Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TAUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Aquilombando saberes: ciclos de formação em identidades, memória e resistência afro-brasileira e indígena (Oficina de escrita criativa)
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
02/04/2025
Previsão de Fim:
02/04/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tauá
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Trabalho em grupo
Debate
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Rádio
Convite
Atividades Realizadas:
Apresentação
Oficina
Nome do Responsável:
Karina de Morais e Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Gabriela Ismerim Lacerda IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 18/03/2025 02/04/2025
João Vital da Costa Neto IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 18/03/2025 02/04/2025
Jonas Brito dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 18/03/2025 02/04/2025
Karina de Morais e Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 18/03/2025 02/04/2025
Lia Nojosa Sena IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 18/03/2025 02/04/2025
Marselle Marmo do Nascimento Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 18/03/2025 02/04/2025
Mauricio Custodio da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 18/03/2025 02/04/2025
Valeria Correia Lourenco IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 18/03/2025 02/04/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
IFCE campus Crateús Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFCE – Campus Tauá propõe a realização da Oficina de Escrita Criativa, com a escritora, poeta e ficcionista Valéria Lourenço, voltada para a comunidade estudantil.
Justificativa
A realização da Oficina de Escrita Criativa: Reflexões sobre Texto Literário, Autor e Autoria justifica-se pela necessidade de estimular a produção textual e a valorização da literatura como forma de representação social e cultural. A proposta busca preencher uma lacuna na formação dos estudantes ao promover um espaço de experimentação e troca, onde a escrita não seja apenas vista como uma exigência acadêmica, mas como um meio de comunicação, criação e resistência. Além disso, a oficina contribui para o fortalecimento da leitura crítica e da diversidade literária, ao apresentar autores e autoras de diferentes contextos, ampliando o repertório dos participantes. Com a mediação da escritora e pesquisadora Valéria Correia Lourenço, a atividade permitirá que os estudantes se reconheçam como produtores de texto, explorando a criatividade e desenvolvendo maior autonomia na escrita.
Público Alvo
Estudantes da rede pública de ensino do município de Tauá, com interesse em literatura, escrita criativa e expressão textual.
Objetivo Geral
Proporcionar um espaço de reflexão e prática da escrita literária, incentivando os participantes a desenvolverem sua criatividade e identidade autoral por meio da leitura e da produção textual.
Objetivo Específico
Discutir o conceito de texto literário, autor e autoria; Apresentar e analisar diferentes gêneros literários (conto, poesia, romance); Estimular a escrita como ferramenta de expressão pessoal e cultural; Incentivar a leitura e o reconhecimento de escritoras e escritores diversos; Promover um ambiente de troca e experimentação literária.
Metodologia
A oficina será dividida em três momentos principais: Discussão teórica: Reflexão sobre o que constitui um texto literário e as concepções de autoria; Leitura e análise literária: Exploração de contos, poemas e trechos de romances de escritores diversos, promovendo o diálogo e a interpretação crítica; Prática de escrita criativa: Orientação e produção de textos pelos participantes, com espaço para compartilhamento e troca de experiências.