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Campus:
CAMPUS CAMOCIM
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Experiências de baixo custo no Ensino de Ciências.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
10/04/2025
Previsão de Fim:
11/04/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Carga Horária de Execução do Evento:
8
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Camocim
Formas de Avaliação:
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Oficina
Nome do Responsável:
Francisco dos Santos Cavalcante Junior
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisco dos Santos Cavalcante Junior IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 10/04/2025 10/04/2025
João Paulo da Silva Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 10/04/2025 10/04/2025
Marcos Antonio Albuquerque Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 10/04/2025 10/04/2025
Maria Elane da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 10/04/2025 10/04/2025
Thiago Tavares Vidal de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 10/04/2025 10/04/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
No Ensino de Ciências, o uso de experimentos de baixo custo, é um recurso que permite os estudantes visualizarem de forma prática, conteúdos teóricos abordados em sala de aula. Com essa metodologia, é possível mostrar a integração da teoria com situações do dia-a-dia dos estudantes.
Justificativa
A utilização de experimentos acessíveis no ensino científico dentro dos IFs tem um impacto significativo nas comunidades carentes. Primeiramente, permite que estudantes tenham uma aprendizagem mais prática e interativa, superando desafios comuns à educação pública, como a falta de laboratórios bem equipados. Além disso, o uso de materiais alternativos e recicláveis reforça a conscientização ambiental e incentiva a criatividade na resolução de problemas. Outro benefício notável é a extensão dessas práticas para além das salas de aula. Muitos Institutos Federais desenvolvem projetos de extensão que levam experimentos de baixo custo para escolas públicas, democratizando o conhecimento científico. Essas iniciativas despertam o interesse de crianças e adolescentes pela ciência e tecnologia, além de fortalecerem o vínculo entre o instituto e a comunidade local. Assim, a capilaridade dos Institutos Federais, aliada à aplicação de experimentos de baixo custo, transforma a realidade de diversas comunidades brasileiras, promovendo um ensino mais acessível, estimulante e socialmente comprometido. Essas ações não apenas melhoram a qualidade da educação, mas também contribuem para a formação de cidadãos críticos, inovadores e preparados para os desafios do futuro.
Público Alvo
Docentes e estudantes de instituições de ensino da região.
Objetivo Geral
Capacitar professores e estudantes para a aplicação de experimentos de baixo custo no ensino de ciências.
Objetivo Específico
utilizando materiais acessíveis e sustentáveis, a fim de tornar o aprendizado mais interativo, inclusivo e eficaz, estimulando a criatividade, o pensamento crítico e a contextualização dos conteúdos científicos no dia a dia.
Metodologia
- Apresentar a importância dos experimentos de baixo custo como ferramenta didática no ensino de ciências. - Capacitar os participantes para adaptar e replicar os experimentos em diferentes contextos educacionais. - Demonstrar a construção e aplicação de experimentos acessíveis, utilizando materiais de fácil obtenção e recicláveis. - Promover a integração entre teoria e prática, tornando o ensino mais dinâmico e significativo.