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Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Ser surdo em Quixadá: Histórias de Vida e Resistência.
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Data de Início:
27/05/2025
Previsão de Fim:
27/05/2025
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Quixadá
Quixeramobim
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Alysson Saraiva de Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alysson Saraiva de Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 27/05/2025 27/05/2025
Claudeth da Silva Lemos IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 27/05/2025 27/05/2025
Denise Beserra Dutra IFCE Integrante Terceirizado do IFCE Não 2 27/05/2025 27/05/2025
Francelio Angelo de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 27/05/2025 27/05/2025
Joao Paulo Holanda da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 27/05/2025 27/05/2025
Sabrina Santos Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 27/05/2025 27/05/2025
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Encargos Patronais 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Material de Consumo 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto propõe a realização de um evento presencial com duas pessoas surdas da cidade de Quixadá, que compartilharão suas histórias de vida, desafios e trajetórias de resistência. A ação será realizada no IFCE – Campus Quixadá, no mês de maio, com o objetivo de valorizar a cultura surda local e promover reflexões sobre inclusão, identidade e acessibilidade, fortalecendo os vínculos entre o Instituto e a comunidade externa.
Justificativa
A comunidade surda do Sertão Central do Ceará enfrenta desafios históricos relacionados ao acesso à educação bilíngue, à visibilidade e ao reconhecimento cultural. Este projeto busca valorizar as vozes surdas locais, oferecendo um espaço de fala e escuta dentro da instituição pública de ensino. A ação promove a integração entre o IFCE e a comunidade externa, contribuindo para uma formação cidadã baseada no respeito à diversidade linguística e cultural. O evento visa fortalecer a valorização da cultura surda e ampliar a conscientização social sobre a importância da inclusão.
Público Alvo
- Pessoas surdas de Quixadá e região. - Familiares de surdos. - Professores da educação básica. - Comunidade em geral interessada em inclusão, acessibilidade e Libras.
Objetivo Geral
Valorizar as vivências de pessoas surdas de Quixadá, promovendo um espaço de escuta, visibilidade e reflexão sobre inclusão, cultura e resistência.
Objetivo Específico
- Dar visibilidade às histórias de vida da comunidade surda local. - Sensibilizar a comunidade acadêmica e externa sobre os desafios enfrentados pelas pessoas surdas. - Estimular o respeito à diversidade linguística e cultural.
Metodologia
A atividade principal será realizada de forma presencial no auditório do IFCE – Campus Quixadá. Serão convidados dois palestrantes surdos da cidade, que compartilharão suas trajetórias em um espaço acessível, com mediação e interpretação Libras–Português. O evento será aberto à comunidade interna e externa, com divulgação prévia em mídias sociais, murais e redes do Instituto. Após a palestra, haverá espaço para perguntas do público. Será utilizado formulário para inscrição e controle de presença, garantindo emissão de declarações. Ao final, será elaborado um relatório para registro institucional.