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Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Minicurso
Título:
Robótica Educacional
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Contextualizada
Data de Início:
07/07/2025
Previsão de Fim:
14/07/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Municípios de abrangência
Barbalha
Crato
Juazeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisco Rodrigo de Lemos Caldas
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisco Rodrigo de Lemos Caldas IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 07/07/2025 14/07/2025
JOSERLENE LIMA PINHEIRO UNILAB Integrante Sem vínculo Não 1 07/07/2025 14/07/2025
Paula Larissa Dias Lima CENTEC Integrante Sem vínculo Não 4 07/07/2025 14/07/2025
Rafaely Izabel de Souza Duarte CNSF -COLÉGIO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA Integrante Sem vínculo Não 4 07/07/2025 14/07/2025
Ricardo Araújo Felipe SEDUC-CE Integrante Sem vínculo Não 1 07/07/2025 14/07/2025
Rodrigo Tavares de Morais IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 07/07/2025 14/07/2025
RONALDO GLAUBER MAIA DE OLIVEIRA SEDUC-CE Integrante Sem vínculo Não 1 07/07/2025 14/07/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
unilab Não
CREDE-19 Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
.O Ceará STEAM é um Programa de capacitação para professores da Educação Básica da rede pública que tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas a conhecimentos em ciência e tecnologia com abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), valorizando a aprendizagem pela investigação e a experimentação científica voltadas à solução de problemas contemporâneos, tendo como tema a Robótica Educacional
Justificativa
O público-alvo da primeira edição do Ceará STEAM será os professores que atuam na área de Ciências Exatas e da Natureza da Educação Básica da rede pública da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 19) em Juazeiro do Norte no Estado do Ceará. No cenário atual a maior parte dos professores são migrantes digitais, ou seja, são pessoas que nasceram em um mundo analógico e hoje estão inseridos em uma sociedade extremamente tecnológica, dessa forma, é necessário que esses professores vejam as tecnologias como ferramentas fundamentais nas práticas em sala de aula, tendo a capacitação desses profissionais com tecnologias digitais como a Robótica Educacional, dentro do contexto da abordagem STEAM.
Público Alvo
O público-alvo da primeira edição do Ceará STEAM será os professores que atuam na área de Ciências Exatas e da Natureza da Educação Básica da rede pública da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 19) em Juazeiro do Norte no Estado do Ceará.
Objetivo Geral
Promover a capacitação dos professores das Ciências Exatas e da Natureza da rede pública, através do desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas a conhecimentos em ciência e tecnologia com abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), a partir da robótica educacional voltada à solução de problemas
Objetivo Específico
Objetivos específicos: 1. Capacitar os professores nos temas: Educação STEAM, Aprendizagem Baseada em Projetos e Robótica Educacional. 2. Acompanhar o desenvolvimento e a catalogação de projetos STEAM desenvolvidos pelos professores que participam da formação. 3. Fomentar o letramento científico e a inclusão digital como ferramenta de divulgar a ciência e o acesso à tecnologia em territórios de maior vulnerabilidade social. Objetivos específicos: 1. Capacitar os professores nos temas: Educação STEAM, Aprendizagem Baseada em Projetos e Robótica Educacional. 2. Acompanhar o desenvolvimento e a catalogação de projetos STEAM desenvolvidos pelos professores que participam da formação. 3. Fomentar o letramento científico e a inclusão digital como ferramenta de divulgar a ciência e o acesso à tecnologia em territórios de maior vulnerabilidade social.Objetivos específicos: 1. Capacitar os professores nos temas: Educação STEAM, Aprendizagem Baseada em Projetos e Robótica Educacional. 2. Acompanhar o desenvolvimento e a catalogação de projetos STEAM desenvolvidos pelos professores que participam da formação. 3. Fomentar o letramento científico e a inclusão digital como ferramenta de divulgar a ciência e o acesso à tecnologia em territórios de maior vulnerabilidade social. 4.Construir uma rede de colaboração com as instituições de educação: básica, superior e órgãos da administração pública do Estado do Ceará nas contribuindo para parcerias institucionais para a continuidade das ações.
Metodologia
obs *DEVIDO A AGENDA DOS CURSISTAS E MENTORES A CAPACITAÇÃO JÁ ACONTECEU, tivemos problemas no cadastro com sigproext. A capacitação já foi realizada. 1. Capacitação Remota de forma síncrona - Realização da capacitação em encontros síncronos para a realização dos dois módulos de aula, no ambiente virtual de aprendizagem. 2. Realização do evento Ceará STEAM: realização do evento presencial com palestras, workshops e mesa-redonda. 3. Publicação do Material da capacitação: publicação do material instrucional da formação em formato ebook.