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Campus:
CAMPUS BATURITE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Forró Eletrônico - Nível Iniciante
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Dança
Data de Início:
31/07/2025
Previsão de Fim:
31/01/2026
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
80
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Baturité
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Convite
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Felipe Alves Albuquerque Araujo
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antônia Edmeia Freire Nascimento Sem Vínculo Integrante Sem vínculo Não 2 31/07/2025 31/01/2026
Felipe Alves Albuquerque Araujo IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 31/07/2025 31/01/2026
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O forró é uma dança popular de origem nordestina. Esta dança é acompanhada de música, que possui o mesmo nome da dança. A música de forró possui temática ligada aos aspectos culturais e cotidianos da região Nordeste do Brasil. A música de forró é acompanhada dos seguintes instrumentos musicais: triângulo, sanfona e zabumba. De acordo com pesquisadores, o forró surgiu no século XIX. Nesta época, como as pistas de dança eram de barro batido, era necessário molhá-las antes, para que a poeira não levantasse. As pessoas dançavam arrastando os pés para evitar que a poeira subisse. A origem do nome forró tem várias versões, porém a mais aceita é a do folclorista e pesquisador da cultura popular Luiz Câmara Cascudo. Segundo ele, a palavra forró deriva da abreviação de forrobodó, que significa arrasta-pé, confusão, farra. Também foram encontradas semelhanças entre esse estilo de dança e o toré - celebração indígena onde em dado momento ritualístico os indivíduos arrastam os pés nos chão. Há ainda certa influência de ritmos holandeses e portugueses, além das danças de salão europeias. Atualmente, existem vários gêneros de forró: forró eletrônico, forró tradicional, forró universitário e o forró pé de serra.
Justificativa
Demandas sociais atendidas: - Atenuação de sintomas relacionados à depressão, à ansiedade e a demais transtornos psíquicos. O forró envolve o abraço, o que promove a liberação de serotonina, propiciando sensação de bem estar. As atividades em grupo também auxiliam no afastamento de pensamentos negativos. Várias pessoas já procuraram o projeto, inclusive com recomendação de psicólogos, para reduzir os efeitos desses males da sociedade; - Integração sociais e afastamento de possíveis participantes do mundo do crime. A dança e o esporte, de forma geral, têm o poder de retirar pessoas de um caminho errado, evitando o contato com drogas, com armas ou simplesmente com má companhias; - Realização de atividades físicas e incentivo a um estilo de vida mais saudável. Em um mundo cada vez mais tecnológico, as pessoas estão mais sedentárias e dependentes de celulares. A dança promove a movimentação de todo o corpo e faz com que os participantes abram mão das tecnologias momentaneamente; - Combate à intolerância e incentivo ao respeito das diferenças. Na dança, todos participam: o mais velho e o mais novo, o mais rico e o mais pobre, o cristão e o ateu, o negro e o branco, o hétero e o homo. Trabalhamos a igualdade de raça, crença, classes sociais, orientação sexual e idade.
Público Alvo
Qualquer membro da comunidade externa, independentemente de idade, sexo, raça, cor, religião e crenças. Todavia, em função do horário das aulas, vamos restringir a participação para maiores de idade (acima de 18 anos), a menos que o menor esteja acompanhado pelos responsáveis (como já ocorreu em semestres anteriores).
Objetivo Geral
Promover qualidade de vida e disseminar a cultura do forró na cidade de Baturité, inclusive com a quebra de paradigmas como: -"Só vai a forró quem bebe"; -"Mulher que namora não pode dançar forró"; -"Festa com gente velha não presta";
Objetivo Específico
-Ensinar conceitos básicos, bases, passos e adornos do forró pé de serra e do forró eletrônico; -Divulgar o IFCE na comunidade externa e trazer pessoas que não são do Instituto a conhecerem nosso campus; -Fortalecer a relação de respeito na relação entre gêneros/diferentes identificações;
Metodologia
Aulas e ensaios às quintas, das 18:15h às 19:45h, no IFCE Baturité. Serão realizadas rodas de debate sobre o tema, participação em feiras culturais pela cidade de Baturité, em teatros e em festas regionais. Os alunos aprendem e interagem através da dança a dois e da troca de experiência e vivências. Ao final, há uma apresentação artística dos alunos do projeto. *ETAPAS: 1 - Nas primeiras aulas, os alunos aprendem as bases do forró eletrônico, assim como conceitos fundamentais e iniciais da dança. Nos últimos encontros, são desenvolvidos giros e passos mais elaborados. No começo e no fim de cada encontro, é realizado alongamento. Sempre que algo é ensinado, eles praticam a dois, sem música, para, posteriormente, dançarem na música, desenvolvendo o que foi aprendido; 2 - Geralmente, a divulgação é feita através das redes sociais (instagram, whatsapp) e de "boca a boca". Segue modelo de divulgação de anos anteriores: https://ifce.edu.br/sobral/noticias/sobral-abre-inscricoes-para-aulas-de-forro 3 - A mobilização é feita no próprio ato de divulgação, a fim de estimular a participação de todos. Várias mídias de Instagram da cidade procuram o IFCE para fazerem entrevistas, o que ajuda na divulgação do projeto e, consequentemente, do nome do instituto. Seguem algumas entrevistas sobre o projeto nas mídias sociais: https://www.facebook.com/watch/live/?ref=watch_permalink&v=787162698470059 https://www.instagram.com/tv/B4ioP8FjPJv/?igshid=dubux725h54q https://www.instagram.com/tv/B5WO0v1jfx1/?igshid=17n6enonu1hq0 https://www.instagram.com/tv/B2VQ0BnD2Gs/?igshid=1xnsk6k6wfq0r Também contamos com Instagram próprio do projeto, onde divulgamos inscrições, entrevistas e, principalmente, vídeos de práticas de dança: https://www.instagram.com/vemdancarifce/ 4 - A execução se dará conforme descrito no início do texto e conforme Plano de Trabalho; 5 - A avaliação é dada aula por aula, com a participação e, logicamente, a presença de cada aluno. Com o tempo, podemos perceber a evolução de cada um. O ritmo do progresso depende, sobremaneira, da dedicação do aluno aos treinos, principalmente em casa e nas práticas pela cidade; 6 - As aulas ocorrerão na quadra do IFCE campus Baturité. Os encontros se dividirão em aulas de "elementos", "bases", "adornos", "giros", além de um baile de encerramento (evento a ser submetido no Sigproext). 7 - Ao final do curso, cadastramos sempre um evento aqui no Sigproext, referente ao baile, onde ocorre a apresentação artística da turma e de membros da comunidade externa, como um todo, que queiram participar e conhecer o projeto, na quadra do IFCE Baturité. Ressalto que, conforme já informado na aba "Responsável", não tenho formação em dança, mas possuo experiência na área. No meu currículo Lattes, também informado na aba "Responsável", constam os cursos de forró que já fiz. Dou aulas nesse projeto desde 2019 e saio para dançar forró todo final de semana. Edmeia é ex aluna minha e também não tem formação na área, mas possui experiência necessária para me auxiliar nas aulas, fazendo o papel da dama.