Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CAMOCIM
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Austimo e práticas escolares.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
27/05/2025
Previsão de Fim:
27/05/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Camocim
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Convite
Atividades Realizadas:
Ciclo de Debates
Palestra
Nome do Responsável:
Rosilene Silva Cirilo
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Aislane Rodrigues de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 15/04/2025 15/04/2025
Cassiano Ricardo de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 15/04/2025 15/04/2025
Douglas Enison Cardoso da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 15/04/2025 15/04/2025
Francisca Elane Costa e Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 15/04/2025 15/04/2025
Francisca Margareth Gomes de Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 15/04/2025 15/04/2025
Francisco dos Santos Cavalcante Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 15/04/2025 15/04/2025
Lucas Fontenele Amorim IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 15/04/2025 15/04/2025
Luciano de Jesus Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 15/04/2025 15/04/2025
Lyvia de Araujo Cruz IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 15/04/2025 15/04/2025
Marcela Araujo Sa Nogueira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 15/04/2025 15/04/2025
Marcio Cesar de Oliveira Quirino IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 15/04/2025 15/04/2025
Rosana Maria Cavalcanti Soares IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 15/04/2025 15/04/2025
Rosilene Silva Cirilo IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 8 15/04/2025 15/04/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Escola Idelzuite Tavares Carneiro Sim Outro (Ofício-7243372) 23485.000725/2025-64
Escola Francisco Ottoni Coelho Sim Outro (Ofício -7243403) 23485.000725/2025-64
Ceja João da Silva Ramos Sim Outro (Ofício-7241539) 23485.000725/2025-64
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Em alusão ao mês de conscientização sobre o autismo. O NAPNE realizará um treinamento para os docentes do IFCE e docentes externos, sobre o atendimento aos alunos autistas, interligando com as práticas escolares.
Justificativa
A formação permanente e contínua do corpo docente é importante para atender as necessidades dos discentes autistas. Dessa forma, preparar os docentes para trabalhar em sala utilizando diferentes maneiras de alcançar o aprendizado desses alunos, garantindo a inclusão e acessibilidade culmina com o êxito e a permanência do aluno até a conclusão do seu curso. Portanto, justifica-se o fomento de treinamentos, formação continuada, atualizações, para que os docentes estejam preparados e consigam ofertar o melhor possível dos conteúdos disciplinares para seus alunos em sala.
Público Alvo
Docentes em geral
Objetivo Geral
Realizar treinamento prático para os docentes para atendimento ao aluno autista.
Objetivo Específico
- Identificar os diferentes níveis de autismo. -Criar habilidades no atendimento ao aluno autista. -Fomentar ações pedagógicas de ensino para alunos com TEA.
Metodologia
O treinamento será ministrado por um professor da Educação Especializada no auditório do campus. Será realizado inicialmente uma acolhida dos docentes, uma breve apresentação sobre a temática de inclusão e interação. em seguida, os docentes serão divididos em grupos, cada grupo receberá um estudo de caso real, com nome fictício, onde terão que desenvolver ações de inclusão para o caso específico. Serão ao todo 8 estudos, abordando diferentes níveis de suporte, bem como associação ou não com alguma deficiência. Posteriormente, será realizado discussão de cada caso, e as apresentado as metodologias e práticas mais indicadas para cada estudo.