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Campus:
CAMPUS JAGUARIBE
Tipo da Ação:
Programa
Título:
Talentos do Vale
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Regional
Data de Início:
27/05/2025
Previsão de Fim:
12/11/2027
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Jaguaribe
Formas de Avaliação:
Participação
Prova
Trabalho em grupo
Testes Subjetivos
Testes Objetivos
Formas de Divulgação:
E-mail
Mala direta
Redes sociais
Rádio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Edney Melo Rodrigues
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Edney Melo Rodrigues IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 27/05/2025 12/11/2027
Francisco Bruno Neves IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/05/2025 12/11/2027
Francisco Carlos de Aquino Prefeitura Municipal de Jaguaribe Integrante Sem vínculo Não 3 27/05/2025 12/11/2027
Vitoria Natyelle Belo Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 27/05/2025 12/11/2027
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Física para Olimpíadas Projeto
Mentes Brilhantes Projeto
Matemática para Olimpíadas Projeto
Apresentação
O Programa Talentos do Vale visa a atender à demanda da população da cidade de Jaguaribe de várias atividades preparatórias para competições científicas, distribuídos em diversas áreas do conhecimento como Matemática, Física, Raciocínio Lógico, etc.
Justificativa
A premiação em olimpíadas científicas propicia uma possibilidade de estudantes entrarem em algumas universidades nacionais e internacionais. Algumas universidade brasileiras estão oferendo vagas olímpicas para alunos que foram premiados em olimpíadas científicas, sem a necessidade da fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Algo semelhante ocorre algumas universidades do exterior, que, dependendo do histórico olímpico do estudante, ele pode ser aceito nessas instituições de ensino. Além das justificativas acima, a participação de olimpíadas científicas faz com que o nível acadêmico do estudante cresça significativamente, já que o aluno é estimulado a novos desafios durante uma competição, aprofundando seus conhecimentos de forma que, futuramente, será destaque dentro de uma universidade, e, certamente, será um grande profissional na área escolhida por ele. A participação em olimpíadas científica também faz com que o aluno já vislumbre qual carreira ele quer seguir, se dedicando ao máximo para conseguir esse objetivo.
Público Alvo
Alunos das escolas públicas municipais de Jaguaribe.
Objetivo Geral
Capacitar os participantes a desenvolver suas competências e habilidades para compertir em olimpíadas científicas de diversas áreas, se familirizando com questões no estilo dessas competições.
Objetivo Específico
- Compreender a estrutura da olimpíada cietífica na qual o aluno irá participar. - Aprender estratégias para resolução de questões da olimpíada científica escolhida - Aprofundar os assuntos que já foram ministrados a nível básico - Explorar assuntos possíveis de serem cobrados na prova da olimpíada científica escolhida - Sedimentar os conteúdos cobrados na olimpíada científica escolhida
Metodologia
As atividades pedagógicas preparatórias para as olimpíadas científicas ocorrerão de forma presencial nas escolas municipais voltadas para o ensino fundamental, definidos em conjunto pelos professores que irão ministrar as atividades pedagógicas e o coordenador do comitê de olimpíadas do campus. A divulgação das aulas para olimpíadas científicas será feita nas escolas através da secretaria de educação do município, de forma que cada escola fará um levantamento dos alunos academicamente talentosos e, posteriormente, esses estudantes terão uma avaliação diagnóstica, de forma que os melhores irão participar das aulas. As ações do programa serão constituídas por reuniões semanais com os coordenadores de cada projeto e os demais participantes para planejamento das atividades, tais como: divulgação das atividades pedagógicas nas escolas envolvidas, realização de testes de nível com os potenciais discentes, a execução das atividades pedagógicas , orientação às escolas parceiras de como inscrever seus alunos nas olimpíadas científicas e eventos de divulgação de resultados. • Divulgação das atividades pedagógicas nas escolas envolvidas o Reuniões junto à secretaria municipal da educação o Reuniões com os diretores das escolas para agendar visitas o Visita às escolas para um diálogo com os discentes • Realização de testes de nível com os potenciais discentes o Elaboração de avaliações diagnósticas o Aplicação das avaliações o Correção das avaliações e divulgação dos resultados junto à coordenação de cada escola • A execução das atividades pedagógicas o Preparação de material o Orientação dos discentes o Prática docente • Orientação às escolas parceiras de como inscrever seus alunos nas olimpíadas científicas o Divulgação das olimpíadas científicas e dos seus respectivos editais o Orientação sobre a forma de inscrição para as olimpíadas científicas • Eventos de divulgação de resultados o Realização de eventos de premiação/incentivo dos alunos o Cerimônia com a presença institucional e de familiares. Cada projeto vinculado será responsável por uma olimpíada do conhecimento, com ações de divulgação e preparação, conforme supracitado. A premiação será uma ação do programa, que congregará o resultado obtido em todas as olimpíadas científicas vinculadas. O horário das aulas será definido de comum acordo entre o coordenador da escola e o professor que irá ministrar as aulas, de forma a ter compatibilidade de horários dos alunos e do docente. Durante as aulas, serão diversos materiais para que os alunos aprofundem seus conhecimentos, como notas de aula, lista de exercícios, provas anteriores da olimpíada escolhida, questões desafiadoras, etc. Será feito um levantamento diagnóstico ao término de cada ano, visando coletar dados a respeito da performance dos discentes participantes. Também será disponibilizado um formulário de avaliação para os discentes e também para a equipe participante do projeto.