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Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Meninas nas Ciências: inovando, aprendendo e transformando saberes nas escolas de Limoeiro do Norte.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Regional
Data de Início:
01/04/2025
Previsão de Fim:
05/12/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Limoeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Reunião
Formas de Divulgação:
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Convite
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Nayara Coriolano de Aquino
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Andre Luiz Melo Camelo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/04/2025 05/12/2025
Leônis da Silva Maia Rabelo IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/04/2025 05/12/2025
Maria Heloiza Coelho de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/04/2025 05/12/2025
Nayara Coriolano de Aquino IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/04/2025 05/12/2025
Petronília Dáfine Sousa Almeida IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 01/04/2025 05/12/2025
Renata Chastinet Braga IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/04/2025 05/12/2025
Washington de Moura Lopes Secretaria de Educação de Limoeiro do Norte Integrante Sem vínculo Não 3 01/04/2025 05/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
PREFEITURA MUNICIPAL DE LIMOEIRO DO NORTE Sim Acordo de cooperação 23260.001826/2024-14
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto de extensão "Meninas nas Ciências: inovando, aprendendo e transformando saberes nas escolas de Limoeiro do Norte" será desenvolvido com alunas do 9º ano de seis escolas municipais da cidade de Limoeiro do Norte, Ceará, e tem como proposta central a popularização das ciências, promovendo o protagonismo feminino por meio do desenvolvimento de pesquisas científicas realizadas pelas próprias alunas. As estudantes aprenderão a desenvolver projetos de pesquisa, recebendo orientação adequada para elaboração, execução e apresentação dos resultados obtidos. Além disso, o projeto visa à formação continuada de professores e alunas por meio de palestras, cursos e oficinas, estimulando a inovação, o aprendizado ativo e a transformação positiva dos saberes escolares. Dessa forma, espera-se contribuir significativamente para o desenvolvimento social e educacional das estudantes e, consequentemente, para o crescimento e fortalecimento da cidade de Limoeiro do Norte.
Justificativa
A baixa representatividade feminina nas áreas científicas é um problema identificado em âmbito mundial, nacional e local, com mulheres historicamente menos representadas em carreiras ligadas às ciências e tecnologias. De acordo com dados da UNESCO, apenas cerca de 30% dos cientistas no mundo são mulheres, refletindo desigualdades estruturais e sociais persistentes. No Brasil, segundo o CNPq, mulheres ainda são minoria em muitas áreas científicas, sobretudo nas ciências exatas e tecnológicas. Em nível local, especialmente em municípios do interior do Ceará, como Limoeiro do Norte, há uma escassez significativa de oportunidades e incentivo para que meninas ingressem e permaneçam em carreiras científicas. O IFCE, enquanto instituição de educação, ciência e tecnologia, tem como missão contribuir para o desenvolvimento regional, promovendo a inclusão social e a democratização do conhecimento científico. Este projeto de extensão se justifica pela urgência em combater desigualdades de gênero, promovendo ações educativas que incentivem meninas a se reconhecerem como cientistas e pesquisadoras, gerando impactos positivos pessoais, sociais e comunitários. Além disso, ao possibilitar a formação continuada de professores e estudantes através de oficinas, palestras e cursos, o projeto cumpre a função social da extensão universitária, articulando ensino, pesquisa e extensão, e promovendo a integração da comunidade externa com o IFCE. Assim, a proposta de intervenção torna-se essencial e relevante, contribuindo para a inclusão, equidade de gênero, desenvolvimento científico e transformação social em Limoeiro do Norte.
Público Alvo
Alunas do 9º ano das escolas municipais de Limoeiro do Norte
Objetivo Geral
Promover o protagonismo feminino nas ciências por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa, popularizando o conhecimento científico e incentivando a inovação e a transformação social nas escolas municipais de Limoeiro do Norte.
Objetivo Específico
1. Estimular o interesse e a participação ativa das alunas do 9º ano em atividades científicas, despertando o gosto pela pesquisa e pelo conhecimento científico. 2. Realizar ações educativas (palestras, cursos e oficinas) para a formação continuada de professores e alunas, qualificando-os no desenvolvimento e orientação de pesquisas científicas. 3. Desenvolver projetos de pesquisa científica protagonizados por alunas, fortalecendo habilidades como autonomia, criatividade, capacidade crítica e trabalho em equipe. 4. Contribuir para a superação das barreiras sociais e culturais relacionadas ao gênero, promovendo maior equidade nas áreas científicas e tecnológicas. 5. Fortalecer a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, promovendo uma relação efetiva entre o IFCE e as escolas municipais, favorecendo o desenvolvimento educacional e social da comunidade local.
Metodologia
O projeto será desenvolvido ao longo de 10 meses, divididos nas seguintes etapas: 1. Preparação e planejamento inicial (1º mês): Reuniões com gestores escolares e Secretaria Municipal de Educação para apresentação do projeto e alinhamento das ações. Serão selecionadas 6 escolas da zona urbana de Limoeiro do Norte. 2. Seleção das alunas participantes (2º mês): Seleção de alunas interessadas, garantindo representatividade e diversidade. As alunas das seis escolas da zona urbana de Limoeiro do Norte serão convidadas para uma palestra sobre o objetivo do projeto, e as interessadas irão se inscrever e dar início as atividades do projeto. 3. Formação inicial de professores e estudantes (2º e 3º meses): Realização de oficinas e palestras introdutórias sobre metodologia científica, temas atuais da ciência e protagonismo feminino, para as alunas e professores. 4. Desenvolvimento dos projetos (4º ao 8º meses): As alunas interessadas em desenvolver projetos de pesquisa serão orientadas pelos professores de suas respectivas escolas. As alunas serão divididas em grupos de 3 membros. Durante a execução do projeto, as alunas poderão utilizar o laboratório de química básica do IFCE campus Limoeiro do Norte, onde terão acompanhamento sistemático na construção e execução de suas pesquisas com colaboração de professores e alunos do IFCE. 5. Oficinas e palestras complementares (mensais): Os projetos de pesquisa serão acompanhados e para o fortalecimento de habilidades técnicas e competências pessoais das estudantes e professores envolvidos, serão ministradas palestras e oficinas complementares, tais como Escrita de diário de bordo, Oratória, escrita de relatório de pesquisa e dentre outras. 6. Apresentação dos resultados e culminância do projeto (9º e 10º meses): No final do ano, pretende-se que as alunas apresentem os resultados de seus projetos no Evento: Mostra Limoeirense de Projetos, em uma categoria ensino fundamental. A avaliação do projeto de extensão ocorrerá de maneira contínua e processual, com acompanhamento das atividades através de relatórios parciais e rodas de conversa periódicas entre equipe executora e participantes. Ao final, será realizada uma avaliação qualitativa e quantitativa dos resultados, considerando critérios como engajamento das estudantes, qualidade dos projetos apresentados, impacto das ações formativas e transformação percebida nas escolas participantes. Será utilizada a aplicação de questionários, entrevistas, além da análise qualitativa dos relatórios finais dos projetos desenvolvidos pelas alunas, garantindo, dessa forma, uma avaliação completa da eficácia e impacto social da intervenção.