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Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Identidade Surda em Construção: Vivências com a Língua de Sinais e a Cultura Surda no Sertão Central.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Data de Início:
14/05/2025
Previsão de Fim:
14/11/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Trabalho em grupo
Debate
Formas de Divulgação:
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Alysson Saraiva de Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alysson Saraiva de Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 14/05/2025 14/11/2025
Catarina Angelica Antunes da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/05/2025 14/11/2025
Claudeth da Silva Lemos IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 14/05/2025 14/11/2025
Denise Beserra Dutra IFCE Integrante Terceirizado do IFCE Não 2 15/05/2025 14/11/2025
Francelio Angelo de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 14/05/2025 14/11/2025
Joao Paulo Holanda da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 14/05/2025 14/11/2025
Sabrina dos Santos Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 14/05/2025 14/11/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto visa promover o contato de alunos surdos do interior do Ceará, especialmente das cidades de Quixadá e Quixeramobim, com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e com a cultura surda. O público-alvo inclui estudantes com ensino médio completo e incompleto, muitos dos quais nunca tiveram acesso a disciplinas de Libras em suas trajetórias escolares. Por isso, desconhecem elementos fundamentais de sua própria identidade linguística e cultural. Por meio de oficinas, palestras e encontros dialógicos, busca-se proporcionar esse primeiro contato — ou um aprofundamento — promovendo a valorização da experiência e da identidade surda. O projeto está vinculado ao Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFCE – Campus Quixadá, que desenvolve ações de acessibilidade, inclusão e promoção da cidadania voltadas à comunidade surda. A proposta articula ensino, pesquisa e extensão de forma indissociável, ao integrar atividades formativas, produção de conhecimento e diálogo com a comunidade externa, fortalecendo o papel social do Instituto na construção de uma sociedade mais justa e plural.
Justificativa
A ausência de disciplinas de Libras nas escolas públicas do interior impossibilita que estudantes surdos conheçam sua própria língua e cultura. Enquanto os ouvintes são imersos em atividades escolares em Língua Portuguesa e têm contato constante com sua língua materna desde o nascimento, muitos surdos não têm esse mesmo privilégio em relação à Libras. Como aponta Strobel (2008), o acesso à cultura surda é fundamental para a construção da identidade surda. Quadros (1997; 2019) ressalta que é essencial que os alunos surdos utilizem sua língua materna – a Libras – como base para a construção de conhecimento, inclusive na estruturação de disciplinas escolares. No entanto, como apontam Basso, Strobel e Masutti (2009, p. 20), “O Brasil ainda não tem uma proposta curricular oficial para o ensino de LIBRAS.” Diante disso, é urgente refletir sobre como os currículos das escolas são organizados para os surdos, muitas vezes sem orientação adequada, levando comunidades a elaborarem suas próprias propostas de forma isolada. Este projeto propõe-se, assim, como espaço de fortalecimento da língua e identidade surda por meio de vivências, encontros, oficinas e reflexões coletivas.
Público Alvo
Estudantes surdos que já concluíram ou não concluíram o Ensino Médio das cidades de Quixadá, Quixeramobim e região do Sertão Central do Ceará.
Objetivo Geral
Proporcionar o contato de estudantes surdos que já concluíram ou não concluíram o Ensino Médio, residentes no interior do Ceará — especialmente nas cidades de Quixadá e Quixeramobim — com a Língua Brasileira de Sinais e a cultura surda, fortalecendo a construção de sua identidade por meio de vivências educativas e culturais.
Objetivo Específico
- Promover oficinas, rodas de conversa e palestras sobre identidade e cultura surda. - Estimular a valorização da Libras como língua natural dos surdos. - Incentivar a construção de narrativas pessoais a partir da vivência surda. - Divulgar os direitos linguísticos e educacionais dos surdos conforme a legislação brasileira.
Metodologia
O projeto será dividido em três eixos principais: 1. Encontros Formativos: - Realização de encontros presenciais e virtuais com os seguintes temas: - Cultura Surda - História das Línguas de Sinais - Identidade Surda - Movimento Surdo 2. Oficinas Práticas: - Atividades de reconhecimento da Libras como língua de instrução. - Contação de histórias visuais. - Produção de vídeos e narrativas em Libras. 3. Vivências e Produção: - Ao final, os participantes serão convidados a criar pequenos vídeos ou apresentações em Libras sobre sua identidade, promovendo o protagonismo surdo.