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Campus:
CAMPUS JAGUARIBE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Matemática para Olimpíadas
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
24/04/2025
Previsão de Fim:
15/12/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Jaguaribe
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Prova
Trabalho em grupo
Testes Subjetivos
Testes Objetivos
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Convite
Articulações institucionais
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Iago de Andrade Dantas
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Iago de Andrade Dantas IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 24/04/2025 15/12/2025
Maria Nyânata Jacob Duarte Silva Escola Municipal Gutenberg B. Silva Integrante Sem vínculo Não 4 24/04/2025 15/12/2025
Sara Vitoria da Silva Beserra IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 24/04/2025 15/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto tem como objetivo oferecer aulas preparatórias para as Olimpíadas de Matemática a alunos do 8º e 9º ano da rede municipal de ensino de Jaguaribe. A iniciativa visa aprimorar o conhecimento matemático dos estudantes, estimulando o raciocínio lógico e o gosto pela disciplina. Com isso, busca-se aumentar o desempenho dos alunos em competições acadêmicas e fortalecer a base matemática para os desafios futuros na educação.
Justificativa
A participação em competições acadêmicas, como a OBMEP, promove o desenvolvimento do pensamento crítico e melhora o desempenho dos alunos em matemática. No entanto, muitos estudantes apresentam dificuldades devido à falta de preparo específico para tais provas. O projeto busca suprir essa necessidade, oferecendo suporte pedagógico adicional para que os alunos possam se destacar nas competições e, consequentemente, ampliar suas oportunidades acadêmicas e profissionais no futuro. Além disso, promove um estreitamento de laços entre a IFCE e a comunidade Jaguaribana, consolidando uma das finalidades da Instituição.
Público Alvo
Estudantes do Ensino Fundamental: Alunos do 8º e 9º anos de escolas públicas do município de Jaguaribe, com idades entre 13 e 15 anos. Estudantes interessados ou com potencial para desenvolver habilidades em raciocínio lógico, matemática e ciências, independentemente do nível de conhecimento prévio. Jovens que apresentam interesse em participar de competições acadêmicas, mas que enfrentam limitações de acesso a recursos ou suporte pedagógico especializado.
Objetivo Geral
Desenvolver o raciocínio lógico-matemático dos alunos do 8º e 9º ano da rede municipal de Jaguaribe, preparando-os para competições acadêmicas e fortalecendo sua base conceitual na disciplina.
Objetivo Específico
Proporcionar um ambiente de aprendizado que estimule a curiosidade e o interesse pela matemática; Oferecer suporte teórico e prático por meio da resolução de problemas e desafios matemáticos; Desenvolver estratégias para melhorar a interpretação e resolução de questões matemáticas de nível olímpico; Incentivar a participação dos alunos em competições acadêmicas, como a OBMEP; Melhorar o desempenho dos alunos em avaliações escolares e externas; Fortalecer os laços entre a comunidade local e o IFCE.
Metodologia
1. Etapas de Execução: O programa será divulgado de maneira presencial pelo professor e pelo discente colaborador nas escolas. Além disso, os professores de matemática das escolas do município divulgarão o curso em suas aulas. O segundo passo será a seleção dos alunos participantes. Esta se dará por meio de uma avaliação escrita e análise do histórico escolar dos alunos inscritos, caso esse número superar o número de vagas; Definição do cronograma de aulas e dos conteúdos abordados; Realização das aulas presenciais semanais com ênfase na resolução de problemas se dará na Escola Municipal Gutenberg B. Silva às quartas-feiras de 14h às 16h; Aplicação de simulados e acompanhamento do progresso dos alunos e do próprio projeto; Avaliação dos resultados e identificação de dificuldades para ajustes metodológicos; Realização de oficinas de resolução de problemas e jogos matemáticos. Preparação final para a competição e incentivo à participação dos alunos. 2. Métodos, Procedimentos e Técnicas Aulas expositivas e dialogadas: introdução teórica dos conteúdos com participação ativa dos alunos; Resolução de problemas: abordagem prática baseada em questões de edições anteriores da OBMEP e outras competições olímpicas; Aprendizagem colaborativa: incentivo ao trabalho em grupo e troca de conhecimentos entre os alunos; Uso de tecnologia: exploração de plataformas digitais para reforço do aprendizado e prática de exercícios; Simulados e testes diagnósticos: avaliações periódicas para monitorar o progresso e ajustar a abordagem pedagógica; Gamificação: desafios e competições internas para engajar os alunos e incentivar o aprendizado lúdico.