Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TABULEIRO
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Bate-papo sobre livros, leitura e ludicidade
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
30/06/2025
Previsão de Fim:
30/06/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
80
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Carga Horária de Execução do Evento:
1
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tabuleiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Convite
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Mesa Redonda
Nome do Responsável:
Midia da Silva Borges Gomes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Brenda Andrade de Freitas IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 30/06/2025 30/06/2025
Carlos Eduardo Ferreira da Cruz IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 30/06/2025 30/06/2025
Maria do Socorro Araujo Vale IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 30/06/2025 30/06/2025
Midia da Silva Borges Gomes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 28/05/2025 28/05/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Secretaria Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte-CE Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A leitura é um campo fértil para a imaginação e, por conta disso, a ludicidade é um tema que permeia os livros, principalmente aqueles que têm as crianças como público-alvo. Dessa forma, é necessário que os professores das séries inicias discutam o papel da ludicidade como ferramenta no processo de aquisição da leitura e consolidação do hábito de ler.
Justificativa
O mundo infantil é repleto de criatividade e permeado pela ludicidade. Portanto, trazer uma abordagem lúdica para o processo de ensino-aprendizagem da leitura colabora para que essa prática se torne mais atraente para as crianças, principalmente no contexto atual onde as brincadeiras que envolvem o imaginário têm perdido espaço para os jogos virtuais.
Público Alvo
Professores das séries iniciais da rede pública municipal de Tabuleiro do Norte - CE
Objetivo Geral
Desenvolver uma abordagem mais lúdica da leitura nas séries iniciais.
Objetivo Específico
- Debater a importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem da leitura. - Propor uma reflexão sobre o papel do professor como agente lúdico da leitura. - Analisar o espaço dado à ludicidade nas estratégias de leitura utilizadas nas séries iniciais.
Metodologia
O bate-papo iniciará com a apresentação da autora e de suas obras. Depois, será facultada a ela a oportunidade de falar sobre sua experiência como professora e autora de livros infantis. Após esse momento, será aberto espaço para perguntas e trocas de experiências por parte do público do evento. Ao final, haverá um momento destinado aqueles que desejem receber autógrafo e tirar fotos com a autora.