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Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
PROJETO DE EXTENSÃO: “Os princípios do Código de Ética articulados à atuação crítica de assistentes sociais”
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Contextualizada
Data de Início:
12/05/2025
Previsão de Fim:
12/04/2027
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Debate
Trabalhos Escritos
Frequência
Reunião
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
E-mail
Folder
Folheto
Convite
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Tereza Nair de Paula Pacheco
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adriana Alves da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 12/05/2025 12/04/2027
Anastacio Ferreira de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 12/05/2025 12/04/2027
Áurea Luana Moraes Gonçalves IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 12/05/2025 12/04/2027
Ellen Diva Gomes Bezerra IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 12/05/2025 12/04/2027
Leandro Sobral de Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 12/05/2025 12/04/2027
Letícia Alves de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 12/05/2025 12/04/2027
Luandra Batista de Morais IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 12/05/2025 12/04/2027
Mateus Sousa Barbosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 12/05/2025 12/04/2027
Mayewe Elyenia Alves dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 12/05/2025 12/04/2027
Pedro Henrique Fontenele Teles IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 12/05/2025 12/04/2027
Priscila Greyce do Amaral Gomes IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 12/05/2025 12/04/2027
Tereza Nair de Paula Pacheco IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 12/05/2025 12/04/2027
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto de Extensão “Os princípios do Código de Ética articulados à atuação crítica de assistentes sociais” tem como premissa fomentar e qualificar o debate sobre a dimensão ético-política do Serviço Social, especialmente a partir dos direcionamentos contidos no rol dos 11 (onze) Princípios Fundamentais estabelecidos no Código de Ética do/a Assistente Social (1993). Nesse sentido, o Projeto é desenhado a partir de 4 (quatro) momentos basilares, a saber: 1) realização de grupo de estudo temático. Para isso, recorre-se ao debate exaustivo da cartilha “Projeto ético-político e exercício profissional em serviço social: os princípios do código de ética articulados à atuação crítica de assistentes sociais” (2013), produzida pelo Conselho Regional de Serviço Social do Rio de Janeiro, a fim de apontar e problematizar os novos valores assumidos pela profissão em detrimento da consolidação daquele Código de Ética. 2) Realização de reuniões para a construção de materiais educativos/informativos por assistentes sociais (supervisão acadêmica e de campo de estágio supervisionado em Serviço Social), estagiários/as e egressos do Curso de Serviço Social do IFCE Campus Iguatu, a fim de compilar as informações debatidas no grupo de estudos e, posteriormente, socializa-las com estudantes do IFCE e com usuários/as dos equipamentos em que se inserem o público-alvo do projeto, qualificando o exercício profissional. 3) Realização de encontros entre as supervisões acadêmicas e de campo, a fim de debater a importância do estágio no processo formativo de qualidade, debatendo questões relacionadas às temáticas do grupo de estudos, bem como de assuntos atinentes ao exercício profissional. 4) Realização de artigo científico sobre a experiência da extensão, objetivando registrá-lo e compartilhá-lo em eventos científicos com expressiva importância para a categoria profissional. Pode-se dizer que um dos direcionamentos desse Projeto é se constituir em um espaço de comunicação entre a comunidade científica interna (estudantes de Serviço Social do IFCE campus Iguatu matriculados nas disciplina de estágio supervisionado em Serviço Social I e II, supervisões acadêmicas e demais docentes do Curso de Serviço Social) e externa (assistentes sociais supervisoras/es de campo situadas/os nos mais diversos espaços sócio-ocupacionais de Iguatu-CE e de municípios próximos, bem como egressos do Curso de Serviço Social do IFCE campus Iguatu), promovendo discussões que sejam capazes de reunir um arcabouço teórico crítico para se avançar nas reflexões de uma atuação profissional de assistentes sociais alinhada com a defesa do projeto ético-político profissional.
