Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
CURSO DE MATEMÁTICA BÁSICA
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
31/03/2025
Previsão de Fim:
04/04/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Carga Horária de Execução do Evento:
25
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Frequência
Prova
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Kiara Lima Costa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Abraao da Silva Maia IFCE Integrante Discente IFCE Não 25 31/03/2025 04/04/2025
Allyson Bonetti Franca IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 31/03/2025 04/04/2025
Ivna Pessoa da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 25 31/03/2025 04/04/2025
Jorge Menezes de Abreu Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 25 31/03/2025 04/04/2025
Karine de Castro e Silva Crisostomo Baumann IFCE Integrante Discente IFCE Não 25 31/03/2025 04/04/2025
Kiara Lima Costa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 31/03/2025 04/04/2025
Luana Silva de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 25 31/03/2025 04/04/2025
Luziane Fernandes de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 25 31/03/2025 04/04/2025
Paulo Renato Xavier da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 31/03/2025 04/04/2025
Priscila de Sousa Paulino Carmo IFCE Integrante Discente IFCE Não 25 31/03/2025 04/04/2025
Talles Vinicius da Silva Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 25 31/03/2025 04/04/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A Matemática desempenha um papel central na formação do pensamento lógico, na construção de competências analíticas e na resolução de problemas das mais diversas áreas do conhecimento. Sua presença é notável tanto no contexto acadêmico quanto nas atividades do cotidiano, sendo indispensável para o pleno exercício da cidadania. No entanto, a realidade educacional brasileira revela que muitos estudantes enfrentam sérias dificuldades na aprendizagem dos conteúdos básicos de Matemática, o que compromete seu desempenho escolar, suas perspectivas de continuidade nos estudos e sua inserção no mercado de trabalho. As avaliações educacionais nacionais indicam que uma parcela significativa dos estudantes termina o ensino fundamental e médio com níveis de proficiência insatisfatórios em Matemática. Essa situação revela não apenas falhas no processo de ensino-aprendizagem, mas também a ausência de ações sistemáticas de reforço e acompanhamento escolar. Nesse cenário, a oferta de um minicurso de Matemática Básica surge como uma estratégia pedagógica importante para atender à demanda social por melhoria na qualidade da educação e superação das desigualdades de aprendizagem. O presente minicurso visa oferecer uma oportunidade de revisão e consolidação dos principais conteúdos da Matemática Básica, com ênfase na resolução de problemas e no desenvolvimento da autonomia dos estudantes. A proposta busca criar um ambiente de aprendizagem participativo, acessível e motivador, valorizando a construção do conhecimento a partir das necessidades e experiências dos próprios participantes.
Justificativa
A defasagem em Matemática é um problema recorrente na educação, impactando diretamente o desempenho acadêmico e a capacidade de raciocínio lógico dos alunos. Este minicurso visa minimizar essas dificuldades, oferecendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e acessível. A revisão dos conceitos fundamentais possibilita que os estudantes desenvolvam uma base sólida para enfrentar desafios mais complexos em disciplinas futuras.
Público Alvo
Estudantes e pessoas interessadas na temática
Objetivo Geral
Revisar e consolidar os principais conceitos da Matemática Básica, proporcionando aos participantes melhor compreensão e aplicação dos conteúdos matemáticos em diferentes contextos.
Objetivo Específico
• Reforçar a compreensão das operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão); • Trabalhar a resolução de expressões numéricas e o uso correto das propriedades matemáticas; • Apresentar estratégias para resolução de problemas matemáticos do dia a dia; • Desenvolver o raciocínio lógico por meio de atividades práticas e desafios matemáticos; • Estimular a confiança dos participantes no uso da Matemática. • Fortalecer a parceria do IFCE campus Fortaleza com a comunidade externa e as escolas
Metodologia
6.1 Etapas de Execução • Levantamento inicial das dificuldades dos participantes por meio de um diagnóstico; • Desenvolvimento das aulas teóricas e práticas; • Aplicação de exercícios e desafios matemáticos; • Revisão e esclarecimento de dúvidas; • Avaliação final da aprendizagem. 6.2 Métodos • Aulas expositivas-dialogadas com apresentação dos conteúdos; • Resolução de exercícios guiados pelo ministrante do minicurso; • Atividades práticas envolvendo problemas do cotidiano; • Uso de jogos matemáticos e desafios lógicos para fixação do conteúdo. 6.3 Procedimentos e Técnicas • Uso de materiais didáticos como jogos e vídeos explicativos; • Aplicação de exercícios individuais e em grupo; • Dinâmicas de grupo para reforço dos conteúdos abordados; • Correção coletiva de atividades com participação ativa dos alunos; • Feedback contínuo para acompanhamento da evolução dos participantes.