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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Roteiros Turísticos da Espanha
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Línguas Estrangeiras
Data de Início:
14/07/2025
Previsão de Fim:
18/07/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Carga Horária de Execução do Evento:
10
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Seminário
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Convite
Atividades Realizadas:
Seminário
Apresentação
Nome do Responsável:
Luciana Abreu Cruz
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Luciana Abreu Cruz IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 14/07/2025 18/07/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A Espanha é um dos destinos mais fascinantes do mundo quando o assunto é turismo cultural, histórico e gastronômico. Com paisagens deslumbrantes, tradições ricas e uma infraestrutura turística consolidada, o país oferece uma diversidade de experiências que encantam viajantes de todos os perfis. Pensando na formação integral dos futuros profissionais das áreas de Turismo e Hotelaria, o Instituto Federal do Ceará oferece o minicurso “Roteiros Turísticos da Espanha”, uma oportunidade de ampliar horizontes acadêmicos e culturais, explorando as potencialidades de um dos principais destinos europeus.
Justificativa
No cenário global, o turismo se consolida como um dos setores mais dinâmicos da economia. Segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), a Espanha figura entre os três países mais visitados do mundo, recebendo cerca de 84 milhões de turistas internacionais em 2019 (pré-pandemia) e demonstrando forte recuperação no pós-Covid. O país é referência internacional em roteirização, hospitalidade e sustentabilidade turística, sendo modelo em gestão territorial e diversificação de produtos turísticos (roteiros culturais, religiosos, gastronômicos, entre outros). No Brasil, o turismo representa aproximadamente 8% do PIB, segundo o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), e emprega mais de 7 milhões de pessoas, direta e indiretamente. No entanto, a carência de formação técnica, o domínio limitado de roteiros internacionais e a dificuldade de articulação com tendências globais ainda são desafios para os profissionais brasileiros, especialmente aqueles oriundos de regiões menos centrais. O desconhecimento sobre destinos internacionais impacta diretamente a competitividade de empresas e profissionais brasileiros no mercado globalizado. No contexto cearense, o turismo tem sido apontado como eixo de desenvolvimento estratégico. De acordo com dados da SETUR-CE, em 2022 o Ceará registrou um fluxo de mais de 3,2 milhões de turistas, com crescente interesse por roteiros personalizados e experiências culturais diferenciadas. Ainda assim, a formação de profissionais com domínio sobre turismo internacional é limitada, e muitos estudantes de Turismo e Hotelaria não possuem vivência acadêmica ou técnica voltada à roteirização internacional. Além disso, a realidade de parte significativa dos estudantes do IFCE é marcada por limitações socioeconômicas que dificultam o acesso a intercâmbios, viagens internacionais ou cursos pagos. Assim, minicursos gratuitos, ofertados por meio da extensão, promovem democratização do conhecimento, acesso a experiências culturais globais e formação crítica e contextualizada. O IFCE, como instituição de ensino superior pública e gratuita, tem como missão formar cidadãos éticos, críticos e capacitados para atuar em benefício da sociedade. A extensão, enquanto pilar dessa formação, aproxima o saber acadêmico das demandas sociais. O minicurso “Roteiros Turísticos da Espanha” surge como uma resposta às seguintes necessidades identificadas: falta de formação prática voltada a destinos turísticos internacionais; necessidade de internacionalização dos currículos de Turismo e Hotelaria; demanda por qualificação crítica e técnica voltada à roteirização e hospitalidade global e Inclusão de estudantes em condições de vulnerabilidade social em experiências formativas de excelência. A proposta consiste na realização de um minicurso de 10 horas, voltado a alunos dos cursos de Bacharelado em Turismo e Hotelaria, com foco em roteiros turísticos da Espanha. A ação inclui aulas expositivas, estudos de caso, análise de roteiros reais e dinâmicas práticas, com foco em roteiros como: Rota do Vinho na Rioja; Caminho de Santiago; Triângulo de Ouro da Andaluzia; Madrid e Barcelona como centros urbanos multifuncionais. A abordagem metodológica será participativa, interligando conhecimentos técnicos à realidade dos participantes, promovendo não só o aprendizado, mas também a motivação para futuras experiências acadêmicas ou profissionais em turismo internacional. Ao encampar essa proposta, o IFCE reafirma seu compromisso com a formação crítica e cidadã, ao mesmo tempo em que contribui com a inclusão de estudantes em ações de internacionalização do ensino, muitas vezes restritas a poucos. Além disso, o curso amplia o repertório cultural dos alunos, fortalece sua empregabilidade e estimula o desenvolvimento de projetos futuros de extensão e pesquisa relacionados a turismo global. A ação se alinha às diretrizes nacionais de internacionalização da educação e cumpre o papel institucional de promover práticas inclusivas, dialógicas e transformadoras, ao proporcionar um ambiente de aprendizado que conecta o local ao global e coloca o estudante como agente ativo de mudança em sua realidade.
Público Alvo
Além do público interno, a atividade também se propõe a beneficiar, de forma indireta, a comunidade externa representada por estudantes de espanhol egressos do IFCE a serem beneficiados com a maior qualificação dos serviços turísticos.
