Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TABULEIRO
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Oficinas Formação de leitores
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Contextualizada
Data de Início:
02/04/2025
Previsão de Fim:
30/04/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
25
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tabuleiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
Convite
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Midia da Silva Borges Gomes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Brenda Andrade de Freitas IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 02/04/2025 30/04/2025
Carlos Eduardo Ferreira da Cruz IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 02/04/2025 30/04/2025
Maria do Socorro Araujo Vale IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 02/04/2025 30/04/2025
Midia da Silva Borges Gomes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 02/04/2025 30/04/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Secretaria Municipal de Educação de Tabuleiro do Norte-CE Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O minicurso tem por objetivo apresentar aos professores participantes (das séries iniciais do Ensino Fundamental) recursos e metodologias que favoreçam a formação de leitores.
Justificativa
Os índices do Brasil relacionados a leitura e leitores mostram que é crucial ações mais efetivas no tocante a construção do hábito de leitura desde os anos iniciais da vida escolar, a fim de reverter esse quadro. Desse modo, buscar formas mais lúdicas e atrativas que possibilitem experiências mais significativas torna-se uma estratégia viável nessa construção.
Público Alvo
Professores das séries iniciais da rede pública de Tabuleiro do Norte.
Objetivo Geral
- Atuar na formação de leitores.
Objetivo Específico
- Colaborar com as práticas didáticas dos professores das séries iniciais; - Possibilitar o debate e a reflexão acerca do trabalho com o texto em sala de aula; - Apresentar novas estratégias de trabalho com o texto.
Metodologia
Executar encontros que foquem na prática docente concernente ao trabalho de leitura nas séries iniciais. Para isso, será montado um espaço temático, com o intuito de abordar o aspecto e a importância da ludicidade na apresentação dos textos nos anos iniciais da trajetória escolar. Além disso, serão desenvolvidos e apresentados diferentes recursos didáticos que possam ser utilizados em sala de aula. Os encontros englobarão um embasamento teórico, todavia, a parte prática será a de maior destaque. O intuito é possibilitar a reprodução das ações ofertadas no curso na sala de aula, nas quais os professores atuam.