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Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
ABORDAGEM STEAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Contextualizada
Data de Início:
24/03/2025
Previsão de Fim:
31/12/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Sistema acadêmico
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisco Rodrigo de Lemos Caldas
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Andre Oliveira Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 24/03/2025 30/12/2025
Francisco Rodrigo de Lemos Caldas IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 24/03/2025 31/12/2025
Monaliza Rita Silva Barreto IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 24/03/2025 30/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
SEDUC MUNICIPIOS E DOS ESTADOS Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Ceará STEAM Evento
Apresentação
A proposta ocorrerá a partir de encontros presenciais nos quais seus integrantes terão contato com temáticas sobre a educação STEAM, alinhados com a agenda 2030 da Organização das nações Unidas, tendo como tema transversal a justiça climática.
Justificativa
A proposta tem como objetivo construir um encontro para divulgar o STEAM como abordagem na educação. Para solucionar os problemas contemporâneos precisamos tratar de questões complexas, cujas respostas dependem do conhecimento de diferentes campos do conhecimento, da colaboração de diversos profissionais de várias competências e habilidades, desde engenheiros, químicos, físicos, biólogos, matemáticos, geográficos, cientistas sociais, dentre outros. Para atingirmos esses objetivos precisamos desenvolver um modelo de educação contextualizado e integrado entre áreas do saber. Um dos caminhos para alinhar a formação dos estudantes a essas tendências tem sido o movimento STEAM, estimulando a práticas educacionais que desenvolvam habilidades aos estudantes para contribuírem em um mundo mais tecnológico e globalizado, baseadas na integração transdisciplinar de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática propondo um ensino baseado na autonomia, criatividade e protagonismo do estudante. O evento tem a participação de professores engajados na abordagem STEAM, com a participação de palestrantes com experiências exitosas em educação baseada em projetos, olimpíadas e cientistas reconhecidos pelos seus trabalhos nas suas respectivas áreas. Com essa atividade espera-se promover a cultura STEAM estruturando uma rede de parcerias formada por professores, alunos e gestores com potencial para desenvolverem práticas educacionais voltadas a resolver problemas contemporâneos voltados a combate das desigualdades buscando soluções para promover a justiça climática.
Público Alvo
O público-alvo inicial serão os professores que atuam na área de Ciências Exatas e da Natureza da Educação Básica da rede pública da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 19) em Juazeiro do Norte no Estado do Ceará, podendo ser ampliado para outras regiões do Estado e do Nordeste.
Objetivo Geral
Divulgar a abordagem STEAM para professores da Educação Básica
Objetivo Específico
 Identificar os princípios e o contexto histórico da Educação STEAM.  Reconhecer as características de um projeto STEAM.  Base Nacional Comum Curricular através de projetos STEAM
Metodologia
A proposta será construída a partir de núcleos de atividades: Formação STEAM para a educação, oficinas mão-na-massa e elaboração de material a partir dos relatos de experiência. Um dos caminhos para alinhar a formação dos estudantes a essas tendências tem sido o movimento STEAM, estimulando a práticas educacionais que desenvolvam habilidades aos estudantes para contribuírem em um mundo mais tecnológico e globalizado, baseadas na integração transdisciplinar de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática propondo um ensino baseado na autonomia, criatividade e protagonismo do estudante. O evento tem a participação de professores engajados na abordagem STEAM, com a participação de palestrantes com experiências exitosas em educação baseada em projetos, olimpíadas e cientistas reconhecidos pelos seus trabalhos nas suas respectivas áreas. Com essa atividade espera-se promover a cultura STEAM estruturando uma rede de parcerias formada por professores, alunos e gestores com potencial para desenvolverem práticas educacionais. . O evento tem como objetivo promover a abordagem STEAM na rede pública. As oficinas, minicursos e palestras serão promovidos contemplando os temas: Cultura Maker, Abordagem STEAM, Sustentabilidade, Letramento Digital, Ciência Cidadã, Mulheres na Ciência, Aprendizagem Baseada em Projetos. O evento possibilita aos alunos, professores e gestores conhecer pessoas inspiradoras que realizam atividades na Educação STEAM e que podem contribuir para criar uma rede colaborativa de ações, com apresentação de trabalhos desenvolvidos na transversalidade da temática dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável pelas escolas participantes, tendo como objetivo principal a formação de professores através de cursos de curta duração, oficinas mão-na-massa e palestras. A divulgação científica acontecerá através de murais digitais, textos, redes sociais e apresentação dos projetos. Os resultados obtidos devem expressam importantes contribuições para a Ciência, assim como no seu ensino, além de incentivar explicitamente a Cultura Científica. Consideramos que estes espaços, por meio de suas produções, possam ser apresentados em feiras de Ciências locais, regionais e estaduais, visando à popularização científica e o desenvolvimento da Educação em Ciências. Espera-se o aumento do engajamento científico dos alunos envolvidos no processo de desenvolvimento do Centro de Ciências e com isso promover transformações culturais, educacionais e sociais.