Justificativa
Precisamente no ano de 2010, criou-se o curso de Bacharelado em Serviço Social no IFCE Campus Iguatu. O Curso tem duração de 4 anos, é ofertado exclusivamente no período noturno e tem por objetivo formar profissionais qualificados nas dimensões teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política para atuarem nas expressões da questão social. Guerra (2016) nos conta que tais dimensões, ainda que com características próprias, são concebidas rigorosamente de forma articulada. A dimensão técnico-operativa é aquela que expressa a razão de ser da profissão diante da sua capacidade de dar respostas instrumentais diante das requisições institucionais. Já a dimensão teórico-metodológica representa o direcionamento/referencial teórico que fundamenta as respostas instrumentais às requisições institucionais. A dimensão ético-política engloba a perspectiva de mundo, o método que apreende a realidade e as estratégias a serem solucionadas. É nessa dimensão que fundamentalmente passam as escolhas teóricas, valorativas, técnicas e políticas. Assim, sendo a dimensão ético-política uma aliada na interpretação crítica da vida social, necessária para orientar as atividades profissionais, as quais devem ser regidas pelo Código de Ética do/a Assistente Social (1993), faz-se necessário, cada vez mais, entendê-la e problematizá-la durante o percurso formativo, que é contínuo e permanente. Diante disso, explica-se que o Código de Ética do/a Assistente Social (1993) aponta 11 princípios fundamentais, os quais versam sobre centralmente sobre: liberdade (valor ético central), defesa dos direitos humanos, ampliação e consolidação da cidadania, defesa do aprofundamento da democracia, posicionamento em favor da equidade e justiça social, empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, pluralismo, projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, articulação com os movimentos de outras categorias profissionais, compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e exercício do Serviço Social sem ser discriminado, nem discriminar. Dito isso, destaca-se que é um princípio do Código de Ética do/a Assistente Social (1993) o “Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional” (p.25), o que ratifica a importância do Grupo de Estudos no que se refere ao aprimoramento intelectual de profissionais assistentes sociais e de estudantes. Além disso, ressalta-se que é bandeira de luta dos/as/e Assistentes Sociais o compromisso com a defesa de uma educação pública e popular, com gestão pública, gratuita, democrática, laica, inclusiva e de qualidade social para todos/as. Entende-se que uma educação plena e de qualidade não pode ser restrita ao universo da sala de aula. E, por isso, mais uma vez, aponta-se a necessidade da materialidade do Grupo de Estudos “além dos muros” do IFCE. Assim, a consolidação do presente Projeto é um eixo fundamental para promover o intercâmbio de informações entre estudantes de estágio supervisionado I e II do Curso de Serviço Social do IFCE campus Iguatu, assistentes sociais supervisoras/es de campo da disciplina de estágio supervisionado do IFCE campus Iguatu, bem como demais docentes, estudantes egressos do referido curso e usuários/as dos serviços de equipamentos de Iguatu e demais cidades em que se inserem sociocupacionamente assistente sociais participantes do Projeto. No contexto da formação profissional em Serviço Social, é basilar construir espaços para debates coletivos que possibilitem a construção do conhecimento de modo coletivo e permanente. Nesse sentido, torna-se oportuno construir um espaço de acolhida para gerar reflexões acerca das vivências pessoais, profissionais e da aprendizagem teórica durante a graduação e posteriormente. Além do mais, ao iniciar a trajetória como docente no IFCE, assume-se o papel de supervisora acadêmica da disciplina de estágio supervisionado em Serviço Social I e II, o que resulta em uma implicação direta com a proposta apresentada. Também é importante destacar que as pessoas que estarão desenvolvendo as ações diretas da extensão são docentes da disciplina de estágio supervisionado em Serviço Social I e II (ou que podem contribuir significativamente para o debate). Para esses/as docentes, ao realizar visitas institucionais nos mais diversos espaços sócio-ocupacionais de Iguatu-CE e de municípios vizinhos, é recorrente a solicitação, por parte dos/as assistentes sociais supervisores/as de campo, de ações do IFCE que dialoguem, promovam o conhecimento e formações contínuas. Nesse sentido, o Projeto será uma ação para atender uma demanda apresentada na realidade concreta, aproximando-se com quem contribui diariamente com o IFCE ao supervisionar estagiários/as. Para fins de conhecimento, segundo o Manual de Estágio Supervisionado Curricular Obrigatório em Serviço Social (2015), o Estágio Supervisionado I e II, em Serviço Social, de natureza obrigatória para posse do título de Bacharel em Serviço Social, pressupõe supervisão direta conjunta pelo supervisor/a acadêmico e supervisor/a de campo. O Estágio Supervisionado I e o Estágio Supervisionado II são realizados no 6º e 7º período do curso de Serviço Social, com carga horária dividida de forma equitativa em dois semestres, possuindo uma carga horária mínima de atividades acadêmicas de 80h e de 225h nos campos de estágio, totalizando 450h. Ainda, o Estágio Supervisionado, na Lei nº 8.662/1993 (Lei de Regulamentação da Profissão), estabelece a supervisão direta de estágio em Serviço Social como atribuição privativa do/a Assistente Social. Logo, somente assistentes sociais podem supervisionar estagiários/as na figura da supervisão acadêmica e de campo. Ademais, segundo a Resolução CFESS 533/2008: “A conjugação entre a atividade de aprendizado desenvolvida pelo aluno no campo de estágio, sob o acompanhamento direto do supervisor de campo e a orientação e avaliação a serem efetivadas pelo supervisor vinculado a instituição de ensino, resulta na supervisão direta”. Desse modo, pressupõe-se que para o exercício do estágio supervisionado é necessário a figura da supervisão acadêmica e de campo para acompanhar as atividades de estagiários/as de maneira significativa e com qualidade. Por fim, o estágio supervisionado, para Guerra (2016), representa um espaço em potencial para a síntese entre conhecimentos teóricos e saberes práticos (unidade entre teoria e prática), a fim de que se construa um perfil de profissional crítico. Desse modo, o estágio supervisionado assume um papel central na formação profissional das supervisões acadêmica, de campo e de estagiários/as.
