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Campus:
CAMPUS ACOPIARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Cine afro-indígena: Desenhos animados como ponte de educação e resiliência
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
26/05/2025
Previsão de Fim:
28/11/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acopiara
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Reunião
Trabalho em grupo
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Edivania Ferreira Agostinho
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Cristina Andre Felix IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 26/05/2025 28/11/2025
Edivania Ferreira Agostinho IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 26/05/2025 28/11/2025
Gabriel Felix de Oliveira Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 26/05/2025 28/11/2025
Gabrielly Gonçalves dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 26/05/2025 28/11/2025
Ingrid Gaspar de Almeida IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 26/05/2025 28/11/2025
Joenir Aparecido Flor Moreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 26/05/2025 28/11/2025
Joilson Batista de Lima Junior IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 26/05/2025 28/11/2025
Luiz Roberto Costa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 26/05/2025 28/11/2025
Yakla Gardenia Nunes Lopes IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 26/05/2025 28/11/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
E.E.E.P Alfredo Nunes de Melo Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A educação básica é o espaço onde muitas vezes os educandos se deparam pela primeira vez com o racismo estrutural e com a falta de representatividade, tanto atual quanto histórica. Essa realidade pode gerar sentimentos de inferioridade, negação e, em alguns casos, levar à evasão escolar. Nesse sentido, o projeto de extensão intitulado "Cine afro-indígena: Desenhos animados como ponte de educação e resiliência" propõe apresentar aos estudantes da educação básica referenciais positivos por meio de personagens negros encontrados em desenhos animados. A partir dessas referências, busca-se promover debates sobre temas como representatividade, identidade e estética negra, bem como sobre racismo estrutural, contribuindo para a construção de uma consciência crítica e para o fortalecimento da autoestima dos estudantes.
Justificativa
A educação tem sido utilizada no Brasil como uma importante ferramenta de manutenção e perpetuação das desigualdades étnico-raciais. A escola, enquanto instituição social, constantemente reproduz os comportamentos preconceituosos, discriminatórios e racistas existentes na sociedade brasileira; enquanto o ensino, por sua vez, ainda se encontra fortemente marcado pelo etnocentrismo europeu que, na realidade, perpassa toda produção do conhecimento histórico brasileiro. Diante disso, podemos perceber a premente necessidade de uma educação antirracista que promova o fortalecimento das relações étnico-raciais no país e o estabelecimento de um cenário educacional que contemple integralmente a sua população, combatendo assim, o racismo estrutural brasileiro. Nesse sentido, pode ser lido no parecer 003/2004, "Pedagogias de combate ao racismo e a discriminações elaboradas com o objetivo de educação das relações étnico/raciais positivas têm como objetivo fortalecer entre os negros e despertar entre os brancos a consciência negra. Entre os negros, poderão oferecer conhecimentos e segurança para orgulharem-se da sua origem africana; para os brancos, poderão permitir que identifiquem as influências, a contribuição, a participação e a importância da história e da cultura dos negros no seu jeito de ser, viver, de se relacionar com as outras pessoas, notadamente as negras. Também farão parte de um processo de reconhecimento, por parte do Estado, da sociedade e da escola, da dívida social que têm em relação ao segmento negro da população, possibilitando uma tomada de posição explícita contra o racismo e a discriminação racial e a construção de ações afirmativas nos diferentes níveis de ensino da educação brasileira". (BRASIL, 2004, p. 7) A citação acima demonstra a obrigatoriedade, por força de lei, do letramento racial e da formação da consciência histórica dos estudantes brasileiro, sendo necessário para tal à compreensão de conceitos como raça, racismo, antirracismo, mito da democracia racial, dentre outros. Nesse sentido, o projeto de extensão aqui apresentado responde as demandas da legislação para a educação das relações étnico-raciais, bem como as do movimento social negro, ao buscar refletir a construção e o alcance de narrativas fílmicas que podem contribuir com um ensino decolonial e antirracista. Logo, essa proposição de trabalho diz respeito também ao enfrentamento ao racismo estrutural e a sua reverberação no sistema educacional de ensino.
Público Alvo
Discentes e docentes da E.E.E.P Alfredo Nunes de Melo, escola parceira na elaboração e realização deste projeto, demais interessados na temática das relações étnico-raciais pertencentes à comunidade externa do NEABI campus Acopiara. Utilizaremos os canais de comunicação mais acessíveis e abrangentes nos dias de hoje: os canais de comunicação internos do IFCE Campus Acopiara, como o site oficial, mural, e-mails institucionais, Instagram e grupos de WhatsApp, para disseminar informações sobre o projeto e suas atividades. Para garantir a acessibilidade do projeto, as ações serão presenciais, mas, quando possível, será feita a transmissão online para outras pessoas possam participar, seja de algum encontro, palestra ou discussão de textos.
