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Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Colorindo de diversidade o IFCE campus Crateús
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
26/03/2025
Previsão de Fim:
27/03/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Carga Horária de Execução do Evento:
12
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crateús
Formas de Avaliação:
Frequência
Formas de Divulgação:
E-mail
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Ciclo de Debates
Palestra
Nome do Responsável:
Antonia Karla Bezerra Gomes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Aline Vieira Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/03/2025 27/03/2025
Anny Karoliny de Souza Jacaúna IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/03/2025 27/03/2025
Antonia Karla Bezerra Gomes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 26/03/2025 27/03/2025
Antonio Marcos de Sousa Lima IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 26/03/2025 27/03/2025
Cibelle Euridice Araujo Torres IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 26/03/2025 27/03/2025
Cristina Raislana Vieira Evangelista IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 25/03/2025 26/03/2025
Francisca Micaely Gomes Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/03/2025 27/03/2025
Francisco Lucas França Holanda IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/03/2025 27/03/2025
Francisco Vinicius Jorge Albuquerque IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/03/2025 27/03/2025
Hallyson Leandro Carreiro de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/03/2025 27/03/2025
Jurema Abrantes Pequeno Vasconcelos IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 26/03/2025 27/03/2025
Laislly Jhennifer Alves de Melo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/03/2025 27/03/2025
Luana Dias de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/03/2025 27/03/2025
Maria Simone Bezerra Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/03/2025 27/03/2025
Meirielle Soares de Menezes IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 26/03/2025 27/03/2025
Suelen Pereira da Cunha IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 26/03/2025 27/03/2025
Valeria Correia Lourenco IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 26/03/2025 27/03/2025
Victor Emanuel de Sousa Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/03/2025 27/03/2025
Vitória Yahewen Gomes Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/03/2025 27/03/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A ação "Colorindo de diversidade o IFCE campus Crateús" é um evento formativo e informativo sobre as temáticas raciais, igualdade de gênero, bullying e anticapacitismo. Ocorrerá em dois dias, perfazendo os três turnos de aula, com mesa de abertura, oficina formativa e roda de conversa sobre as temáticas supracitadas. A ação é desenvolvida pelo NEABI e NAPNE com a parceria do Centro Acadêmico da Licenciatura em Letras.
Justificativa
Pesquisas revelam que a escola é um dos espaços em que as pessoas negras, indígenas, LGBT+ se sentem inseguras, revelando como os marcadores de violência produzem subjetividades que interferem negativamente na construção da autoestima desses sujeitos. Para mitigar os casos de violência dentro do espaço escolar se faz necessário a criação de um currículo que valorize os saberes e as culturas desses sujeitos, de modo a cooperar com um processo educacional que valorize a interculturalidade. Enquanto esse currículo decolonial não se instala, faz-se necessário a criação de ações transversais que colaborem com o debate de enfrentamento ao racismo e a lgbtfobia. Nos dizeres de Candau (2008), as diferenças não devem reproduzir desigualdades. No entanto, há culturas inferiorizadas e subalternizadas na sociedade brasileira, observa-se que as populações negras, indígenas e as mulheres, mas também é possível perceber esse olhar inferiorizante para pessoas LGBTQIA+, pessoas com deficiência e aquelas que vivem em condições de vulnerabilidade social e econômica. Esses grupos podem ser invisibilizados também na escola, quando esta não reforça sua autoestima e assume um modelo colonial, europeu ou americanizado (CANDAU, 2008a). Nos dizeres de Rufino (2021), a educação não pode gerar conformidade e nem estar a serviço dos modelos dominantes que esmagam as minorias e as invisibiliza. A escola deve ser radical nos processos de descolonização e na produção de um mundo dialógico e multicultural. A construção de uma escola inclusiva para pessoas negras, indígenas, deficientes LGBT+ e as demais minorias em direitos passa pelo cuidado e acolhimento com as histórias, as culturas e com os corpos desses sujeitos. Passa também, pela formação de toda a comunidade escolar sobre as políticas e os marcos legais que sustentam os direitos e as garantias de uma escola inclusiva e acessível àqueles que dela necessitam. A formação de todos, estudantes e servidores, é condição fundante para uma escola equânime e um mundo de justiça social.
Público Alvo
Estudantes da Faculdade de Educação de Crateús; da Faculdade Princesa do Oeste, da Escola Gaspar Dutra.
Objetivo Geral
Realizar atividades formativas e informativas que fomentem o enfrentamento ao racismo, lgbtfobia, bullying e capacitismo dentro dos espaços acadêmicos.
Objetivo Específico
Mitigar os casos de racismo, lgbtfobia, bullying e capacitismo dentro dos espaços acadêmicos; Gerar elucidações sobre as leis de enfrentamento ao racismo, lgbtfobia, bullying e capacitismo.
Metodologia
Colorindo de diversidade o IFCE campus Crateús ocorrerá nas dependências do campus do Crateús. Etapa 1 - Articulação e Mobilização da ação Realizar mobilização junto as instituições de ensino superior e escola publica de Crateús; Realizar a entrega de convites e confirmar participação das instituições e escolas nas atividades formativas. Enviar formulário de inscrição para as instituições e escolas confirmadas. Etapa 2 - Execução da ação Organização e sistematização da atividade de abertura: mediação, debate e frequência; Organização e sistematização das atividades oficinas e rodas de debates: mediação, debate e frequência. Sistematização de registro fotográfico e relatório.