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Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
As Olimpíadas de História na Rede Pública de Educação do Município de Limoeiro do Norte
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Contextualizada
Data de Início:
14/05/2025
Previsão de Fim:
16/12/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
12
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
90
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Limoeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Reunião
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Kelson Gerison Oliveira Chaves
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alice Emanuelly da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/05/2025 16/12/2025
Ávila Stefane Silva Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/05/2025 16/12/2025
Clara Raissa de Souza Nogueira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/05/2025 16/12/2025
Émerson Carlos de Sousa Santiago IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/05/2025 16/12/2025
Everton Henrique Sousa Feitosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/05/2025 16/12/2025
Francisco Tharles da Silva Alves FACULDADE DE FILOSOFIA DOM AURELIANO MATOS FAFIDAM/UECE Integrante Sem vínculo Não 4 14/05/2025 16/12/2025
Gabriela Muniz Marinho Medeiros IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/05/2025 16/12/2025
Jheniffer Wanne de Oliveira Lima Colares FACULDADE DE FILOSOFIA DOM AURELIANO MATOS FAFIDAM/UECE Integrante Sem vínculo Não 4 14/05/2025 16/12/2025
João Lucas Lima Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/05/2025 16/12/2025
Kelson Gerison Oliveira Chaves IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 14/05/2025 16/12/2025
Paulo Draigo Nunes de Freitas Escola de Ensino Fundamental Padre Joaquim de Menezes Integrante Sem vínculo Não 4 14/05/2025 16/12/2025
Trinity Mendes Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 14/05/2025 16/12/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Escola de Ensino Fundamental Padre Joaquim de Menezes Não
Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos FAFIDAM/UECE Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto de extensão tem como objetivo fomentar e facilitar a participação de estudantes da rede municipal nas duas olimpíadas de História do Brasil promovidas anualmente pela UNICAMP: a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), no primeiro semestre, e a ONHB-A (versão aberta), no segundo semestre. Para isso, ofereceremos suporte aos docentes de História da escola municipal, atuando em três frentes: 1. Incentivo e divulgação da competição; 2. Assistência no processo de inscrição; 3. Orientação pedagógica e acompanhamento dos alunos durante as etapas da olimpíada, garantindo o aproveitamento do potencial educativo dessas atividades. A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) é um evento/atividade de grande impacto educacional. É a maior competição de conhecimento na área de Ciências Humanas do país. Idealizada, elaborada e custeada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a ONHB completa 16 anos de realização ininterrupta, reunindo anualmente estudantes de todos os estados brasileiros. Na ONHB, os estudantes se organizam em equipes de três membros sob a orientação de um professor de História. Eles recebem semanalmente, em uma plataforma da própria olimpíada, as atividades e tarefas a serem realizadas, que envolvem extensas pesquisas e debates sobre textos e documentos históricos diversos. A cada semana uma porcentagem das equipes é eliminada. Ao final de seis fases de muito trabalho, restam apenas as finalistas, que realizam uma prova presencial na Unicamp e, no dia seguinte, participam da cerimônia de premiação (medalhas). A participação em olimpíadas científicas representa uma oportunidade singular de aprendizado e motivação para professores e estudantes. Essa prática, consolidada em diversos países, demonstra que bons resultados podem estimular a excelência acadêmica e contribuir para a melhoria do desempenho escolar (MARIUZZO, 2010). No entanto, esse potencial ainda é pouco explorado no campo das Ciências Humanas, especialmente na educação pública municipal.