Objetivo Geral
Promover a reflexão e o debate sobre a representatividade da população negra nos desenhos animados, visando estimular a valorização da identidade e estética negra, combater o racismo estrutural e contribuir para uma educação e sociedade mais inclusivas, que ampliem a percepção positiva da trajetória da população negra.
Objetivo Específico
- Desenvolver a consciência crítica sobre as relações raciais e suas implicações na sociedade brasileira; - Capacitar os participantes a identificar e combater o racismo em todas as suas formas; - Fornece ferramentas teóricas e práticas para a promoção da equidade racial em diversos contextos sociais; - Valorizar a trajetória e a estética da população negra buscando possibilitar a auto identificação dos estudantes e o fortalecimento das suas autoestimas.
Metodologia
A metodologia do projeto segue uma abordagem participativa e colaborativa, em consonância com as ideias de Paulo Freire sobre educação como prática de liberdade (1987). As etapas são planejadas para garantir a efetiva participação da comunidade externa e interna em todas as fases do projeto: Etapas de Execução: Planejamento: Envolve a realização de consultas e reuniões com a comunidade para identificar necessidades e interesses, assegurando que o projeto seja relevante e alinhado com as expectativas locais. A participação comunitária é fundamental para garantir que as atividades sejam culturalmente pertinentes e engajadoras. Essa fase teve inicio no começo do semestre (março de 2025) com a realização de reuniões para a construção do esboço do projeto, definição da equipe de trabalho, inicio da escolha dos personagens e desenhos animados que serão utilizados (até o presente momento temos como opções Tempestade - X-men, Virgil - Super Choque, Tiana - A princesa e o Sapo, Os pestinhas e o ladrão de brinquedos - animação moçambicana, dentre outros), e estabelecimento da parceria com a escola E.E.E.P Alfredo Nunes de Melo. Divulgação: Será feita através de redes sociais, cartazes e eventos institucionais, visando sensibilizar e mobilizar a comunidade acadêmica e local. A estratégia de comunicação será planejada para alcançar o maior número de participantes. Buscaremos divulgar ainda um compilado das atividades ao passo que elas forem sendo realizadas, dando visibilidade as temáticas que serão discutidas em cada encontro. Execução das Atividades: O projeto será desenvolvido por meio de várias ações como reuniões, debates, rodas de conversas, oficinas pedagógicas, atividades culturais e artísticas, campanhas de sensibilização, quando possível, e produção de materiais educativos. Serão realizados encontros quinzenais para a discussão das temáticas que pretendemos trabalhar a partir de cada personagem/desenho animado, estabelecendo um diálogo com os conceitos referentes aos estudos sobre relações étnico-raciais. A partir dessas discussões prévias iremos construir e executar as rodas de conversas e oficinas pedagógicas em que faremos uso desses recursos no ambiente escolar para suscitar as discussões desejadas. Os estudantes do NEABI que integram a equipe de trabalho do projeto serão os mediadores dessas atividades com o auxílio e a supervisão dos professores envolvidos, ou seja, a professora Edivânia Ferreira e o professor Luiz Roberto Costa. As rodas de conversa / oficinas pedagógicas serão realizadas quinzenalmente com os docentes da E.E.E.P Alfredo Nunes de Melo e com turmas dos cursos técnicos integrados do IFCE - campus Acopiara, a organização dos dias e horários das atividades será previamente organizado pela equipe do projeto em conjunto com os docentes das referidas instituições. Desse modo, a equipe do projeto de extensão terá encontros semanais, intercalando atividades de planejamento e organização das atividade com a execução de tais atividades. O público a ser beneficiado pelas ações desse projeto, enunciado acima como 100 pessoas, pode ultrapassar a estimativa, tendo em vista que intuímos trabalhar com diferentes turmas de ensino médio de duas grandes instituições que ofertam ensino médio no município de Acopiara, quais sejam: E.E.E.P Alfredo Nunes de Melo e Instituto Federal de Educação - IFCE campus Acopiara. Avaliação: A avaliação será contínua, com a realização de reuniões regulares para coleta de feedback e ajuste das atividades conforme necessário. Indicadores de participação e impacto cultural serão utilizados para monitorar o progresso do projeto e garantir que os objetivos sejam alcançados. É pertinente ressaltar que o procedimento metodológico pensado para a efetivação desse projeto de extensão aproxima-se da tentativa de dar voz aos sujeitos marginalizados pela história oficial ao passo que busca dar visibilidade a produção artístico e cultural a respeito da população negra. É válido destacar também que as rodas de conversa / oficinas pedagógicas vão ao encontro da perspectiva freiriana à medida que propõem o fazer com os discentes, dando-lhes voz e apresentando-lhes recursos audiovisuais que os integrantes da equipe de trabalho deste projeto, também estudantes, identificaram como relevantes para o trato de temáticas relacionadas a diversidade étnico-racial.