Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Ciclo de Palestras 2025: Seu futuro na Administração
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Educação Profissional
Data de Início:
28/04/2025
Previsão de Fim:
28/04/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
E-mail
Folder
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Ciclo de Debates
Palestra
Nome do Responsável:
Ednael Macedo Felix
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ednael Macedo Felix IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 28/04/2025 28/04/2025
Rodrigo Abnner Goncalves Menezes IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 28/04/2025 28/04/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Conselho Regional de Administração CRA-CE Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Ciclo de Palestras 2025 é um conjunto de eventos realizados pelos docentes e coordenação do curso técnico EaD em Administração. Buscando parcerias e apoio junto a instituições e organizações setoriais, as ações se voltam a apresentar aos alunos dos curso técnico o panorama profissional e organizacional das empresas a nível regional e nacional. Esse panorama concatena as principais demandas organizacionais em termos de habilidade e competências profissionais, novas tecnologias inseridas no mercado de trabalho, o papel das organizações de apoio a profissão, e perspectivas mercadológicas para os próximo biênio.
Justificativa
Segundo Silva et al (2020), o curso Técnico em Administração atende à demanda de qualificação e formação básica dos estudantes, maximizando o comércio e a indústria regional, além de gerar mão de obra qualificada, novas frentes de trabalho, novos empregos, melhoria na qualidade dos serviços prestados, sistematização na resolução dos problemas locais e elevação do potencial de empregabilidade, e contribuir para a formação cidadã dos educandos. O mercado de trabalho anseia por profissionais capazes de aplicar os princípios da administração em suas operações, e os egressos do curso técnico em administração recebem formação para suprir essa necessidade. Mas, o alto índice de evasão e o baixo aproveitamento percebido podem comprometer o cumprimento desse objetivo. As especificidades necessárias á atuação no mercado de trabalho são, em sua maioria, concebidas na escola. Todavia, a empregabilidade dos egressos não está necessariamente relacionada ao curso realizado, gerando questionamentos sobre o tipo de oferta que está sendo feito. Oliveira (2000) já apontava que na escola não se tem condição de oferecer treinamento para cada equipamento que está no mercado, mas, para Silva et al (2020), antes, porém, é necessário formar o aluno para a vida. Nesse sentido, as ações propostas buscam ampliar o conjunto de competências e vivências proporcionados pela escola, levando o estudante a conhecer o mundo real dos negócios, das organizações, algo que os livros não conseguem oferecer sozinhos.
Público Alvo
Estudantes do Curso Técnico EaD em Administração do Instituto Federal do Ceará, e estudantes de cursos de técnicos em comércio, administração e finanças de instituições públicas das cidades vizinhas.
Objetivo Geral
Oportunizar vivências profissionais e conhecimento sobre o ambiente de negócios e o mercado de trabalho na área de Administração
Objetivo Específico
Realizar palestras que abordem a temática empregabilidade e perfil profissional; Realizar debates sobre o mundo dos negócios e os novos modelos de empresas; Oferecer espaço de troca de experiências e vivências profissionais.
Metodologia
A organização da palestra se inicia com o contato com as organizações de interesse para prospecção de parcerias e apoio. Uma vez confirmado o interesse procede-se com a apresentação da proposta detalhada, esclarecendo o perfil do público, as datas possíveis, e o meios de realização (virtual ou presencial). Estabelecidas as datas e a modalidade, são então organizadas as demandas (material didático, recursos tecnológicos, e etc). Uma vez que a palestra será realizada por meio virtual, a opção será a criação de sala virtual por meio de e-mail institucional. O acompanhamento e avaliação serão feitas por meio de frequência virtual (formulário google), participação dos estudantes com perguntas e colocações, e quiz de perguntas e respostas.