Justificativa
A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) consolidou-se como uma das mais relevantes iniciativas educacionais do país. Em 2024, alcançou a marca expressiva de 180 mil participantes, organizados em mais de 60 mil equipes (compostas por três estudantes e um docente orientador). Neste cenário, o Ceará destacou-se nacionalmente, registrando 8.781 equipes inscritas (segundo maior número entre todos os estados) e 19 equipes medalhistas (maior número absoluto do país). Entretanto, uma análise mais detalhada revela desigualdades significativas na representatividade: enquanto as escolas particulares do Ceará tiveram 58 equipes na Grande Final, as escolas estaduais tiveram 18 equipes e as escolas municipais tiveram apenas 6 equipes. Esta disparidade evidencia a necessidade de ações que democratizem e fortaleçam o acesso à ONHB, especialmente na rede municipal - realidade que se repete em Limoeiro do Norte, onde não há registros de participação na competição de estudantes da rede municipal. Para tanto, cabe salientar o potencial transformador da ONHB, uma olimpíada que se configura como uma ferramenta pedagógica ímpar ao integrar conteúdos históricos com métodos investigativos, promover interdisciplinaridade nas humanidades e estimular o engajamento comunitário através de debates que transcendem o ambiente escolar. Assim, esta iniciativa possibilitará inserir escolas municipais de Limoeiro do Norte no circuito da ONHB, capacitar docentes para atuarem como orientadores, fortalecer o ensino de História através de metodologias ativas, bem como estabelecer pontes entre diferentes níveis de ensino. Como uma equipe de integrantes que inclui docente do IFCE, estudantes do Ensino Médio Integrado do IFCE, estudantes de graduação em História da Universidade Estadual do Ceará de Limoeiro do Norte, docente da rede municipal e estudantes da rede municipal, o projeto promove uma integração formativa com estudantes do IFCE (Ensino Médio Integrado) atuando como monitores e vivenciando práticas docentes; graduandos em História (UECE), desenvolvendo habilidades de mediação pedagógica e se aprendendo o funcionamento da ONHB já durante sua formação; professores da rede municipal recebendo formação continuada através da metodologia ONHB, e os estudantes do município participando dessa jornada do conhecimento. A iniciativa, de tal modo, possui um efeito multiplicador, criando um legado formativo onde os graduandos envolvidos levarão essa experiência para suas futuras atuações docentes, a escola parceira incorporará a metodologia em suas práticas pedagógicas, e o IFCE consolida seu papel como agente transformador regional. Cabe acrescentar que esta proposta justifica-se não apenas pela correção de assimetrias educacionais, mas pelo potencial de transformação que a ONHB representa para a qualidade do ensino público, alinhando-se às diretrizes de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
Público Alvo
Estudantes do Ensino Fundamental da Escola E. F. Padre Joaquim de Menezes; professores da rede municipal de educação básica; estudantes de graduação da FAFIDAM/UECE.
Objetivo Geral
Difundir a prática de participação em Olimpíadas de Conhecimento no Ensino Fundamental da rede pública de educação de Limoeiro do Norte, por meio da participação na Olimpíada Nacional em História do Brasil.
Objetivo Específico
• Difundir e efetivar as contribuições da ONHB para o ensino de História na rede municipal de educação básica; • Fomentar a pesquisa como princípio pedagógico do ensino-aprendizagem; • Estimular o trabalho coletivo e a visão interdisciplinar por meio das questões e tarefas trazidas pela ONHB; • Colaborar com o aprimoramento de docentes da rede pública do município de Limoeiro do Norte; • Inserir o conhecimento sobre a ONHB entre graduandos em História da FAFIDAM/UECE; • Proporcionar a interação entre estudantes do Ensino Médio do IFCE e do Ensino Fundamental do município de Limoeiro do Norte; • Criar oportunidades para os estudantes do Ensino Médio Integrado do IFCE experimentarem a função de monitores e mediadores na construção do conhecimento acadêmico.
