado e como extrair som musicais da experiência. Apresentando as notas musicais: os nomes e como elas se localizam na partitura, em seguida demonstrar o som das notas utilizando a escaleta, finalizando com a vivência dos alunos tocando o instrumento, promovendo a concretização do que o que foi visto.
Justificativa
De acordo com meu conhecimento sobre as escolas públicas do ensino fundamental da cidade de Tabuleiro do Norte, onde eu já sou professor, sei que a disciplina de arte não é levado a sério, mesmo porque não é desenvolvida por professores formado na área, e mais sabendo que na disciplina de arte de hoje exige que o professor tenha conhecimento de teatro, dança, artes plásticas e música. Sei que não tem professores que tenha conhecimento aprofundado dessas subáreas da arte, e principalmente da música, portanto, esse trabalho vem oferecer uma oportunidade às crianças de cinco anos da educação infantil, que é o alvo da proposta, uma experiência de musicalização, pois o trabalho partirá da contação de história de um livro que fala sobre a setes notas musicais, rotina essa bastante desenvolvida na escola escolhida, passando por uma experiência lúdica de extrair sons de garrafas com água, de forma que as crianças percebam que a textura do som emitido pelas garrafas depende da quantidade de água colocada nelas; a vivência se tornará mais rica a utilização de uma escaleta, que proporcionará aos alunos tocar e ouvir os sons das notas musicais trabalhadas. Durante todo esse tempo no curso de Licenciatura em Música, essa foi a mensagem passada, os alunos hoje que serão futuros docentes, devem seguir na direção de musicalizar nas suas atividades didáticas.
Público Alvo
Alunos de oito turmas de cinco anos da educação infantil da escola pública municipal Raquel Monteiro Chaves do município de Tabuleiro do Norte, Ceará
Objetivo Geral
Oferecer uma prática pedagógica que desenvolva o processo de musicalização aos alunos dos anos iniciais da educação infantil.
Objetivo Específico
Despertar o gosto pela leitura; Mostrar a escrita musical usando a partitura; Desenvolver a audição para diferenciar a textura dos sons; Proporcionar uma experiência que desenvolva o fazer musical.
Metodologia
1) Planejamento, divulgação e mobilização dos participantes; Planejamento: Será combinado com a direção da escola e com os professores a os dias e horários, que será no dia 19 e 21 de fevereiro, pela manhã e à tarde, como também, a reserva do espaço da sala da biblioteca. No primeiro dia o aplicador da oficina preparará a sala, deixará disponível a lousa, pincel, apagador e o livro; no segundo dia, além dos íteis já mencionados, deixará disponível 3 garrafas de vidro transparentes, pigmentos da cor azul, vermelho e amarelo e os instrumentos musicais: escaleta, apitos de madeira, agogô e flauta. Divulgação: Será avisado nas salas com antecedência os dias e horários e sala, como também, afixado nas dependências da escola cartazes descrevendo o evento; Mobilização: No dia 19 pela manhã, será levado, junto com os professores e cuidadores da escola, de duas em duas turmas pela e a tarde para contação da história do livro o sumiço da nota sol; no dia 21, será levado da mesma forma os alunos para mesma sala para demonstração da experiência dos timbres com as garrafas e água, como também, demonstração dos timbres dos instrumentos acima mencionados e por último a execução da música Dó ré mi fá na escaleta e por fim, disponibilizar a escaleta para que cada um toque e vivencie a execução dos sons da notas; 2) Execução No primeiro dia: Leitura do livro – levar os alunos para sala de leitura, de duas em duas turmas para contação de história, tanto no período da manhã como da tarde; No segundo dia: usando a mesma forma de organização da turmas e para tornar a experiência mais lúdica, o executante usará um figurino de mágico, levará vários apitos de chamar pássaros e flautas para mostrar diferentes texturas do som; usará três garrafas idênticas de vidro transparentes, usando uma varinha de ferro para bater nas garrafas e mostrará que o som emitidos por elas são iguais, depois encherá as mesmas garrafas com quantidades diferentes de água, e para tornar a coisa mais atrativa usará pigmentos, para mostrar que dessa forma o som emitido por elas será diferente; em seguida usará o instrumento musical escaleta para executar as notas para demonstrar o som de cada uma das notas, depois os alunos manusearão o instrumento para a experiência se tornar mais significativa. 3) Acompanhamento e avaliação A equipe de execução observará a participação com inferências como perguntas relacionadas ao tema, no decorrer e no final da execução da atividade, como também a participação durante a experiência e na manipulação dos instrumentos musicais. Ficará acordado com os professores que eles incluam nas suas aulas e explorem com atividades na sala de aula o assunto abordado na oficina.