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Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Libras no contexto de sala de aula comum
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
14/05/2025
Previsão de Fim:
14/11/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Banabuiú
Choró
Ibaretama
Ibicuitinga
Milhã
Pedra Branca
Quixadá
Quixeramobim
Senador Pompeu
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Alysson Saraiva de Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alysson Saraiva de Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 14/05/2025 14/11/2025
Catarina Angelica Antunes da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/05/2025 14/11/2025
Claudeth da Silva Lemos IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 14/05/2025 14/11/2025
Denise Beserra Dutra IFCE Integrante Terceirizado do IFCE Não 2 14/05/2025 14/11/2025
Francelio Angelo de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/05/2025 14/11/2025
Joao Paulo Holanda da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 14/05/2025 14/11/2025
Sabrina Santos Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 14/05/2025 14/11/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto tem por finalidade instrumentalizar professores ouvintes da Educação Básica do município de Quixadá, cidades circunvizinhas e professores em formação para a comunicação básica em Libras no contexto escolar. Por meio de oficinas, palestras, rodas de conversa e encontros formativos, objetiva-se despertar o público-alvo ouvinte para a importância da comunicação direta com estudantes surdos, garantindo-lhes dignidade, participação e aprendizagem em todos os ambientes escolares. Do mesmo modo, pretende-se chamar atenção para a cultura surda enquanto legado humano, produzido historicamente e socializado por meio da comunicação e da educação em seu sentido mais amplo. O projeto está vinculado ao Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFCE – Campus Quixadá, que desenvolve ações voltadas à acessibilidade, inclusão e valorização da comunidade surda. A proposta articula ensino, pesquisa e extensão de forma indissociável, ao promover formações teóricas e práticas com base em estudos na área da surdez, desenvolvendo ações educativas com impacto social, institucional e comunitário.
Justificativa
A história das pessoas surdas é marcada por inúmeras violências tais como segregação, abandono e desumanização. Dentre as negações impostas às pessoas surdas a falta de acesso a educação desponta como um ataque à própria condição humana. Sendo a Educação uma prática eminentemente humana é o meio pelo qual os homens transmitem e assimilam os saberes necessários para a construção de sua existência, a própria condição humana é erguida mediante o ato educativo que se assenta sobre a base biológica em que o próprio homem se faz situadamente frente a um contexto histórico e cultural. A escola é o espaço destinado à socialização dos saberes historicamente sistematizados que compõem, em grande medida, os conhecimentos que integram esse processo de humanização (SAVIANI, 2013). Nesse sentido, o desafio de construir uma escola democrática passa pelo acesso, pela permanência e pela garantia do direito de aprendizagem de todos, indistintamente. Esse direito deve ser usufruído independentemente de quaisquer que sejam as características individuais, provenientes de etnia, raça, religião, classe social ou diferenças físicas, intelectuais, sensoriais. Assim, cabe aos sistemas educativos se organizarem para garantir acessibilidade comunicacional e demais condições que garantem acesso, permanência e participação da pessoa com surdez ou quaisquer outras singularidades.
Público Alvo
Professores da Educação Básica das redes públicas estadual e municipal de Quixadá e cidades adjacentes, técnicos da área educacional e estudantes de cursos de licenciaturas.
Objetivo Geral
- Instrumentalizar professores e professores em formação quanto a Língua Brasileira de Sinais e a cultura surda no ambiente escolar.
Objetivo Específico
- Socializar a comunicação em Libras no ambiente escolar - Debater sobre a cultura surda no ambiente escolar - Discutir sobre as necessidades comunicacionais impostas pelos sistemas de ensino aos estudantes surdos
Metodologia
Para o alcance dos objetivos propostos seguir-se-ão os seguintes passos: 1. Divulgação do projeto nos meios por meio das redes sociais do campus e site oficial; 2. As inscrições serão realizadas por meio de formulário Google Forms; 3. Serão realizadas oficinas de comunicação em Libras com foco no ambiente escolar 4. Serão realizadas rodas de conversas sobre os principais desafios enfrentados pelos estudantes surdos no ambientes escolar e como a instituições educativas podem se organizar para superá-los. 5. Será realizada uma palestra sobre a cultura surda com o intuito de difundir a Libras e demais singularidades vivenciadas por pessoas surdas em decorrência de suas particularidades linguísticas.