Público Alvo
Assistentes sociais supervisoras/es de campo situadas/os nos mais diversos espaços sócio-ocupacionais de Iguatu-CE e de municípios próximos, somado a assistentes egressos do Curso de Bacharelado em Serviço Social do IFCE Campus Iguatu. Também espera-se beneficiar pessoas usuárias dos serviços dos mais variados equipamentos em que se inserem os/as assistentes sociais que participarão do Projeto.
Objetivo Geral
Debater sobre o projeto ético-político articulado ao exercício profissional crítico em serviço social e desenvolver ações práticas que contribuam para a sua materialização
Objetivo Específico
Desenvolver uma visão crítica sobre os princípios do Código de Ética do/a assistente social. Aprofundar os estudos sobre o direcionamento ético-político do Serviço Social. Fortalecer a formação continuada de estudantes e de profissionais do Serviço Social. Construir e socializar materiais educativos/informativos sobre os princípios do Código de Ética do/a Assistente Social articulados ao exercício profissional crítico. Realizar encontros entre as figuras envolvidas no processo de supervisão de estágio. Contribuir com a produção do conhecimento sobre os princípios do Código de Ética do/a Assistente Social articulados ao exercício profissional crítico.
Metodologia
O Projeto de Extensão “Os princípios do Código de Ética articulados à atuação crítica de assistentes sociais” será desenvolvido a partir das seguintes atividades: 1) realização de grupo de estudos temático; 2) reunião para a construção de materiais educativos/informativos relacionadas às temáticas trabalhadas no grupo de estudos; 3) realização de encontros entre as supervisões acadêmicas, de campo e estagiários/as; 4) produção de artigo científico sobre a experiência da extensão. NO QUE SE REFERE À REALIZAÇÃO DO GRUPO DE ESTUDOS: O Grupo de Estudos será realizado de modo remoto, a cada dois meses, via plataforma Google Meet, preferencialmente nas últimas terças-feiras de cada mês de encontro, precisamente das 14h até o limite das 16h, contabilizando 2h de atividade remota. O Grupo de estudos terá a duração de dois anos, de Maio de 2025 a Abril de 2027. A escolha pela modalidade remoto acontece, também, pensando em uma forma de facilitar o acesso das supervisões de campo e de egressos ao debate. Em cada encontro será selecionado um texto da cartilha “Projeto ético político e exercício profissional em serviço social: os princípios do código de ética articulados à atuação crítica de assistentes sociais” (2013). Assim, cada encontro terá um texto base norteador para fins de promoção do debate. No primeiro momento de cada encontro: será feita a exposição dos principais elementos do texto (1h). Para isso, terá uma dupla de referência para apresentar as ideias centrais do material, preferencialmente uma supervisão de campo ou acadêmica de estágio, ou um/a egresso/a + um/a estagiário/a. A dupla de referência de cada encontro será escolhida, de modo voluntário, no primeiro encontro do grupo, ao se apresentar a ementa do Projeto de Extensão. No segundo momento do encontro: será realizado o debate sobre o material apresentado (1h). Esse momento será para as reflexões coletivas e compartilhamento de ideias, proposições e constatações. Os textos que se pretende abordar em cada encontro estarão relacionados aos princípios do Código de Ética do/a Assistente Social, tais como: Princípio 1 - Liberdade: o valor ético central do código (três notas didáticas) Princípio 2 - A defesa intransigente dos direitos humanos e a recusa do arbítrio e do autoritarismo Princípio 3 - Garantia de direitos, ampliação e consolidação da cidadania no Brasil: desafios do Código de Ética Profissional dos Assistentes Sociais Princípio 4 - A defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida Princípio 5 - A equidade e justiça social podem ser alcançadas no capitalismo? Princípio 6 - Superando o politicamente correto: notas sobre o sexto princípio fundamental do Código de Ética do/a Assistente Social Princípio 7 - Considerações sobre o sétimo princípio fundamental do Código de Ética dos Assistentes Sociais: o pluralismo em debate Princípio 8 - Opção por um projeto profissional vinculado ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação, exploração de classe, etnia e gênero Princípio 9 - Articulação com os movimentos de outras categorias profissionais que partilhem dos princípios deste Código e com a luta geral dos trabalhadores Princípio 10 - Compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população e com o aprimoramento intelectual, na perspectiva da competência profissional: significado, limites e possibilidades Princípio 11 - Exercício do Serviço Social sem ser discriminado, nem discriminar, por questões de inserção