Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Matemática em todas as telas: explorando o conhecimento através das mídias
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Comunicação Estratégica
Data de Início:
12/05/2025
Previsão de Fim:
01/05/2027
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
Áudio
E-mail
Folder
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Mikaelle Barboza Cardoso
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Andressa Souza Costa IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 12/05/2025 01/05/2027
Antonia Alice do Nascimento Café IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 12/05/2025 01/05/2027
Eline Alves Soares IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 12/05/2025 01/05/2027
Eugeniano Brito Martins IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 12/05/2025 01/05/2027
Francisca Leticia de Sousa Cavalcante IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 12/05/2025 01/05/2027
Isabel Cristina Silva Araujo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 12/05/2025 01/05/2027
Mikaelle Barboza Cardoso IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 12/05/2025 01/05/2027
Paula Patricia Barbosa Ventura IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 12/05/2025 01/05/2027
Rafael Teixeira Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 12/05/2025 01/05/2027
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto integra uma iniciativa de comunicação e democratização do conhecimento no campo da educação, visando promover o interesse e o engajamento com a Matemática por meio das plataformas digitais. O podcast, juntamente com outras mídias digitais, oferecem aos estudantes a oportunidade de compreender de forma clara e dinâmica os conteúdos, tendo em vista a dificuldade dos discentes em manter a concentração por longos períodos de tempo em uma única atividade. Por meio dessa ferramenta, é possível sintetizar, em poucos minutos, diversas informações de natureza auditiva. Dessa forma, o projeto se concentra em estimular o interesse pela Matemática, ampliar o acesso ao conhecimento matemático e desenvolver habilidades matemáticas entre os participantes, a partir da distribuição semanal de desafios matemáticos e entrevistas com pesquisadores da área, denominados "Profcasts", disponibilizados no Spotify. Além disso, será realizado também transmissões ao vivo na plataforma Instagram, intituladas "Desafio Matemático em Ação". As atividades formativas que englobam a abordagem metodológica utilizada no projeto são embasadas em ciclos formativos com as seguintes etapas: seleção e organização dos objetos de conhecimento para elaboração do roteiro dos "profcasts", gravação dos episódios, divulgação dos "profcasts" e dos vídeos nas plataformas digitais, e, por fim, avaliações e feedbacks acompanhando o engajamento dos áudios e vídeos publicados nas mídias. Espera-se que a partir dessa estratégia os discentes participantes e os ouvintes tenham um melhor aproveitamento dos conteúdos por meio da ampliação do acesso ao conhecimento matemático, além do desenvolvimento de habilidades matemáticas e o despertar para as pesquisas dentro da área da Matemática.
Justificativa
O projeto “Matemática em todas as telas: explorando o conhecimento através das mídias" surge da necessidade de despertar o interesse e a motivação da sociedade em relação à Matemática. A matemática frequentemente é associada a uma área do conhecimento complexa e distante da realidade, e isso pode desencadear diversos fatores negativos, como por exemplo, falta de engajamento e compreensão dos conceitos, baixo rendimento acadêmico e desinteresse pela disciplina. Nesse contexto, novas estratégias de ensino surgem com vistas a desmistificar a ideia de que “matemática é dificil”. Marcelo(2011) destaca que Com novas mídias inseridas no cotidiano educacional, surge a possibilidade de uma educação mais interativa, em que a concepção de um ensino anytime/anywhere faz-se cada vez mais presente, tornando o aluno realmente dono de seu próprio tempo e espaço (CLARO, Marcelo, 2011). Nesse contexto, a abordagem por meio dos “profcasts” proporcionam uma experiência com uma matemática divertida, envolvente e interativa. Na qual os participantes têm a oportunidade de resolver os desafios propostos, explorar curiosidades e conhecer novas possibilidades para a área. Portanto, o projeto se justifica a partir da necessidade de despertar o interesse da comunidade escolar pela Matemática, proporcionando uma abordagem inovadora e acessível, que estimula o engajamento ativos dos participantes e contribui para a disseminação do conhecimento matemático.
Público Alvo
Comunidade interessada no campo da Matemática, incluindo professores e estudantes da Educação Básica.
Objetivo Geral
Estimular o interesse pela Matemática e difundi-los por meio das plataformas digitais de maneira acessível.
