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Campus:
CAMPUS UBAJARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Horta Interdisciplinar
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Agroecologia
Data de Início:
28/04/2025
Previsão de Fim:
10/12/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Guaraciaba do Norte
Ibiapina
São Benedito
Tianguá
Ubajara
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Convite
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Lorena Mara de Sousa Gonzaga
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Anderson da Gama Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/04/2025 10/12/2025
Francisco Clayve de Sousa Araújo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/04/2025 10/12/2025
Jorge Rodrigues de Sousa Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/04/2025 10/12/2025
Lorena Mara de Sousa Gonzaga IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 28/04/2025 10/12/2025
Maria Liliele Silva Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 28/04/2025 10/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto propõe a implantação de uma horta no IFCE Campus Ubajara para promover educação ambiental e alimentar, integração dos cursos de gastronomia, agroindústria e alimentos com ações extensionistas, beneficiando primariamente a comunidade externa por meio de oficinas e práticas sustentáveis, onde os educandos podem reforçar a adoção de bons comportamentos alimentares. Uma horta inserida no ambiente, não deve apenas se destinar à produção de alimentos, mas sim, ser associada como um projeto de cooperação entre a comunidade acadêmica e externa. Assim, este trabalho procura apresentar a importância da educação ambiental e alimentar, por meio de trabalhos manuais executados no manejo da terra, destinação dos produtos cultivados para os laboratórios de gastronomia e alimentos do campus Ubajara, assim como destinar uma parte da produção para ONGs.
Justificativa
A nossa relação com o Meio Ambiente está cada dia mais difícil e é urgente essa mudança, pois as consequências negativas do uso indiscriminado de defensivos são evidentes. De acordo com a Anvisa, em 2024, foi feita uma análise em alimentos de origem vegetal, onde, 37% das amostras não continham qualquer resíduo de agrotóxico. Outras 36,9% tiveram resíduos detectados. O restante das amostras (26,1%) tinha alguma não conformidade. Para mudar este comportamento, é fundamental que haja discussões sobre a Educação Ambiental no ambiente institucional. A agricultura, principalmente, a agricultura familiar, que produz cerca de 70% dos alimentos consumidos no Brasil, é algo que, indiretamente, faz parte do cotidiano do nosso IFCE Campus Ubajara, visto que o campus oferece cursos de gastronomia e alimentos que necessitam, diretamente, dessa produção, diminuindo custos para os cursos e para o campus. Além disso, visitas técnicas realizadas a hortas de produtores rurais locais são metodologias utilizadas por ambus os cursos. O projeto trará alguns benefícios, entre eles destacam-se: redução de despesas, a longo prazo, para o campus; a produção de alimentos saudáveis; estreitamento das relações ensino-aprendizagem; alinhamento com Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS; cooperação entre a comunidade acadêmica e externa através da distribuição de parte da produção para a ONG Centro Espírita Assistencial de Ubajara.
Público Alvo
Público externo direto: cerca 50 famílias atendidas pela ONG; indireto: cerca de 150 visitantes de associações e escolas interessados em agroecologia
Objetivo Geral
Implantar uma horta institucional no IFCE Campus Ubajara para disseminar práticas sustentáveis de produção de hortaliças, leguminosas, PANCs e plantas medicinais.
Objetivo Específico
1. Fomentar a educação ambiental através do cultivo sustentável de hortaliças; 2. Disponibilização de visitas para escolas, associações, técnicos e demais membros da comunidade externa fazendo da horta um ambiente de interação e aprendizado sobre agroecologia. 3. Realização de oficinas sobre sustentabilidade, saladas, alimentação vegetaria, reaproveitamento de alimentos, compotas, doces e geleias.
Metodologia
1ª Etapa: Escolha o local da horta. Considerando as culturas que serão escolhidas para cultivo, a gestão do campus será consultada acerca da disponibilização de uma área próximo a uma fonte de água e de fácil acesso aos envolvidos na implantação e manutenção da horta. 2ª Etapa: Escolha das culturas a serem cultivadas. Para ajudar na escolha deve-se fazer um levantamento junto aos alunos, professores e servidores do IFCE campus Ubajara. Perguntando sobre preferências de consumo de folhosas, leguminosas, PANCs e medicinais. 3ª Etapa: Preparar a terra ressaltando que essa etapa será feita pelos alunos. Consistirá em analisar previamente a área após a limpeza, preparação dos canteiros e adição de adubo. 4ª Etapa: Preparação das mudas esse processo pode ocorrer de forma paralela ao processo de preparação da terra. O monitoramento será feito pelos alunos acompanhados dos professores desde a semeadura até germinar e ficarem mudas aptas a serem movidas para os canteiros. 5ª Etapa: Manutenção/Cuidados diários e esporádicos de acordo com as culturas semeadas: Será realizada uma escala de dias e horários entre discentes visando o monitoramento da irrigação dos canteiros, remoção de ervas daninhas, verificação de possíveis pragas, entre outras rotinas necessárias. 6° Etapa: Consistirá na realização de convites para escolas, associações, prefeitura, para visitação, bem como a divulgação para realização de oficinas para a comunidade externa. 7° Etapa: Realização do cultivo e destino aos laboratórios e ONG. 8ª Etapa: Realização das Oficinas que contarão com pessoas da comunidade externa. Serão realizadas 5 oficinas com 10 alunos cada, cujo avaliação serão feitas através das produções dos alunos. Estas serão: 1.Sustentabilidade 2. Saladas 3. Alimentação vegetaria 4. Reaproveitamento de alimentos 5. Compotas, doces e geleias.