Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CAMOCIM
Tipo da Ação:
Evento
Título:
INTRODUÇÃO AO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO: IMPLICAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA PESQUISAS NA ÁREA DE LETRAS E LINGUÍSTICA
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Língua Portuguesa
Data de Início:
11/04/2025
Previsão de Fim:
11/04/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Camocim
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Oficina
Nome do Responsável:
Manoelito Costa Gurgel
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Manoelito Costa Gurgel IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 18/03/2025 11/04/2025
Sara Maria Sampaio de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 18/03/2025 11/04/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Neste minicurso, serão apresentados os fundamentos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo, bem como serão discutidos as suas implicações científicas e acadêmicas para pesquisas na área da Linguística Aplicada e da Educação.
Justificativa
As pesquisas baseadas no Interacionismo Sociodiscursivo têm a finalidade primeira de propor projetos de intervenção que transformem as práticas sociais, especialmente aquelas relacionadas ao ensino e à aprendizagem, bem como à formação inicial de professores. Dessa forma, conhecer os pressupostos epistemológicos desse quadro pode oportunizar a transformação das atividades didático-pedagógicas realizadas nas escolas da Educação Básica do entorno do IFCE.
Público Alvo
Estudantes da graduação em Letras do IFCE - campus Camocim e profissionais da Educação do município e da região.
Objetivo Geral
Apresentar o quadro teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2009), doravante ISD.
Objetivo Específico
1) Identificar os principais pressupostos epistemológicos do quadro do ISD, relacionando-os especialmente à análise de textos e discursos; 2) Definir as implicações científicas desses pressupostos para as pesquisas sobre formação inicial de professores e sobre ensino e aprendizagem de língua portuguesa.
Metodologia
Exposição oral dos fundamentos teóricos do ISD; análise de pesquisas desenvolvidas no campo; elaboração de um plano de pesquisa baseado no quadro teórico apresentado.