Objetivo Específico
● Utilizar o podcast como ferramenta estratégica para difundir de estudos dos objetos de conhecimentos de Matemática. ● Estimular o interesse e a curiosidade pela matemática através de transmissões ao vivo, promovendo discussões e resolvendo as dúvidas e desafios apresentados pelos podcasts. ● Promover a difusão de conhecimentos matemáticos por meio de podcasts e vídeos com desafios e curiosidades de forma acessível para todos os públicos.
Metodologia
Com o intuito de alcançar os objetivos propostos nesse projeto, traçamos como metodologia a seleção e organização os objetos de conhecimento para elaboração do roteiro para o “profcasts”, gravação dos episódios, transmissões ao vivo com discussões, esclarecimentos de dúvidas e resolução dos desafios, divulgação dos “profcasts” e dos vídeos nas plataformas digitais com legenda e janela com intérprete em libras (disponível pelo app gratuito de libras), avaliações e feedbacks realizados de maneira contínua, acompanhando o engajamento dos áudios e vídeos publicizados nas mídias. Além disso, o projeto prevê a divulgação do curso de Licenciatura em Matemática nas escolas parceiras. Na primeira etapa de seleção e organização dos objetos de conhecimento, os professores de Matemática do Campus Canindé irão selecionar e organizar os objetos de conhecimento a serem abordados nos “profcasts”, levando em consideração a relevância, dificuldade e interesse da comunidade. Na segunda, ocorrerão as gravações dos episódios, abordando os objetos definidos na primeira etapa, de forma clara e objetiva. A terceira etapa contará com os vídeos e transmissões online, realizadas no Instagram do curso de Licenciatura em Matemática, onde serão levantadas discussões, resolvidos alguns desafios e esclarecimentos de dúvidas ao vivo, com participação ativa do público. A quarta e quinta etapa contempla todas as etapas anteriores e as posteriores, pois nela, estarão concentrados os momentos de divulgação e avaliação, com o objetivo de alcançar um público mais amplo e acompanhar o impacto dos podcasts e vídeos. A metodologia será organizada seguindo os seguintes passos: seleção e organização os objetos de conhecimento para elaboração do roteiro para o “profcasts”, gravação dos episódios com a posterior edição e inclusão dos recursos de acessibilidade, transmissões ao vivo com discussões, esclarecimentos de dúvidas e resolução dos desafios, divulgação dos “profcasts” e dos vídeos nas plataformas digitais, avaliações e feedbacks. Na primeira etapa de seleção e organização dos objetos de conhecimento, os professores de Matemática do Campus Canindé irão selecionar e organizar os objetos de conhecimento a serem abordados nos “profcasts”, levando em consideração a relevância, dificuldade e interesse da comunidade. Na segunda, ocorrerão as gravações dos episódios, abordando os objetos definidos na primeira etapa, de forma clara e objetiva. Além disso, será reservado um tempo para edição e inserção de recursos de acessibilidade, a saber: janela em libras e legenda nos vídeos. A terceira etapa contará com os vídeos e transmissões online, realizadas no Instagram do curso de Licenciatura em Matemática, onde serão levantadas discussões, resolvidos alguns desafios e esclarecimentos de dúvidas ao vivo, com participação ativa do público. A quarta e quinta etapa contempla todas as etapas anteriores e as posteriores, pois nela, estarão concentrados os momentos de divulgação e avaliação, com o objetivo de alcançar um público mais amplo e acompanhar o impacto dos podcasts e vídeos. O projeto adota uma abordagem de acesso aberto e inclusivo às transmissões ao vivo e interações online, visando engajar um público diversificado e interessado no campo da matemática. Quanto aos requisitos de inscrições, não haverá restrição de público sendo a participação espontânea. Sendo aberto ao público em geral, sejam eles estudantes, professores, entusiastas da matemática ou curiosos que tenham interesse pela área. Durante as transmissões, os participantes serão incentivados a interagir ativamente por meio de perguntas, comentários e compartilhamento de experiências, fomentando um ambiente colaborativo e estimulante para a troca de conhecimentos. Quanto aos mecanismos de acompanhamento e registro dos participantes, será realizada uma coleta de dados voluntária durante as transmissões ao vivo. Os participantes serão convidados a preencherem um formulário com feedbacks contínuos e, de forma opcional, será solicitado informações básicas, como nome e e-mail. Adicionalmente, os participantes serão estimulados a interagir por meio de perguntas, comentários e compartilhamentos de experiências por meio dos recursos disponibilizados no Instagram, como caixa de perguntas e reações às publicações.