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Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Oficina: A pesquisa iconográfica na formulação de material didático
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
30/04/2025
Previsão de Fim:
30/04/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Questionário
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
Cartaz
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Oficina
Nome do Responsável:
Herlene Greyce da Silveira Queiroz
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adriano Sousa Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 10/04/2025 30/04/2025
Arthur Anthunes Rangel da Silva UFC Integrante Sem vínculo Não 4 10/04/2025 30/04/2025
Elielson Benigno de Mesquita Ramalho IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 10/04/2025 30/04/2025
Filipe Fontenele Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 10/04/2025 30/04/2025
Glawther Lima Maia IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 10/04/2025 30/04/2025
Herlene Greyce da Silveira Queiroz IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 10/04/2025 30/04/2025
Jessica Silva do Carmo IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 10/04/2025 30/04/2025
Jose Matheus Araujo de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 10/04/2025 30/04/2025
Tamar Couto Parentes Fortes IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 10/04/2025 30/04/2025
Vitoria Chaves Cavalcante IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 10/04/2025 30/04/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O uso de imagens no material didático tem um impacto significativo na aprendizagem, pois ajuda a ilustrar e contextualizar os conteúdos de forma mais acessível e atrativa para os alunos. No entanto, é fundamental que os docentes estejam cientes das questões legais que envolvem o uso de imagens, especialmente no que se refere à Lei de Direitos Autorais. Utilizar imagens sem a devida autorização ou de fontes não confiáveis pode acarretar problemas jurídicos para as escolas e os próprios docentes. Além disso, a pesquisa iconográfica eficiente permite que o professor selecione imagens que realmente agreguem valor pedagógico, respeitando a diversidade cultural e a ética no uso de representações visuais.
Justificativa
A Iconografia desempenha um papel essencial no ensino, tornando o conteúdo mais atrativo e compreensível. No entanto, muitos elaboradores de material didático enfrentam dificuldades na seleção adequada de imagens e no entendimento dos direitos autorais. Esta oficina visa suprir essa lacuna, fornecendo conhecimento prático sobre pesquisa, análise e uso ético de imagens em materiais didáticos.
Público Alvo
Professores, alunos, egressos e todos que tiverem interesse ou que atuem na Educação a distância.
Objetivo Geral
Capacitar professores e a comunidade no uso da pesquisa iconográfica para a criação de materiais didáticos, assegurando a seleção adequada de imagens, o cumprimento dos direitos autorais e a correta utilização das licenças Creative Commons.
Objetivo Específico
Compreender a importância da pesquisa iconográfica na educação Explorar os Recursos Educacionais Abertos (REA) e a escolha criteriosa de imagens como elementos fundamentais para a criação de materiais didáticos mais envolventes, acessíveis e eficazes no processo de ensino-aprendizagem. Ensinar critérios para avaliar a qualidade, relevância e adequação das imagens, garantindo o uso ético e legal em materiais educacionais. Capacitar os participantes para identificar diferentes tipos de licenças, respeitar os direitos de uso de imagens e utilizar bancos de imagens livres de forma adequada.
Metodologia
Inicialmente será formada uma equipe de trabalho para toda a organização do evento. Depois será realizada uma divulgação pelo CREaD sobre a oficina e disponibilizado um formulário de intenção em participar da ação. Serão ofertadas 200 vagas para a oficina e a forma de seleção será por ordem de inscrição. Os selecionados serão avisados previamente sobre a data, horário e forma de acesso que será realizada através do meet com posterior divulgação da gravação no YouTube do CREaD na playlist dedicada ao projeto de Cultura EaD cuja ação faz parte. A oficina será realizada no formato online, por meio da plataforma Google Meet, de maneira dinâmica e interativa. A metodologia combina exposição teórica, análise de exemplos práticos e atividades aplicadas, permitindo que os participantes compreendam os conceitos fundamentais da pesquisa iconográfica. Além disso, a oficina proporcionará o desenvolvimento de habilidades práticas para a seleção e utilização ética e eficaz de imagens na criação de materiais didáticos. Estrutura da Oficina 1. Contextualização e apresentação do tema Explicação sobre o conceito de pesquisa iconográfica e sua relevância na educação. Importância das imagens na aprendizagem, incluindo aspectos de acessibilidade e engajamento. Introdução ao conceito de Recursos Educacionais Abertos (REA) e sua relação com a pesquisa iconográfica. 2. Seleção e análise de Imagens Explicação sobre os critérios para seleção de imagens educacionais: Qualidade (resolução, nitidez, contraste); Relevância (adequação ao tema e público-alvo); Autenticidade e Contexto; Acessibilidade (uso de imagens inclusivas, legibilidade para diferentes públicos). 3. Direitos autorais e licenciamento de imagens O facilitador explicará a diferença entre direito autoral e direito de imagem. O que pode e o que não pode ser usado sem permissão. Exemplo de casos. Apresentação dos diferentes tipos de licenças Creative Commons. Demonstração de plataformas que oferecem banco de imagens livres de direitos. 4. Atividade Prática – Pesquisa de Imagens e Identificando Licenças Os participantes são desafiados a buscar imagens para um tema específico em diferentes fontes. Eles devem avaliar se as imagens selecionadas atendem aos critérios apresentados. Compartilhamento das imagens encontradas e discussão coletiva sobre suas qualidades e adequação.