Metodologia
O projeto foi construído de forma colaborativa consultando e ouvindo os anseios dos atores envolvidos. E, para sua efetivação, os participantes que formam a equipe do projeto (estudantes e docentes) farão inscrição na Olimpíada e participarão efetivamente da mesma. Os estudantes do ensino fundamental não precisam se inscrever em nada mais, a não ser na própria Olimpíada. A metodologia foi desenhada para promover coparticipação ativa em todas as etapas: ATIVIDADE 1 ( 14/05 a 21/05) - Engajamento prévio dos participantes: Estudantes do IFCE (já experientes na ONHB) tornaram-se multiplicadores naturais, propondo ações de divulgação; Docente da EEF Padre Joaquim de Menezes manifestou interesse há anos, mas necessitava de suporte metodológico; Graduandos em História (FAFIDAM/UECE) viram na iniciativa uma oportunidade de formação prática em mediação pedagógica. ATIVIDADE 2 (22/05 a 29/05) - Planejamento colaborativo: Realização de rodas de conversa com alunos e professores para definir: formatos de estudo; Cronograma adaptado à realidade escolar; Divisão de responsabilidades. ATIVIDADE 3 (30/05 a 06/06) - Divulgação e Sensibilização Junto aos Discentes: Exibição interativa de provas anteriores; Bate-papo com medalhistas; Exibição de vídeo sobre a Grande Final Presencial, em Campinas-SP; ATIVIDADE 4 (07/06 a 16/12) - Execução das Atividades (Modelo Híbrido e Dialógico): Esta atividade será realizada através de quatro ações principais, desenvolvidos de forma integrada e participativa: - Estudos Preparatórios: Realizados semanalmente antes do início da ONHB, consistem na análise coletiva de provas de edições anteriores. Esta atividade utiliza a metodologia de aprendizagem entre pares, com os estudantes do IFCE - já experientes na olimpíada - atuando como facilitadores. Um diferencial importante é que os alunos do ensino fundamental participam ativamente na definição dos temas que necessitam de maior aprofundamento, garantindo que os simulados atendam às suas reais necessidades de aprendizagem. - Oficina de Pesquisa: Oferecida antes de se iniciar a ONHB, têm como objetivo capacitar os participantes nas técnicas de busca e análise de fontes primárias, incluindo o trabalho com arquivos digitais e e produções acadêmicas. - Círculos de Debate: organizados uma vez por semana durante o período da ONHB, estas sessões são estruturadas em pequenos grupos mediados por uma dupla formada por: (1) um graduando em História da UECE e (2) um aluno do IFCE, junto com o docente da escola municipal e acompanhamento do coordenador do projeto. - Plantões de Dúvidas: realizados duas vezes por semana de forma online (via Google Meet), estes momentos são dedicados ao esclarecimento de questões pontuais. Os tópicos abordados são definidos previamente pelos professores da escola, com base nas dificuldades identificadas em sala de aula, garantindo que o conteúdo trabalhado tenha aplicação imediata no processo de aprendizagem. ATIVIDADE 5 (07/06 a 16/12) - Acompanhamento e Avaliação Contínua: O projeto contará com um sistema de acompanhamento composto por três pontos principais: a) Diários reflexivos: Os graduandos envolvidos no projeto realizarão registros semanais detalhados sobre o desenvolvimento do processo, documentando tanto os avanços quanto os desafios encontrados na implementação das atividades. Esses diários servirão como valioso material para avaliação contínua e ajustes metodológicos. b) Indicadores mistos de avaliação: O monitoramento do projeto se dará através da combinação de indicadores quantitativos e qualitativos. Na dimensão quantitativa, serão acompanhados: a taxa de inscrição dos alunos na ONHB e o nível de avanço nas diferentes fases da olimpíada. Paralelamente, os aspectos qualitativos serão avaliados através de: grupos focais para mensurar mudanças na percepção dos estudantes sobre a disciplina de História, e observação participante para avaliar o grau de autonomia adquirido pelos professores ao longo do processo. c) Produção dos Estudantes: Produção coletiva de um "Manual de Boas Práticas para ONHB" e de um Fichário de Aprendizagens, onde os estudantes da escola municipal irão registrar suas percepções e aprendizagens acerca da jornada olímpica. Esta abordagem mista permitirá uma avaliação abrangente do projeto, capturando tanto resultados tangíveis quanto transformações no processo de ensino-aprendizagem. O processo metodológico de aplicação busca a integração dos saberes, onde os alunos do IFCE atuam como monitores, aplicando princípios de docência compartilhada; os graduandos da FAFIDAM/UECE desenvolvem observações sobre eficácia das metodologias usadas; e os professores da escola: Tornam-se multiplicadores da ONHB para outros docentes. Aqui, temos a presença de trocas de experiências geracionais, reunindo Ensino Fundamental-Ensino Médio-Ensino Superior. Quanto às reuniões presenciais/online, estas seguirão o ritmo da ONHB e da ONHB-A (liberação de provas às segundas-feiras), com sessões intensivas terças e quintas (pesquisa em grupo) e sábados remotos para envio colaborativo das respostas. Esta abordagem garante que o projeto seja construído com a comunidade, transformando a ONHB de competição e evento pontual em processo formativo e contínuo.