Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Esporte na Comunidade: Futsal além dos muros do IFCE
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
01/04/2025
Previsão de Fim:
04/05/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Canindé
Caridade
Fortaleza
Itatira
Madalena
Formas de Avaliação:
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
E-mail
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Raimundo Erick de Sousa Agapto
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisco Jeferson Costa do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/04/2025 04/05/2026
Matheus Lucas Queiroz Domingos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/04/2025 04/05/2026
Raimundo Erick de Sousa Agapto IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/04/2025 04/05/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O esporte desempenha um papel fundamental no desenvolvimento físico, social e emocional dos jovens. O futsal, em especial, é uma modalidade esportiva amplamente praticada em ambientes escolares, promovendo a socialização, o trabalho em equipe e a melhoria da condição física. Além disso, contribui para a formação cidadã e o desenvolvimento de valores como respeito, disciplina e cooperação. O presente projeto visa implementar um programa de futsal para adolescentes da região dos Sertões de Canindé, proporcionando não apenas a prática esportiva, mas também a aprendizagem de conceitos táticos, técnicos e comportamentais ligados ao esporte. Pretendemos incluir a comunidade externa através a inscrição para participação nos treinamentos e disputa de competições regionais.
Justificativa
A inclusão social é um dos pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa. No ambiente escolar, o esporte surge como uma ferramenta poderosa para integrar alunos de diferentes perfis, oferecendo oportunidades iguais de participação e desenvolvimento. O futsal, por ser uma modalidade acessível e amplamente difundida, possibilita a inclusão de estudantes com diferentes habilidades e origens, promovendo o respeito às diversidades e fortalecendo laços interpessoais. Além disso, ao criar um espaço de pertencimento, o projeto contribui para a redução da evasão escolar e melhora a autoestima dos alunos, favorecendo seu crescimento pessoal e acadêmico.
Público Alvo
Adolescentes das Escolas Públicas e Privadas dos sertões de Canindé. Destacamos que a maioria das vagas para participar do projeto serão ofertadas para a comunidade externa.
Objetivo Geral
Promover a prática do futsal para adolescentes do ensino médio como ferramenta de inclusão social, melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento de habilidades motoras e socioemocionais nos estudantes.
Objetivo Específico
• Incentivar a participação dos estudantes em atividades esportivas, reduzindo o sedentarismo; • Desenvolver habilidades motoras e cognitivas por meio da prática do futsal; • Estimular a cooperação e o trabalho em equipe dentro e fora das quadras; • Ensinar conceitos técnicos e táticos da modalidade esportiva; • Favorecer o desenvolvimento da disciplina, respeito e responsabilidade entre os participantes; • Criar um ambiente de inclusão e diversidade dentro da prática esportiva
Metodologia
O projeto será desenvolvido ao longo do ano letivo, com encontros semanais em turno oposto ao escolar. As atividades serão divididas em três etapas principais: 1 - Planejamento e divulgação PLANEJAMENTO: As ações do serão planejadas de forma coletiva através de reuniões com os integrantes do projeto (coordenador e monitores). Durante a etapa de planejamento fazemos o levantamento de quantas escolas podemos convidar para participar de competições amistosas e quais campeonatos podemos participar. Essas ações visam integrar a comunidade e divulgar o IFCE Campus Canindé como instituição que apoia e incentiva a prática esportiva. DIVULGAÇÃO: A divulgação do projeto se dá de 02 formas: 01- Rede social do projeto através do Instagram. 02 – Por meio dos estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física que estão em Estágio Supervisionado na Escola. INSCRIÇÕES: As inscrições aconteceram em contato direto com a comunidade através das escolas públicas e privas, associações de moradores e de mais instituições sociais da região. 2 Execução - Acompanhamento e Avaliação EXECUÇÃO: O projeto será desenvolvido através dos Treinos: coletivos, técnicos e táticos. Jogos amistosos e participação em campeonatos. ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO: A avaliação do projeto é realizada em 03 etapas: 01- A equipe (Coordenador e Monitores) avaliam o envolvimento e participação dos adolescentes. 02 As escolas convidadas, para jogos amistosos, avaliam as ações a partir de questionários e sugestões. Os adolescentes inscritos no projeto avaliam as ações com críticas e sugestões.