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Campus:
CAMPUS ACOPIARA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
IV Semana da Inclusão do campus Acopiara: Aprender com Todos, Ensinar para Todos
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
23/04/2025
Previsão de Fim:
26/04/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
80
Carga Horária de Execução do Evento:
8
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acopiara
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
E-mail
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Palestra
Mesa Redonda
Oficina
Nome do Responsável:
Emanuelle de Souza Barbosa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alex de Oliveira Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 23/04/2025 26/04/2025
Antonio Igor Sousa Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 23/04/2025 26/04/2025
Caue Juca Ferreira Marques IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 23/04/2025 26/04/2025
Edna Maria Juca Couto Amorin IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 23/04/2025 26/04/2025
Emanuelle de Souza Barbosa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 23/04/2025 26/04/2025
Francineuma Guedes Candido IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 23/04/2025 26/04/2025
Italo Renan Ferreira de Queiroz IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 23/04/2025 26/04/2025
Levi Rodrigues Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 23/04/2025 26/04/2025
Luiz Roberto Costa IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 23/04/2025 26/04/2025
Rodrigo Alves Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 23/04/2025 26/04/2025
Vanuzia Maria de Medeiros IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 23/04/2025 26/04/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A inclusão, no contexto educacional, vai além da simples inserção de estudantes com deficiência no ambiente escolar. Trata-se de um compromisso ético, pedagógico e social com a valorização das diferenças, o respeito à diversidade e a garantia de equidade no processo de ensino e aprendizagem. Incluir significa repensar práticas, atitudes, espaços e currículos para que todas as pessoas – independentemente de suas condições físicas, sensoriais, intelectuais, emocionais, sociais, étnico-raciais, culturais, linguísticas, religiosas ou de orientação sexual – possam participar de forma plena e digna da vida escolar. É a partir dessa concepção que o Campus Acopiara apresenta o projeto da IV Semana da Inclusão, que tem como tema “Aprender com Todos, Ensinar para Todos”. Este evento busca fortalecer a cultura da inclusão dentro da nossa instituição, promovendo ações que estimulem a empatia, a escuta ativa e o compromisso coletivo com uma educação acessível e transformadora. A Semana da Inclusão é um espaço de formação, conscientização e mobilização, voltado para estudantes, servidores e a comunidade externa. Ela visa discutir não apenas os direitos das pessoas com deficiência, mas também outros marcadores sociais que atravessam o direito à educação – como raça, gênero, identidade de gênero, sexualidade, classe social e território. Entendemos que a inclusão se concretiza quando reconhecemos e acolhemos a pluralidade de existências e trajetórias presentes em nossos espaços. Nesta quarta edição, a programação contará com palestras, mesas-redondas, rodas de conversa e exposições. As atividades serão planejadas com foco na acessibilidade comunicacional, arquitetônica, atitudinal e pedagógica, buscando garantir a participação ativa de todos e todas.
Justificativa
A promoção da inclusão no ambiente educacional é um desafio permanente e inadiável, especialmente em instituições públicas que atendem a uma população diversa e marcada por múltiplas desigualdades sociais, econômicas e culturais. No caso do Instituto Federal do Ceará – Campus Acopiara, esse desafio se intensifica diante das especificidades do território em que está inserido, caracterizado por um contexto de interiorização, com altas taxas de vulnerabilidade social, dificuldades no acesso a políticas públicas e um histórico de exclusão de grupos sociais minorizados. As instituições de ensino, enquanto espaço de construção e disseminação de conhecimento, precisa assumir um papel protagonista na luta por uma educação que reconheça, valorize e respeite as diferenças. Nesse sentido, a realização da IV Semana da Inclusão se justifica como uma ação estratégica para fomentar o debate, a conscientização e a qualificação das práticas institucionais voltadas à inclusão e à equidade. A escolha do tema “Aprender com Todos, Ensinar para Todos” reforça a concepção de que a inclusão não se resume à presença física de estudantes com deficiência ou necessidades específicas, mas implica uma revisão crítica das estruturas, posturas e metodologias que compõem o cotidiano escolar. Trata-se de buscar garantir, de forma efetiva, o acesso, a permanência e o sucesso de todos os sujeitos no ambiente educacional, combatendo práticas excludentes e preconceituosas ainda naturalizadas na sociedade e, por vezes, nas instituições de ensino. Ao promover uma programação diversificada e acessível, voltada à formação de estudantes, servidores e comunidade externa, a IV Semana da Inclusão busca não apenas sensibilizar, mas também fortalecer o compromisso institucional com uma educação pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. A ação pretende, ainda, estimular a produção de conhecimento, a troca de experiências e a valorização das vozes historicamente silenciadas nos espaços escolares.
Público Alvo
Estudantes e professores da rede pública municipal e estadual de ensino; Representantes de organizações da sociedade civil, coletivos e movimentos sociais que atuam em defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
Objetivo Geral
Promover ações formativas e reflexivas que fortaleçam a cultura da inclusão no Campus Acopiara, ampliando a consciência crítica da comunidade interna e externa sobre a importância da diversidade, da acessibilidade e da equidade no contexto educacional e social.
Objetivo Específico
Criar espaços de formação e debate sobre inclusão, diversidade e acessibilidade voltados à comunidade interna e externa do Campus Acopiara; Estimular a reflexão crítica sobre práticas pedagógicas inclusivas no contexto educacional; Sensibilizar a comunidade acadêmica para o respeito às diferenças e para o enfrentamento da discriminação e exclusão; Ofertar, rodas de conversa, palestras e mesas redondas que contribuam para compreensão sobre os direitos das pessoas com deficiência; Contribuir para a formação continuada de servidores, docentes e técnicos sobre temas relacionados à inclusão e diversidade; Reforçar o papel do Instituto Federal como espaço de acolhimento, divulgação de saberes e promoção da equidade.
Metodologia
A "IV Semana da Inclusão do Campus Acopiara: Aprender com todos, ensinar para todos" será organizada por uma comissão composta por servidores e estudantes que integram o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). A metodologia a ser adotada sustenta-se em uma abordagem integradora que contempla o ensino, a pesquisa e a extensão em todas as etapas do processo. Uma vez que articulará teoria e prática na oferta de atividades formativas, reflexivas e práticas. A ação será iniciada com o planejamento geral e a definição da comissão organizadora, composta por servidores e estudantes que compõem o Napne. Em seguida, será realizado o levantamento de possíveis parceiros locais, incluindo escolas, instituições públicas, organizações da sociedade civil e profissionais da área da inclusão, com o objetivo de fortalecer a rede de apoio e colaboração. A partir disso, será elaborada a programação do evento, contemplando atividades como palestra, oficina, rodas de conversa, mesa-redonda. Durante a execução do evento, serão aplicadas listas de presença para acompanhamento da participação. Após a realização das atividades, será conduzido um processo de avaliação e sistematização, com a aplicação de formulários para a equipe organizadora, a fim de avaliar o evento.