de classe social, gênero, etnia, religião, nacionalidade, opção sexual, idade e condição física NO QUE SE REFERE À CONSTRUÇÃO DE MATERIAIS EDUCATIVOS/ INFORMATIVOS RELACIONADAS ÀS TEMÁTICAS TRABALHADAS NO GRUPO DE ESTUDOS Após a realização de cada encontro temático do grupo de estudos, haverá uma reunião, a qual acontecerá de modo remoto, para a construção de uma material coletivo sobre o assunto trabalhado no grupo de estudos. O material pode ser um jornal, um folder, um panfleto, um vídeo, dentre outras possibilidades a serem alinhadas com o grupo. A reunião, que será remota, acontecerá também preferencialmente nas últimas terças-feiras de cada mês, precisamente das 14h até o limite das 16h, contabilizando 2h de atividade remota. (Desse modo, explicando melhor: ao longo de dois anos, em um mês acontecerá um grupo de estudo e no mês posterior acontecerá a produção do material educativo/informativo). Com o material finalizado, almeja-se, presencialmente, compartilhá-lo nas disciplinas de estágio supervisionado em Serviço Social I e II, afixando-o também no flanelógrafo do IFCE. Além disso, este material também poderá ser utilizado por estagiários/as e pelos/as assistentes sociais que estarão participando da extensão em seus espaços de inserção sócio-ocupacional, socializando com os/as usuários/as da Instituição. NO QUE SE REFERE AOS ENCONTROS ENTRE AS SUPERVISÕES ACADÊMICAS, DE CAMPO E ESTAGIÁRIOS/AS A cada semestre deverá ser realizado um encontro presencial com supervisão acadêmica, de campo e estagiários/as para se debater sobre o estágio supervisionado de qualidade no que se refere à sua importância no processo formativo. Também poderão ser realizados estudos de casos e debates de temas pertinentes relacionados às temáticas trabalhadas e/ou questões complementares. O Encontro acontecerá de modo presencial, preferencialmente na penúltima semana dos meses elencados no cronograma. O Encontro terá duração de 2h e será realizado preferencialmente em um dos equipamentos que os/as assistentes sociais trabalham. À título de sistematização: pretende-se realizar um encontro em 2025; dois encontros em 2026 e um encontro em 2027. NO QUE SE REFERE À PRODUÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO SOBRE A EXPERIÊNCIA DA EXTENSÃO Ao final da realização da experiência da extensão, pretende-se elaborar artigo científico para fins de registro da experiência. A elaboração do artigo será realizada pela equipe de execução do projeto. OUTRAS INFORMAÇÕES Para facilitar a comunicação, será criado um grupo do WhatsApp, somente com quem se dispuser a participar do Projeto. Além disso, também será criado uma pasta com todos os textos que serão utilizados, a ser compartilhado o link de acesso ao material no referido grupo de WhatsApp. Na pasta do drive também haverá espaço para o armazenamento do material educativo/informativo que será produzido. Ainda, ao final de cada atividade (grupo de estudos, reuniões, encontro), será divulgada uma lista de frequência a ser preenchida. Ao final do Projeto, tem-se a pretensão de emitir declaração para os/as participantes com 75% de presença no total das atividades. A declaração emitida será de provavelmente 132 horas no total, uma vez que pressupõe-se: 1) cada grupo de estudos solicita a disponibilidade de 4h para leitura do material com antecedência, bem como mais 2h para o ingresso na sala virtual para o debate do material (72h); 2) cada reunião para construção do material educativo/informativo solicita 1h para realização de pesquisa anterior para construção de sugestões, bem como mais 2h para o ingresso na sala virtual para a construção do material e, posteriormente, 1h para socialização das informações (48h); 3) a realização dos encontros semestrais pressupõem 3h para participação (contabilizando com os possíveis atrasos) (12h). A divulgação do Projeto acontecerá nas redes sociais, na página oficial do instagram do Curso de Bacharelado em Serviço Social do IFCE Campus Iguatu. Também será impresso um cartaz com as informações do Projeto, a ser afixado no bloco de aulas do IFCE do Curso de Serviço Social. Além disso, será contactada, de modo especial, via e-mail e WhatsApp, ao(as) supervisoras(es) de campo de estágio (comunidade externa) e estudantes matriculados na disciplina de estágio supervisionado em Serviço Social I e II, para participação no Projeto. A inscrição no Projeto se dará mediante Google Forms, que será socializada nos meios utilizados de sua divulgação, os quais foram explicitados anteriormente. Ao final da extensão, também será solicitada uma avaliação, mediante Google Forms, para saber como se deu a construção do Grupo e seus impactos no processo formativo contínuo, bem como para acolher sugestões e proposições.