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Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Prevenção de traumas decorrentes de crise convulsiva e primeiros socorros para doentes raros
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Promoção à Saúde
Data de Início:
25/04/2025
Previsão de Fim:
07/11/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
80
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Iguatu
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Reunião
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Convite
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Diego de Sousa Pontes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Amanda Goncalves Alboino IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 25/04/2025 31/10/2025
Diego de Sousa Pontes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 25/04/2025 07/11/2025
Paulo Henrique de Oliveira Brito IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 25/04/2025 01/08/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto visa prevenir traumas decorrentes de crises convulsivas por meio da capacitação de familiares, cuidadores e profissionais da saúde. Serão realizadas oficinas e palestras sobre primeiros socorros e manejo adequado durante crises, com foco em pacientes com doenças raras. A proposta busca promover a educação em saúde, reduzir riscos e ampliar a conscientização da comunidade. A iniciativa também contribui para o acolhimento e inclusão social dos doentes raros.
Justificativa
Pessoas com doenças raras, especialmente crianças, estão mais vulneráveis a crises convulsivas e seus possíveis traumas. Muitos cuidadores e familiares não sabem como agir corretamente, o que pode agravar a situação. A falta de orientação adequada compromete a segurança do paciente. O projeto busca suprir essa lacuna por meio de ações educativas em parceria com a ADRI. Assim, promove-se o cuidado mais seguro, consciente e humanizado.
Público Alvo
A principal comunidade externa beneficiada será composta por membros da Associação dos Raros Iguatuense (ADRI), incluindo crianças com doenças raras, seus familiares e cuidadores.
Objetivo Geral
Promover a capacitação de familiares, cuidadores e demais envolvidos com pessoas com doenças raras, especialmente na prevenção de traumas decorrentes de crises convulsivas e na aplicação correta de primeiros socorros.
Objetivo Específico
Informar sobre os cuidados adequados durante e após uma crise convulsiva. Ensinar técnicas básicas de primeiros socorros adaptadas à realidade dos pacientes da ADRI. Reduzir riscos de acidentes e complicações decorrentes do manejo inadequado de crises. Conscientizar sobre a importância da atenção humanizada e segura às pessoas com doenças raras. Estimular a troca de saberes entre profissionais, cuidadores e familiares.
Metodologia
O projeto será desenvolvido por meio de encontros presenciais na sede da Associação dos Raros Iguatuense (ADRI). As atividades serão organizadas em forma de palestras e rodas de conversa, seguida de simulação prática utilizando linguagem acessível e recursos visuais para facilitar a compreensão. Serão abordadas situações comuns de emergência envolvendo crises convulsivas, com demonstrações de condutas corretas de primeiros socorros e prevenção de traumas. Os participantes terão a oportunidade de interagir, tirar dúvidas e compartilhar experiências. A equipe executora será composta por profissionais e estudantes voluntários, com formação na área da saúde. Ao final das ações, será aplicada uma avaliação qualitativa com os participantes, para medir o nível de aprendizado e impacto da intervenção.