Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TABULEIRO
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Formação para o Profissional Auxiliar de Sala de Aula
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
17/03/2025
Previsão de Fim:
18/03/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
105
Carga Horária de Execução do Evento:
8
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tabuleiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Frequência
Formas de Divulgação:
Cartaz
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Jornada
Nome do Responsável:
Carlos Eduardo Ferreira da Cruz
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Carlos Eduardo Ferreira da Cruz IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 17/03/2025 18/03/2025
Eurandizia Maia da Silva Prefeitura Municipal de Tabuleiro do Norte Integrante Sem vínculo Não 4 17/03/2025 18/03/2025
Leiliana Reboucas Freire IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 17/03/2025 18/03/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Prefeitura Municipal de Tabuleiro do Norte Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto visa oferecer um curso de formação para profissionais auxiliares de sala de aula, com foco no desenvolvimento de habilidades essenciais para atuar no ambiente escolar de forma ética, inclusiva e eficiente. O curso será realizado nos dias 17 e 18 de março, com carga horária de 8 horas/aula, divididas em quatro módulos que abordarão temas como comunicação, apoio às necessidades básicas, prevenção de crises e ética profissional.
Justificativa
A atuação do profissional auxiliar de sala de aula é fundamental para garantir um ambiente escolar inclusivo, seguro e acolhedor. No entanto, muitos desses profissionais não recebem formação específica para lidar com desafios como mediação de conflitos, apoio a alunos com necessidades especiais e prevenção de crises. Este curso busca suprir essa lacuna, capacitando os participantes para atuar de forma mais eficiente e humanizada.
Público Alvo
Ahttps://calendar.google.com/calendar/r?pli=1uxiliares de sala de aula de escolas e universidades públicas e particulares, além de toda a comunidade interessada.
Objetivo Geral
Capacitar profissionais auxiliares de sala de aula para atuar de forma ética, inclusiva e eficiente no ambiente escolar, promovendo a comunicação, a autonomia dos alunos e a prevenção de situações de crise.
Objetivo Específico
Desenvolver estratégias de comunicação e interação que promovam a inclusão e a mediação de conflitos no ambiente escolar. Orientar os participantes sobre como apoiar as necessidades básicas dos alunos e contribuir para o desenvolvimento da autorregulação emocional. Capacitar os profissionais para identificar sinais de crise, intervir de forma segura e combater a discriminação no ambiente escolar.
Metodologia
Metodologia O curso será dividido em quatro etapas: 1. Seleção Divulgação do curso por meio de cartazes, redes sociais e parcerias com escolas e universidades. Inscrições online, com prioridade para profissionais atuantes em sala de aula. 2. Planejamento Elaboração do material didático (apostilas, slides, vídeos). Definição dos recursos necessários (equipamentos, espaço físico, coffee break). 3. Execução Realização do curso nos dias 17 e 18 de março, com carga horária de 8 horas/aula. Cada módulo terá duração de 2 horas, com atividades teóricas e práticas. 4. Avaliação Aplicação de questionários de satisfação ao final de cada módulo. Realização de uma atividade prática ao final do curso para avaliar a aplicação dos conhecimentos.