Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CAMOCIM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Cineclube CamoSim
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes Visuais
Data de Início:
01/01/2020
Previsão de Fim:
13/09/2020
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Camocim
Formas de Avaliação:
Debate
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Maria Lucia Barbosa Alves
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Maria Lucia Barbosa Alves IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/01/2020 13/09/2020
Valdeirla Maria Domingos Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/01/2020 13/09/2020
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O cinema é detentor de uma função necessária e importante na investigação dos mais distintos fenômenos sociais, psicológicos e linguísticos. Nesse sentido, a linguagem audiovisual possui a capacidade de abrir espaço para a formação de discussões partidas de princípios reais e imaginários, dado que as narrativas cinematográficas estão imbuídas de potenciais culturais, políticos, estéticos e éticos que são responsáveis pela práxis social que se pretende propagar. Com base nessa perspectiva, o cinema torna-se ouvinte, leitor e intérprete de distintas realidades socioculturais, além de contestar as problematizações vigentes que estão ao nosso redor ou que estão voltadas a um universo paralelo. Segundo Rivera (2008), o cinema é uma manifestação cultural que reflete as potencializações acerca do sujeito e do espaço. Em relação ao sujeito, questiona-se, dessa forma, a relação do indivíduo com a imagem, como se dá o reconhecimento de si por meio do que é exibido nas narrativas, indagando-se sobre o quanto o homem pertence a ele mesmo e o quanto é refletido deste nas telas. Dessa maneira, esse projeto de extensão possibilita o entrelace de saberes que estão na universidade com os exercícios de produção cultural voltados para o cinema. Pode-se, então, configurar por meio disso, que a atuação do projeto Cineclube CamoSim é desencadeada com base no tripé de ensino, pesquisa e extensão e é pretendido, com foco nisso, ofertar um ambiente que seja mais que um espaço dialogal, ou seja, um instrumento vivo que interfira no cotidiano daqueles que voltem seu olhar para a sétima arte. Assim sendo, o cinema será utilizado para o diálogo entre ideias e reflexões, a fim de ser despertado o senso crítico dos participantes, em especial, de conteúdos alusivos a questões pertinentes da contemporaneidade. Nessa medida, no espaço serão discutidos aspectos de natureza plural, que vão desde discussões de cunho ético e político, bem como de viés existencial, oriundas de debates realizados durante a exibição de curtas e longas- metragens, documentários, entre outros. Em suma, uma vez que compreendida a ferramenta cinematográfica, constata-se o seu poder de perpassar o nível acadêmico por meio da explanação de temas complexos, que ultrapassam os saberes da academia e influenciam as relações sociais que serão estabelecidas, dado que serão construídos conhecimentos e a partir disso, serão feitas trocas que permitirão o desenvolvimento intelectual e social dos participantes do projeto.
Justificativa
A ausência de espaços que pensam e produzam arte propicia uma falta de sujeitos conhecedores e conscientes dos problemas do mundo, sobretudo, formam-se indivíduos destituídos de criticidade e despretensiosos de promover ações voltadas à expansão de ambientes dedicados à valorização da cultura, especialmente, da sétima arte. Por isso, são necessários ambientes que promovam o acesso ao material cinematográfico para criar cidadãos conscientes da importância da arte, visto que ela é um elemento que potencializa discussões de diversas conjunturas sociais, políticas, educacionais. Dessa forma, as instituições de ensino devem explorar o campo cinematográfico, a fim de instigar nos participantes a problematização e o aprofundamento de questões concernentes ao nosso tempo. Diante dessa compreensão, esse projeto justifica-se por possibilitar à comunidade interna e externa do IFCE Campus Camocim, o acesso a filmes (curtas e longas-metragens, documentários, entre outros), permitindo, portanto, a abertura a diversos conhecimentos advindos dessa expressão artística.
Público Alvo
Alunos de escolas e universidades públicas e público em geral.
Objetivo Geral
Possibilitar a partilha e a valorização de diversos saberes que permeiam o universo cinematográfico, através da exibição de narrativas audiovisuais com temáticas literárias e socioculturais diversas e da promoção de debates que potencializam o senso crítico dos ouvintes/espectadores.
Objetivo Específico
- Pleitear junto às instâncias superiores do IFCE materiais e suportes necessários para o desenvolvimento e expansão do Cineclube CamoSim, bem como um espaço físico para a criação de uma cinemateca no próprio campus Camocim, a fim de proporcionar à comunidade acadêmica (interna e externa) o acesso aos mais diversos gêneros de filmes. - Entrelaçar saberes que estão na universidade com os exercícios de produção cultural voltados para o cinema. - Promover atividades que tornem os participantes agentes transformadores de seus meios e de suas relações sociais.
Metodologia
Os encontros do Cineclube CamoSim serão divididos em três momentos: - Explanação geral sobre o que será tratado no curta ou longa-metragem, documentário, entre outros; - Exibição do filme (duas sessões: um filme é exibido às 17h e outro filme é exibido às 20h), às sextas-feiras; - Debates acerca das temáticas pertinentes à produção audiovisual. As atividades do Cineclube CamoSim visam alcançar resultados positivos no tocante à expansão de um instrumento de caráter cultural, bem como pretendem possibilitar a comunidade interna e externa o acesso à arte cinematográfica. Pretende-se, em suma, moldar os sujeitos participantes do projeto a fim de reconhecerem o cinema como uma ferramenta importante, que auxilia na formação educativa, social e política do indivíduo, além de elevar o interesse dos integrantes pelos elementos que compõem as linguagens artísticas como um todo.