Objetivo Geral
Este minicurso tem como objetivo apresentar aos participantes os principais roteiros turísticos da Espanha, destacando atrativos emblemáticos, como a Rota do Vinho na Rioja, o Caminho de Santiago, o Triângulo de Ouro da Andaluzia, a vibrante vida urbana de Madri e Barcelona, além das rotas culturais e gastronômicas que unem tradição e inovação. Durante os encontros, os alunos terão contato com: - A organização e estruturação de roteiros turísticos; - As especificidades regionais da Espanha e seus impactos na hospitalidade; - A integração entre turismo cultural, religioso, enogastronômico e de lazer; - Estratégias de promoção e comercialização de destinos turísticos espanhóis.
Objetivo Específico
Capacitar os alunos dos cursos de Bacharelado em Turismo e Hotelaria a identificar, analisar e estruturar roteiros turísticos na Espanha, reconhecendo as principais regiões turísticas, suas características culturais, históricas e gastronômicas, e compreendendo estratégias de promoção utilizadas no mercado internacional.
Metodologia
A metodologia do minicurso “Roteiros Turísticos da Espanha” fundamenta-se em uma abordagem participativa, dialógica e formativa, respeitando os princípios da extensão universitária como atividade com a comunidade e não meramente para a comunidade. As ações foram planejadas com foco na escuta ativa das necessidades do público-alvo (estudantes dos cursos de Bacharelado em Turismo e Hotelaria) e na articulação entre conhecimento técnico-científico e experiências práticas, respeitando os saberes e contextos dos estudantes e das comunidades envolvidas. A proposta foi elaborada com base em: observação direta e relatos dos discentes dos cursos de Turismo e Hotelaria sobre a escassez de atividades com foco em roteiros turísticos internacionais; consulta informal a docentes e coordenadores dos cursos, que apontaram a necessidade de ampliar conteúdos ligados ao turismo europeu e a análise de ementas e práticas extensionistas anteriores, para evitar sobreposição de temas e garantir uma contribuição original ao currículo e à formação cidadã dos estudantes. Essa escuta orientou a definição do tema, dos objetivos e da carga horária da ação. A construção do conteúdo considerou o nível de formação dos alunos, sua vivência profissional e a viabilidade da aplicação dos roteiros trabalhados à realidade brasileira. A divulgação será feita por meio de: site e redes sociais do IFCE; convites enviados por e-mail institucional e mural físico dos cursos e apresentação em reuniões de coordenadores e colegiados para mobilizar a adesão dos alunos. A execução ocorrerá em cinco etapas principais, estruturadas para garantir coerência com os objetivos específicos: Etapa 1 (14/07/25) – Introdução e Nivelamento (2h) - Acolhimento e apresentação dos participantes - Apresentação do panorama do turismo espanhol - Diagnóstico participativo sobre o conhecimento prévio dos estudantes - Técnica: roda de conversa + quiz diagnóstico Etapa 2 (15/07/25) - Roteiros Temáticos da Espanha (3h) - Estudo dos principais roteiros: culturais, religiosos, gastronômicos e urbanos - Análise de materiais reais de roteirização (mapas, folders, plataformas digitais) - Comparação com roteiros similares no Brasil - Técnica: estudo de caso + análise de material audiovisual Etapa 3 (16/07/25) – Oficina de Planejamento de Roteiros (2h) - Criação, em grupo, de propostas de roteiros para diferentes perfis de turistas - Discussão sobre adaptabilidade para o contexto local (potencial replicação) Etapa 4 (17/07/25) – Apresentação dos Produtos e Troca com Profissionais (2h) - Apresentação dos roteiros criados pelos grupos. - Técnica: seminário com feedback colaborativo Etapa 5 (18/07/25)– Encerramento e Avaliação (1h) - Autoavaliação dos participantes e feedback coletivo - Sistematização dos aprendizados e encaminhamentos futuros - Técnica: questionário + roda de encerramento A avaliação será processual, participativa e formativa, e ocorrerá em três níveis: a) Avaliação Diagnóstica: realizada no início do curso, por meio de questionário ou roda de conversa, para mapear expectativas e nível de conhecimento. b) Avaliação Formativa: durante as oficinas e trabalhos em grupo, o desempenho será acompanhado por observação direta do professor e feedback entre pares. c) Avaliação Final: aplicação de questionário pós-atividade (quantitativo e qualitativo) e análise das propostas desenvolvidas pelos estudantes d) Avaliação Institucional e Documentação: elaboração de relatório final para o setor de extensão do IFCE A participação da comunidade será ativa em todas as fases: - Durante o planejamento: com base nas demandas reais e sugestões dos discentes; - Na execução: por meio da integração de profissionais e egressos como convidados e debatedores; - Na avaliação: com a coleta de sugestões para futuras edições e a possibilidade de replicação da metodologia em outros contextos educacionais e turísticos. Conteúdos e Resultados Esperados compreensão crítica sobre roteirização turística na Espanha; elaboração de roteiros adaptáveis a contextos locais; estímulo à internacionalização do currículo e ao pensamento global e Inclusão de alunos em situação de vulnerabilidade em práticas formativas de alto valor agregado. É importante salientar que todas as aulas do minicurso serão ministradas em língua espanhola, promovendo uma vivência imersiva que vai além do conteúdo técnico sobre roteiros turísticos. Essa abordagem trará benefícios significativos para os alunos, como o desenvolvimento da fluência linguística em contexto profissional, a expansão do vocabulário específico da área de Turismo e Hotelaria e o fortalecimento da competência intercultural — habilidades cada vez mais valorizadas no mercado global. Além disso, possibilita aos estudantes uma experiência próxima à realidade de atendimentos internacionais, contribuindo para sua formação como profissionais mais preparados e versáteis.